21 of novembro de 2012

Como criar um banner que seja percebido pelo consumidor de forma positiva

Anunciantes, Tecnologia Postado por

Com a enorme quantidade de anúncios publicitários, as marcas enfrentam consumidores que possuem um olhar mais exigente em relação aos anúncios, e o banner algumas vezes é visto como algo cansativo, negativo, que não chama mais atenção, retirando então o interesse e a curiosidade dos internautas.

Com base no site Online Bussiness e em um estudo feito pela Media Mind, separamos algumas dicas para o sucesso da sua campanha online.

1. Busque referências

Pesquise os banners que surtiram efeitos positivos e negativos, e extrair dicas como imagens, cores, tamanho de texto, fonte, fatores que chamaram atenção do público de alguma forma e levaram ao sucesso de outras campanhas. Tenha o olhar de consumidor.

2. Crie banners simples

Banners com uma quantidade exagerada de elementos de design e texto resultam em menos cliques.  É preciso colocar apenas o necessário e que sintetize o que você deseja passar ao consumidor. Muitos excessos acabam levando à distração.

3. Seja exigente em suas palavras

Menos é mais. Seja objetivo com seus anúncios, com fontes maiores e menos palavras. Certifique-se de usar textos que sejam coerentes com a personalidade da sua marca.

4. Tenha um anúncio de carregamento rápido

Os arquivos menores são carregados mais rápido do que os maiores. De 45 a 70 KB é um bom tamanho para um banner.

5. Faça várias versões de banners

Muitas empresas cometem o erro de usar os mesmos banners em vários sites diferentes. Analise a concorrência e o padrão de banners utilizados, assim você saberá qual diferencial seu anúncio precisa ter para chamar mais atenção em relação aos outros. Além disso, é sempre bom ter várias versões de banner para que a campanha possa ser testada e otimizada.

Imagine que se o seu banner for branco. Não terá destaque nenhum em um site com um fundo branco, mas em outro com fundo preto pode ter resultados muito melhores. A boo-box, por exemplo, faz este tipo de otimização automaticamente, e quanto mais banners tiver para fazer novos testes, melhores serão os resultados.

6. Adeque seus banners ao seu público-alvo

Crie o conteúdo, imagens e textos do seu banner de acordo com a segmentação da campanha. Pense no que o seu consumidor gosta e o que chama sua atenção.

7. Cumpra sua promessa

Certifique-se de que por trás dos seus anúncios exista um site funcional e atraente. Caso contrário, seus visitantes não ficarão o tempo necessário para se tornarem clientes.

Em um estudo feito pela Media Mind temos algumas outras dicas validas para o sucesso da sua campanha online.

8. Utilize vídeos

Um dos meios que mais atrai usuários são anúncios em vídeo. O estudo aponta que os anúncios em vídeo aumentam o tempo de exposição dos internautas em 22%.

Saiba mais sobre como utilizar videos em sua campanha online.

Com um pouco de pesquisa e trabalho, você pode criar banners eficazes que chamam aatenção do consumidor, fazendo com que ele possa indicar o seu produto para outras pessoas e inevitavelmente acabe levando mais clientes para o seu site não só para visitar, mas para comprar.

  1. J. Guimarães | dezembro 26, 2012 @ 22:40 - Responder

    Gostei dessas dicas de criação de banners.

    Antes pensava que os banners com movimentos fossem mais chamativos.

    Agora eu percebo que os mais simples funcionam com mais precisão.

    Valeu!

  2. gadarf | janeiro 17, 2014 @ 23:52 - Responder

    As dicas são boas, contudo acredito que um banner com mais movimento gera mais clicks.