25 of abril de 2008

Silly Traffic – Navegação sem intenção

Institucional, Notícias Postado por

Este é um texto muito bom do Seth Godin nós da boo-box concordamos plenamente e por isso fizemos uma tradução livre publicada abaixo:

A verdade sobre a internet é essa: quando o visitante chega ao seu site sem foco e intenção, ele bate e volta.

75% de todos os visitantes sem foco deixam seu site dentro dos primeiros três segundos.

Qualquer site, em qualquer lugar, a qualquer hora, tem uma proporção de perda de visitantes de 75% em três segundos.

O que eu quero dizer por visitantes sem foco? Quero dizer pessoas que chegam ao seu site via Digg ou Stumbleupon ou mesmo até uma típica busca usando o Google. Se o seu site transborda spam ou claramente está tentando vender algo, essa proporção de perda aumenta. Se você está recebendo um fluxo alto de visitantes porque o seu domínio, o nome de seu site, é engenhoso, essa proporção sobe ainda mais. Não sei de muitos exemplos onde é mais baixo.

Ter um numero alto de visitantes certamente faz bem para o ego. Você pode gabar-se sobre o numero de visitações, de visualizações, ou de visitas. Mas aquela proporção assustadora de 75% de perda de navegadores nos primeiros três segundos permanece igual.

Então, o que fazer sobre esse fluxo de visitantes sem intenção?

É tentador ficar obcecado sobre o assunto. Se você conseguisse ao menos manter 10% dos visitantes que tipicamente deixam seu site nos primeiros 3 segundos, você estaria aumentando sua taxa de conversão em quase um terço. (7,5% é mais ou menos 1/3 dos 25% dos navegadores que permanece após os primeiros 3 segundos). E existem um milhão de coisas que você pode fazer para se focar com esse intuito, e quase nenhuma dessas coisas vai gerar um impacto positivo palpável.

Outro approach é se concentrar em aumentar o próprio volume de visitantes, e se focar em fortalecer o número total de visitas. Continue criando controvérsias sensacionais, ou imagens bacanas, ou pegadas inovadoras que funcionam como a isca que vai manter essa fluxo constante de visitantes sem intenção direcionado ao seu site.

Mas eu acho mais produtivo se preocupar com duas outras coisas. A primeira é engajar seus usuários existentes de maneira mais aprofundada: aumentar a sua participação, a sua devoção, sua interconectividade e o seu valor. A segunda é tornar aqueles usuários existentes em embaixadores para o seu site, encarregados em lhe trazer mais navegadores, ou seja, fluxo com foco e intenção.

“Só estou dando uma olhada,” não é a frase que a maior parte dos lojistas quer ouvir. Mas mesmo assim eles continuam a pagar um aluguel alto por localizações em áreas de trânsito pesado, e investem tempo e dinheiro em vitrines chamativas. E são poucos os lojistas reclamam que todo o trânsito passa na frente da loja e nunca para para entrar. Há muito tempo atrás, eles perceberam que compradores com foco e intenção são muito mais valiosos. Por isso, lojistas ou vendedores inteligentes gastam seu esforços naqueles consumidores que efetivamente adentram as lojas, e não se preocupam com a gentalha que passa na calçada alheia.

Seu site pode fazer a mesma coisa. De fato, você pode querer aumentar a proporção em que os navegadores sem foco saem do seu site, mas somente se você estiver efetuando as mudanças que garantem que você obtenha melhores resultados daqueles usuários com quais você realmente se importa.

É para isso que a boo-box existe…