11 of outubro de 2013

A VIRALIZAÇÃO DE UM VÍDEO É SORTE OU ESTRATÉGIA?

Anunciantes, Institucional, Outros, Publishers Postado por

O Twitter do Reino Unido analisou três virais para entender a lógica do engajamento

Em uma pesquisa recente realizada pelo time especializado do Twitter do Reino Unido foi constatado o que todo mundo já sabia: não há fórmula secreta para fazer um vídeo de sucesso na internet, mas a equipe levantou alguns insights após analisar a viralização de três vídeos que fizeram sucesso na web.

Com base em filmes famosos como “Ryan Gosling won’t eat his cereal” (Ryan Gosling não vai comer o cereal), o astronauta Chris Hadfield cantando a música “Space Oddity” do cantor David Bowie e “Retratos da Real Beleza” de Dove, o Twitter elaborou uma representação audiovisual onde é possível visualizar a rapidez como os vídeos se tornam virais. Na animação, os pontos azuis representam Tweets; quanto maior eles forem, maior será o potencial de alcance da mensagem. Os pontos amarelos representam os retweets.

1. “Ryan Gosling won’t eat his cereal”

Vídeos de seis segundos foram criados pelo Vine com o ator Ryan Gosling negando uma colherada de cereal e rapidamente se tornaram uma febre na internet. Tudo começou quando perfis influentes do Twitter divulgaram os links.

Segundo a equipe da rede social, o sucesso dos vídeos de Gosling demonstram a efetividade do Seeding no Twitter, quando conteúdos são postados por algumas pessoas influentes e os mesmos são rapidamente espalhados pela internet se tornando globais.

3838fe852259e78d4f0de24320e46b18

Clique aqui e veja como este vídeo se tornou viral

2. Comandante Hadfield canta “Space Oddity” do David Bowie

O astronauta Comandante Chiris Hadfield gravou uma versão da música“Space Oddity” do cantor e compositor David Bowie enquanto estava em órbita. O vídeo foi difundido rapidamente pelo globo terrestre; mais de 90% dos compartilhamentos ocorreram logo após a postagem.

A equipe do Twitter mostra que o vídeo alcançou rapidamente o pico de compartilhamentos impulsionado por influenciadores globais, mas o maior número de retweets foram dados no próprio tweet de Hadfield. O vídeo cantado teve um grande apelo da população por conta da natureza única da gravação, não são todos os dias que vemos um astronauta interpretando Bowie no espaço, certo?

30352323234a3c500e4941d7a7864dc1

Clique aqui e veja como este vídeo se tornou viral

3. Campanha institucional: Dove

O vídeo Retratos da Real Beleza da marca Dove ganhou notoriedade de maneira distinta dos demais virais citados pela equipe do Twitter, pois se propagou pela ativação segmentada da audiência, conhecido como cauda longa, e o sentimento positivo do público, que retuitava o conteúdo.

Este vídeo mostra que apesar de menos repercussão e picos induzido por influenciadores, a conversa foi focada em grupos espalhados pelo mundo – mostrando o valor do engajamento local e de um programa bem formulado de divulgação digital.

186b88fc4a8db3d1fc90471c3d45483e

Clique aqui e veja como este vídeo se tornou viral

Insights

Com base na análise destes três vídeos, podemos concluir que:
1.     Usuários do Twitter amam vídeos
Tweets contendo vídeo possuem taxas altas de engajamento, com 42% mais chance de obter um retweetreply ou mention.
2.     Vídeos são facilmente compartilhados
Filmes são integrados facilmente aos Tweets e cada mensagem é imediatamente compartilhável. Para ficar mais fácil de mensurar essas atividades, crie uma hashtag para organizar as conversas sobre a campanha. O filme de Dove usou #WeAreBeautiful, por exemplo.
3.     Usar mídia paga no Twitter amplia o alcance
Usar mídia paga no Twitter ajuda a amplificar sua mensagem. A boo-box pode te ajudar a ampliar a seu vídeo com o Seeding no Twitter. A rede da boo-box possui mais de 22 mil perfis no Twitter que alcançam 9 milhões de seguidores no Brasil.

Fonte do artigo original:  blog oficial do Twitter, em inglês.

boo-box pode te ajudar a ampliar a sua mensagem por meio do Seeding no Twitter. A rede da boo-box possui mais de 22 mil perfis no Twitter à disposição para divulgar a sua marca e influenciar na decisão de compra dos consumidores. Entre em contato com a nossa equipe comercial e experimente um novo jeito de fazer publicidade online:[email protected]