29 of setembro de 2011

Mais discos, mais seguidores, mais sucesso

Cases Publishers, Publishers Postado por

TMDQA mostra com quantos discos se cria um site de música de qualidade

Em junho de 2009, Tony Aiex resolveu começar a escrever sobre sua grande paixão: música. De início, este paranaense que mora em Florianópolis queria mostrar para todo mundo o bom material que estava sendo lançado e pouca gente tinha acesso, provando que as máximas propagadas na época (não tem mais música boa no mercado – o disco morreu) não eram nem um pouco verdadeiras. “Com o tempo o site foi mudando sua linha editorial e se transformando em uma fonte de notícias musicais, além de postar sobre lançamentos em formato físico”, conta Tony, fundador do site Tenho Mais Discos Que Amigos.

Dj

O aumento no número de acessos do site é resultado desta paixão. Conhecedor de música e muito curioso, Tony estava sempre atrás de material e sons novos para compartilhar. Além da qualidade do material, o fundador do TMDQA sempre buscou a excelência na elaboração dos textos, mostrando que qualidade na produção de conteúdo é fundamental. “Algo com que eu sempre me preocupei desde o começo foi a qualidade dos textos do TMDQA. Sempre fui muito ‘chato’ com meus posts e também passo isso ao pessoal que colabora com seus textos. Acho que isso é refletido para o público, que percebe e se identifica com o trabalho”, conclui.

Durante um ano Tony tocou tudo sozinho: foi o baterista, vocalista, baixista, guitarrista e roadie do site, para ficar no jargão da música. Depois, começou a contar com colaboradores, que postam notícias durante a semana e contribuem com outros textos. Outra parceria que fez a diferença é a da boo-box. “Acho que o serviço é excelente, tanto na maneira como eles lidam com os usuários, quanto na interface de utilização da ferramenta. Sempre que alguém me pergunta sobre serviços do tipo, eu recomendo a boo-box”, salienta. Tony acrescenta, ainda, que a boo-box ajuda a entrar em contato com grandes marcas e a cobrir gastos do site com hospedagem, promoções e todos os custos de manutenção.

Mesmo tendo mais discos que amigos, Tony ainda não está nem perto de ter a quantidade de discos que gostaria. “Tenho uns 350 discos de vinil e mais uns 300 CDs. Alguns colecionadores mais hardcore passam dos 5, 10, 15 mil discos, mas quem sabe um dia eu chego lá”, brinca. O fundador bate pé que cada novo disco se torna o favorito da vez, mas cutucando um pouco mais deu para descobrir aqueles que Aiex tem um apego especial. “Uma caixa de compactos de 7 polegadas do Green Day e uma caixa com toda a discografia dos Beatles que ganhei do meu pai”, revela.

O grande conselho que Tony deixa para quem quer escrever sobre música é a pesquisa: “Leia bastante, capriche em seus textos e saiba quem é seu público, assim você entenderá melhor o que ele procura quando acessa seu blog”, disse. Entretanto, o escritor que também é guitarrista (sim, ele tem uma banda, confere aqui) deixa os melhores conselhos para aqueles que querem fazer música. “Façam o maior número possível de shows e mostrem seu trabalho a diversos públicos, só assim eles vão construindo uma base de fãs e fazendo com que efetivamente suas músicas sejam ouvidas por aí. Banda é um investimento, e quem faz tudo direitinho terá retorno em várias formas, inclusive financeira, com toda certeza.”  Nós achamos que esse conselho pode ser aplicado aos blogs, também. Afinal, divulgação é a alma do negócio.