26 of março de 2012

Pesquisa realizada pela boo-box e Hello Research traça perfil da Geração Y

Institucional, Notícias Postado por

O estudo foi realizado para comparar os conceitos normalmente atribuídos à Geração Y com o verdadeiro padrão comportamental dos jovens. Confira os resultados:

Entre outubro e novembro de 2011 mais de três mil jovens entre 18 e 30 anos foram entrevistados para a pesquisa da boo-box e Hello Research, que teve como objetivo traçar um perfil da Geração Y no Brasil e de seu comportamento na internet. Um dos grandes diferenciais da pesquisa, realizada por meio da metodologia On-Target Hello Research, é que ela foi feita exclusivamente por meio da internet e tem representatividade nacional.

A pesquisa abordou temas demográficos e comportamentais para traçar o perfil destes jovens e suas percepções e opiniões sobre temas como religião, relacionamento, redes sociais, consumo e relação com as marcas, dentro e fora da internet.

O estudo mostrou que a maioria dos jovens de até 25 anos são solteiros (87%), sendo que na faixa de 25 a 30 anos, o percentual de casados passa de 13% para 32%. Mais da metade dos entrevistados ainda mora com os pais (67%), número que é ainda mais expressivo na classe A, onde 84% dos entrevistados ainda vivem com a família, contra 47% na classe D. A maioria dos entrevistados trabalha (58%) e valoriza mais a realização proporcionada pelo trabalho (23%) do que a remuneração (19%).

Com relação ao uso da internet, a pesquisa apontou que a Geração Y brasileira passa uma média de 31 horas por semana conectada. Com relação à conexão, o acesso é feito em casa por 74% das classes A, B e C. Já as lan houses, aparecem como principal local de acesso à internet para 3% dos jovens das classes D e E.

O Facebook já é a rede social mais utilizada pelos jovens adultos (79%) e lidera em todas as regiões, sexos e faixas etárias. Na classe A, o Twitter também se destaca, sendo utilizado por 76% dos jovens com mais alto poder aquisitivo. A internet também é a fonte de informação mais utilizada por este público, 53% dos entrevistados afirmaram que se informam por meio de blogs e sites de notícias.

Sobre a relação com as marcas, 48% dos jovens disseram preferir conversar com amigos e familiares para decidir uma compra. Na internet, 65% dos usuários consideram importante interagir com suas marcas favoritas e 16% usam as mídias sociais para acompanhar, curtir ou reclamar.

Confira abaixo com exclusividade os resultados da pesquisa:

 

DOSSYE – Um mapa da Geração Y.

View more presentations from HelloResearch