08 of julho de 2011

Conheça os ingredientes de sucesso do blog Cozinha Travessa

Cases Publishers, Publishers Postado por

Conteúdo de qualidade e reconhecimento dos visitantes fizeram o sucesso do blog Cozinha Travessa, parceiro da boo-box em diversas campanhas. 

Quais são os segredos para se construir um bom blog? Sabemos que não existe receita de bolo, mas podemos aproveitar a experiência de blogueiros de sucesso e tirar algumas lições. Hoje conversamos com Dani Oliveira, criadora do blog Cozinha Travessa, atualmente um dos mais relevantes em seu nicho, para conhecer seu trabalho.

Dani Oliveira, criadora do blog Cozinha Travessa

O Cozinha Travessa surgiu em 2008, quase como uma consequência natural ao gosto que Dani já nutria pela cozinha. Ela conta que, à época, sentiu necessidade de criar um blog próprio sobre o assunto para compartilhar suas experiências gastronômicas, já sabendo que ele tinha potencial para se tornar algo maior. Dani é publicitária e trabalha com o marido na produtora de internet dele, e profissionalizar o blog foi uma consequência natural de seu trabalho.

Mas então, quais são os segredos? Bem, o primeiro item essencial para um bom blog é ter conteúdo de qualidade. O autor precisa gostar muito e dominar o assunto sobre o qual escreve, e já vimos que Dani não foge a essa regra. É muito importante também encontrar um estilo de escrita que agrade ao seu público e ajude a criar uma conexão com ele. Afinal, os leitores são os maiores responsáveis pelo sucesso de um blog. Não subestime o poder da propaganda boca-a-boca. #fikdik

“O que você vê no blog é o que eu como, seja num jantar de meio de semana ou para receber os meus amigos em casa. É uma comida fácil e sem rodeios, até porque eu não sou nenhuma chef de cozinha profissional, apenas tento transmitir o meu prazer de cozinhar e servir bem.”

É muito importante criar uma conexão com seu público leitor, não só nos textos, mas também respondendo comentários ou interagindo por e-mail. O trabalho não é fácil: é preciso manter o blog atualizado e responder diariamente os leitores, tudo sempre com muita atenção e simpatia. Mas as recompensas, ela diz, são muitas. Atualmente o blog recebe cerca de 3500 visitas diárias.

“Recebo cada e-mail bacana de gente que nunca vi ou provavelmente nunca verei na minha vida. Eu faço parte da vida de muitas pessoas e elas são extremamente carinhosas e agradecidas”.

Para tornar o blog conhecido é bom contar com uma boa estratégia de divulgação, e Dani tem algumas bem interessantes. Quem participou das edições de 2009 e 2010 da Campus Party talvez a tenha visto distribuindo cerejinhas, o símbolo do blog, entre os participantes. Outras boas ferramentas de divulgação são o Twitter, e até mesmo uma newsletter, que ela envia esporadicamente aos leitores cadastrados.

Dani Oliveira, criadora do blog Cozinha Travessa

Hoje, Dani considera que o Cozinha Travessa está inserido em um seleto grupo dentre os blogs de culinária, em razão das ações que faz, as grandes agências com quem mantém contato e as marcas nacionais que anunciam no blog. Em sua opinião, construir uma rede assim faz toda a diferença na hora de se profissionalizar.

Frequentemente, a equipe da boo-box escolhe o Cozinha Travessa para suas campanhas. Este é um blog relevante, com muita credibilidade, boa visibilidade e uma audiência qualificada, construída com muito trabalho duro. Por isso, temos muito prazer de ter a Dani como parceira na boo-box. E os anunciantes adoram isso!

“É muito bom eu, como veículo, ter contato com uma agência tão especializada em mídias sociais como a Boo-box. Acredito que umas das maiores qualidades sejam a inovação, criatividade e jovialidade de sua equipe.”

  1. J. Guimarães | julho 11, 2011 @ 10:55 - Responder

    Muito incentivador este post.
    Pois nos ensina como conquistar leitores para os textos que publicamos diariamente.
    Parabéns à Dani Oliveira e muito sucesso em sua atividade blogueira.

  2. Marcela Lima | julho 13, 2011 @ 21:39 - Responder

    Entre descobrir o Cozinha Travessa e se apaixonar foi um pulinho rápido! Realmente é um trabalho diferenciado e muito recheado de amor, sabor e cor.

    Também escrevo um blog de culinária, o **Bordados Vegetarianos**, e, certamente, o Cozinha Travessa é uma grande fonte de inspiração para mim!

    Parabéns, Dani, pelo sucesso! Parabéns, boo-box pelo artigo!

    Abraços*

    PS. Aguardo a visitinha de vocês. Lá no meu blog, o cafezinho também é sempre fresco e bem servido!! ;)