05 of dezembro de 2012

Publicidade nas redes sociais

Anunciantes Postado por

As Mídias Sociais só crescem no mundo inteiro. Sempre há novidades, novas redes sociais, e as pessoas estão cada vez mais ligadas a elas em seu dia-a-dia.

A Nielsen, uma das principais empresas de pesquisa de comportamento, publicou seu relatório sobre o uso das mídias sociais para o 2º semestre de 2012. Segundo a pesquisa quase 90% das pessoas que usam a internet, acessam pelo menos uma vez ao dia suas contas nas redes sociais. A internet vem ganhando mais espaço do que qualquer outra mídia, e com isso tecnologias móveis também vem se tornando cada vez mais fortes para esse fim.

Diante dessa nova era digital, a publicidade nesse mercado também vem crescendo e inserir a sua marca dentro dessas mídias não é tarefa fácil, é preciso saber abordar a audiência e colocar os seus anúncios de forma estratégica para que não seja invadido o espaço dos usuários.

Como fazer com que tenham vontade de seguir, compartilhar, curtir, e divulgar a sua marca nessas redes de forma espontânea? O futuro da comunicação digital está na interatividade, e em plataformas como Twitter, Facebook, Tumblr, YouTube, entre outras redes.

Segundo dados da Nielsen:

  • 44% dos latino-americanos afirmaram que o conteúdo de anúncios em vídeo on-line era relevante, contra uma média global de 36%
  • 53% dos latino-americanos afirmaram que o conteúdo de anúncios encontrados em resultados de buscas era relevante, contra uma média global de 42%
  • 45% dos latino-americanos afirmaram que o conteúdo de anúncios veiculados em redes sociais é relevante, contra uma média global de 36%
  • 41% dos latino-americanos afirmaram que o conteúdo de anúncios em bannerson-line é relevante, contra uma média global de 33%

Em pesquisa realizada pela HI-Mídia e pela M.Sense, empresas especializadas em estudos sobre o mercado digital, os consumidores querem interagir com as marcas. A pesquisa apontou que marcas que mantém uma interação com os usuários tem a preferencia de 76% das pessoas. A pesquisa informa também que o principal fator que inibe os internautas de seguir uma marca é o receio de receber mensagens publicitárias em grande quantidade.

De acordo com a ConsumerLab, em relatório de Tendências de consumo em TV e vídeo, 62% dos consumidores estão utilizando suas redes sociais enquanto assistem TV para comentar, discutir e dar opiniões sobre o que estão assistindo, e para isso a maioria utiliza o Twitter, que é a rede social mais eficaz em postagens e interação em tempo real.

“Os dispositivos móveis são uma parte importante da experiência de TV, já que 67% dos clientes usam smartphones, tablets ou laptops para assistir à TV ou vídeo”, diz Luciana Gontijo, responsável pelo Ericsson ConsumerLab na América Latina e Caribe.

Novidades e eventos, entre outros, é o tipo de informação mais requisitada por 96% dos usuários do Facebook e 89% dos usuários do Twitter. Postar somente publicidade sobre produtos e serviços ou usar as redes sociais apenas como SAC não atraem a atenção dos consumidores. A marca deve se mostrar presente, mas sem exageros. O Seeding no Twitter da boo-box é uma ótima opção para interagir com os internautas.

Um bom exemplo é a campanha criada pela DM9, The Creators Project da Intel. O Seeding no Twitter foi utilizado para divulgar o projeto entre jovens com interesse em entretenimento e tecnologia. O rapper Emicida recebia sugestões de palavras pelo Twitter e fazia as rimas no show ao vivo, transmitido por streaming para a audiência do Terra Sonora, mostrando que o usuário acompanha diversos conteúdos e telas ao mesmo tempo.


Já na transmissão do show do Paul PcCartney, também no Terra, o Seeding no Twitter levou a audiência para o canal que atingiu 1,5 milhão de pessoas. Além de ter alcançado trending topics e muita mídia espontânea.

Cada vez mais as redes sociais estão ligadas ao cotidiano das pessoas e um  fator decisivo para que as empresas tenham sucesso dentro desse meio é engajar o consumidor com a marca, por meio de conteúdo relevante, promoções e interação com a audiência.

 


Entre em contato com os nossos key accounts e saiba como melhorar sua campanha publicitária.