01 of fevereiro de 2013

O que fazer para que seu conteúdo não seja visto como spam?

Anunciantes Postado por

Para evitar ser julgado e condenado como mensagem não solicitada, utilize algumas táticas e dicas para que seu e-mail marketing não seja barrado por filtros anti-spam.

Pessoa debruçada sobre um laptop "soterrada" por centenas de cartões com a palavra "SPAM"

Pela frequente quantidade de spam que chega na caixa de e-mails diariamente, as mensagens são vetadas pela filtragem de pugins instalados que relatam como abuso e evitam que os e-mails apareçam nas caixas de entrada.

Algumas dicas para não ser confundido como spammer:

Título e assunto
É preciso ter assuntos relevantes, e títulos simplificando ao máximo o que é falado no texto. Evite usar textos com fontes exageradamente grandes ou muito pequenas. Evite caracteres especiais ou excesso de acentuação como !,?,* e sentenças totalmente em letras maiúsculas.
Estruture o texto corretamente
Muitos filtros de spam não monitoram apenas o conteúdo, mas também a estrutura do seu texto. Portanto, você deve verificar a sua gramática, ortografia e pontuação. Revise sempre.
Público Alvo
Ao implementar a sua estratégia de comunicação, você deve pensar no seu público alvo. Deve haver um mercado alvo específico, como a localização, idioma, sexo, faixa etária, interesses, indústria, etc. Este enfoque vai afetar a forma como você vai escolher as palavras-chave e como vai posicionar a sua marca.
Conteúdo
As pessoas estão sempre à procura de informação. Se muitos pesquisadores não encontrarem as respostas em seu blog ou encontrarem conteúdo de baixa qualidade, eles irão a procura de outro. E o aumento da taxa de rejeição, faz com que os motores de busca pensem no seu site como um spam.
Assinatura de newsletter
Fique atento às solicitações de cancelamento de assinatura. Revise constantemente a sua mailing list para verificar se as pessoas que estão recebendo as suas mensagens são realmente as que gostariam de recebê-las.
Volume e Tamanho
Crie segmentos menores, realize envios faseados e deixe o tamanho do e-mail o mais leve possível.
Qualidade da Lista de Envio
Realize limpezas regulares da sua lista de envio, removendo endereços inválidos, inativos ou caixas que estejam cheias. Monitore. Você pode aproveitar para pesquisar a sua reputação em listas construídas por entidades independentes como a Sender Score ou a Spamhaus.
Configuração da Conta
Muitos agentes mal intencionados mascaram os e-mails com o propósito de passarem-se por terceiros.  Autenticando os seus e-mails no momento do envio, a sua probabilidade de entrega é superior. Para tal basta realizar uma pequena configuração de envio.

Quanto maior o esforço para cumprir esses passos, melhor reputação e maior o sucesso das suas ações e campanhas com a ferramenta de e-mail marketing.