30 of abril de 2014

Saiba como aumentar a fidelidade de seus leitores através do Feed RSS

Outros Postado por

Formato padronizado e famoso entre blogueiros do mundo todo, o RSS, Rich Site Summary ou Realy Simple Syndication, funciona com linguagem XML e permite que as publicações sejam compartilhadas rapidamente com seus leitores, através de qualquer ferramenta capaz de entender o formato do documento.

O RSS é distribuído através de URLs, denominadas Feed, e possibilita ao leitor saber em tempo real quando a informação de seu interesse é publicada, facilitando a propagação das notícias.

A ferramenta se tornou uma forma de fidelizar leitores, potencializar a viralização do conteúdo e garantir relevância ao blog, pois é possível concentrar as publicações de diversos sites e recebê-las automaticamente, inclusive pelo celular.

A boo-box criou um tutorial que ensina a ativar seu Feed, em cerca de 10 minutos, utilizando a plataforma WordPress e Feedburner. Que tal deixar seu blog ainda mais acessível?

Pré-requisitos:

  • Blog WordPress instalado em servidor próprio

  • Conta do Google para logar no FeedBurner

1) No menu “Plugins” selecione Adicionar Novo e procure pelo plugin “Featured Image in RSS Featured” criado por Dinesh Karki. Instale e ative em seu WordPress.

*se preferir, faça o download e suba-o pelo FTP através deste link

 

2) Abra feedburner.google.com e faça login com sua conta Google.

3) Insira a URL do feed atual em seu blog pelo “Burn a feed right this instant”. Geralmente é nomedosite.com/feed e aperte Next.

4) Selecione um título para o Feed e a URL amigável que será utilizada no Feedburner.

 

5) Agora o seu Feed está ativo através do FeedBurner. Copie o link gerado para algum arquivo de texto, pois ele será útil para os próximos passos. Então, selecione “Next”.

 

Na tela seguinte, as informações de Clickthrough e I want more é opcional, porém isso será útil para levantar informações sobre sua audiência através do FeedBurner. Após sua escolha, clique em “Next”.

 

 

6) Clique na aba “Optimize” > SmartFeed e depois em Activate. Isso fará com que seu Feed RSS fique compatível com qualquer leitor de RSS.

 

7) Personalize o Feed adicionando seu logo. Vá em “Feed Image Burner” no menu lateral, altere “Image Source” para “Specify custom image URL” e coloque o link do seu logo. Após as modificações, clique em “Activate”.

 

Pronto! Agora você tem um Feed compatível com a maioria dos leitores RSS. Exemplo:

Adicione o link gerado pelo FeedBurner em seu blog, para que seus visitantes encontrem o RSS de forma rápida e simples, como na imagem abaixo:

Agora é aproveitar a ferramenta e sempre publicar conteúdo relevante, assim, com o RSS, você e seus leitores estarão conectados a todo o momento.