16 of junho de 2011

Como Eduardo Sales otimiza os rendimentos do portal Papo de Gordo

Cases Publishers, Publishers Postado por

Com uma média de 150 mil visualizações de anúncios da boo-box, o eCPM do Papo de Gordo é R$ 2,41, graças a constantes melhorias na usabilidade do site.

Tudo começou com um blog chamado Contrapeso. E, como o nome sugere, foi criado por Eduardo Sales com o propósito de orientar e motivar todos aqueles na luta contra o peso.

O blog fez tanto sucesso que acabou eleito o melhor blog de saúde no prêmio Best Blogs Brazil 2008. E foi após a publicação de um podcast chamado Papo de gordo que Eduardo resolveu torná-lo um portal focado em saúde, que hoje é referência em conteúdos sobre obesidade, dietas, cirurgia de redução de estômago, perda de peso e muito mais.

Inicialmente a idéia era apenas produzir conteúdos, mas com a popularidade subindo, tornar o portal uma fonte de renda foi inevitável. Na rede boo-box desde 28 de maio de 2009, hoje o portal Papo de Gordo recebe uma média de 150 mil visitas por mês, com um eCPM de R$ 2,41.

Para ser mais rentável, o portal foi repaginado recentemente levando em consideração algumas técnicas para otimização de pageviews.

A home, por exemplo, funciona como um grande índice, onde para chegar no conteúdo desejado é necessário que o visitante clique em uma das categorias.

Papo de Gordo

Além disso, a organização espacial já levou em consideração onde os banners seriam inseridos e quais os formatos, garantindo assim uma boa exposição e a integração visual ao conteúdo das páginas.

Papo de Gordo

O Papo de Gordo trabalha com os formatos Skyscraper, Superbanner e Quadrado, além de utilizar a vitrine da boo-box em todos os posts.

“Através da boo-box o portal Papo de Gordo fez seus primeiros publieditoriais, o que contribuiu para a exposição da marca, e para que recebêssemos outras propostas posteriormente. Além disso, a boo-box nos ajudou a alcançar também grandes anunciantes.” Eduardo Sales

Com a renda do portal, Eduardo e seus sócios podem investir em constantes melhorias no site, como a contratação de webdesigners, cursos de SEO, ou garantir a presença em eventos como a Campus Party.

Eduardo Sales mora em Salvador, BA, é publicitário e professor universitário.

Se você também faz parte da rede boo-box e tem uma história de sucesso para contar, entre em contato conosco!

  1. Thiago Sabaia | junho 18, 2011 @ 18:04 - Responder

    Todo blogueiro tem uma historia interessante a contar….

  2. Danilo | junho 18, 2011 @ 19:55 - Responder

    Muito interessante o post.
    Legal observar que está conseguindo bons resultados graças a bom conteúdo e uma boa estratégia na arquitetura das páginas. :)

    Parabéns ao Blog e a Boo-Box por proporcionar mais um ótimo case.
    :)

  3. @GM_Bermeo | julho 17, 2011 @ 2:02 - Responder

    Muito bom, eu tava pensando em mudar o layout do texto pra direita, mas vou manter na esquerda XD