26 of setembro de 2012

4 métricas que todo anunciante deve conhecer

Anunciantes, Outros, Produtos Postado por

Analise o impacto das suas campanhas em Mídias Sociais nos seus negócios.

Se você anuncia em mídias sociais ou mesmo dedica algum tempo à produção de conteúdo para blogs, facebook, Twitter, etc, deve saber o quanto medir o resultado efetivo das ações pode ser complicado.

Na semana passada falamos sobre como as mídias sociais influenciam no processo de compra. Mas como analisar os resultados de cada ação? O site Social Media Examiner publicou um artigo (em inglês) no qual Andrew K Kirk fala um pouco sobre métricas que todos os anunciantes deveriam medir. Confira aqui nossos two cents.


Métrica #1: Aumento do reconhecimento de marca

Antes de buscar o aumento das vendas, saiba que o seu público-alvo precisa conhecer sua marca. E estar presente nas redes sociais pode ajudá-lo e muito! A partir de um primeiro contato nestes canais seu público-alvo se sentirá mais próximo da marca e mais propenso a compartilhar notícias, posts e interagir com o seu conteúdo. Seja relevante!

O perfil no facebook “Empresa engajada” satiriza a forma como muitas empresas se relacionam nas redes sociais. Com certeza é muito engraçado, mas de forma alguma deixe sua marca agir da mesma forma na vida real. As pessoas buscam interagir com a sua marca em troca de algo; brindes, cupons de desconto, informações privilegiadas, novidades sobre produtos e por aí vai.

Portanto, divulgue informações pertinentes aos seus produtos e ao seu mercado. Lembre-se que você é e deve ser lembrado como o expert em seu segmento. Aproveite as pesquisas que você faz rotineiramente para o seu negócio e compartilhe o conhecimento com a comunidade. Lembre-se: informação é poder e pode ser uma moeda de troca!
Para medir sua influência você pode utilizar o Klout. Sua pontuação será um reflexo da influência da sua marca com base na sua atividade nas redes sociais. Guarde um histórico da sua pontuação para poder cruzar com as ações que fizer nas redes. Assim saberá o quanto elas estão influenciando no aumento da sua pontuação.

Métrica #2: Visitas ao site

Quanto mais visitas seu site tiver, maior a probabilidade da sua audiência estreitar o contato com a sua marca, e até mesmo completar alguma compra. Para gerar tráfego vale utilizar widgets de compartilhamento nas páginas, linkar conteúdos do site nas redes sociais, abrir espaços para comentários, enfim, democratizar o uso das suas informações o máximo possível para reter aqueles visitantes que chegaram até você.

E é claro, atrair novos visitantes por meio de campanhas por CPC, seeding no Twitter, etc.

Métrica #3: Tempo de permanência no site

Lembre-se de que receber muitas pessoas no seu site é importante, mas as ações desta audiência são mais importantes ainda! Avalie a usabilidade do seu site e como a audiência se comporta ao visitá-lo. Quanto tempo ficam em cada página, e qual a porta de saída.

Estes indicadores te ajudarão a fazer mudanças na navegação, trocar produtos de lugar, tornar as informações mais acessíveis, além de uma série de medidas que poderão fazer com que seus visitantes permaneçam o tempo suficiente para completar a ação que julgar importante, que pode ser desde uma venda, até a assinatura de uma newsletter.

Métrica #4: Taxas de Conversão

Para começar a avaliar a eficácia das suas campanhas em mídias sociais, é necessário definir qual o seu objetivo principal. Seja levar mais visitantes para o seu site, ter a sua marca compartilhada nas redes sociais, ou aumentar as vendas.

Com seu objetivo definido, analise qual canal gera mais tráfego para o seu site ou para o ambiente onde a ação será concluída. Com este número em mãos, é importante ter a taxa de conversão, ou seja, quantas visitas são necessárias para concluir uma ação (ex: nº de visitas/ número de vendas).

Compare a performance de cada canal. Dependendo do seu segmento de atuação você poderá perceber que o facebook, por exemplo, é uma ótima forma de gerar engajamento, pois as pessoas que acessam o site clicando no link publicado na fan page da marca faz com que as pessoas compartilhem as informações, já as pessoas que vem do Twitter geram mais conversões.

Cada negócio segue uma regra e é importante analisar seus resultados para fazer constantes melhorias em suas campanhas. Acompanhe todas as métricas que tiver acesso, compare resultados, teste diferentes ferramentas. Somente assim você chegará em uma fórmula de sucesso.

Entre em contato com a nossa equipe comercial e saiba como entrar na conversa das mídias sociais com controle, alta escala e liberdade criativa.