18 of agosto de 2011

Notícias Automotivas: de veículo interno a portal de sucesso

Cases Publishers, Publishers Postado por

Eber do Carmo conta o segredo do sucesso do Notícias Automotivas, maior blog independente do segmento no país e parceiro boo-box

Quando começou o Notícias Automotivas em 2005, Eber do Carmo não imaginava a audiência que o site chegaria a ter. No princípio, era um canal para atualizar a equipe de vendas de uma empresa de acessórios automotivos, na qual ele trabalhava à época. Foi em 2006 que percebeu a oportunidade de transformá-lo em um negócio.

Atualmente com 2,8 milhões de visitantes e 6,5 milhões de pageviews por mês, o Notícias Automotivas é uma das principais fontes de informação do país sobre o mercado automotivo, e um dos poucos a receber carros para avaliações diretamente das montadoras.

 

Notícias Automotivas

O sucesso do Notícias Automotivas pode ser atribuído a vários fatores, mas principalmente ao tratamento que o conteúdo recebe. A velocidade da informação é algo importante em qualquer segmento e eles têm isso como premissa.

“Buscamos ser um canal central com todas as informações sobre carros do Brasil e do mundo. Então, tudo que é notícia relevante do setor vai para o ar. No segmento automotivo o conteúdo é muito amplo, tanto que diariamente temos 30 posts ou mais.”

Para conseguirem trazer notícias inéditas todos os dias, são utilizados os canais de imprensa das montadoras, agências de notícias nacionais e internacionais. A equipe também mantém um bom relacionamento com outros sites e blogs e, quando acham algum conteúdo relevante para o blog, publicam com os devidos créditos.

Com uma quantidade tão grande de conteúdo a ser publicado, hoje o Notícias Automotivas conta com duas pessoas que se dedicam a ele em tempo integral: o Eber, que cuida da parte comercial e técnica, e o Moriah, que faz a curadoria do conteúdo e representa o blog em eventos oficiais das montadoras. Também há a participação de dois colaboradores fixos, que produzem em seu tempo livre.

“Abrimos espaço para leitores fazerem matérias sobre algum assunto automotivo de seu interesse e ver o texto publicado no Notícias Automotivas. Este esquema faz com que tenhamos todos os dias várias matérias falando dos mais variados assuntos automotivos.”

O trabalho não para na produção de conteúdo: construir um site ou blog é como levantar uma casa no deserto: você precisa construir vias para que o público chegue até você. Através de técnicas de otimização (SEO) o Notícias Automotivas consegue um posicionamento excelente nos buscadores e é um exemplo. Outro fator é a sua arquitetura, muito bem pensada, trazendo elementos que favorecem a interação.

“Eu mesmo (Eber) cuido da parte técnica, assim como era desde o começo do Notícias Automotivas. Nunca tive formação nesta área, e fui aprendendo tudo fuçando na internet. Ter inglês fluente é algo muito importante nesta área, pois a gente aprende sozinho a fazer tudo que envolve a manutenção de um site. Hoje cuido tranquilamente do servidor dedicado do blog e de todas as suas áreas técnicas. Mas é claro que tenho tempo para isso devido a ter o blog como ocupação integral.”

Muita água rolou desde 2005, as redes sociais cresceram e se tornaram uma grande fonte de divulgação. Eber conta que, fora as visitas diretas e visitantes vindos de mecanismos de buscas, o Twitter e o Facebook são as maiores fontes de audiência.

“As pessoas estão o tempo todo conectadas nas redes sociais, e se você estiver lá também, fica mais fácil para elas acessarem seu conteúdo. A divulgação nas redes sociais é feita através de sistemas que publicam nossas notícias automaticamente por lá, assim nossos leitores têm mais um meio de ficar por dentro do Notícias Automotivas.”

Ele conta que ainda em 2011 haverá novidades no site, que ainda estão sendo trabalhadas. Porém, Eber revela que é algo para aumentar a interação de leitores com o blog. Também há planos de aumentar a equipe e produzir ainda mais notícias todos os dias e participar mais de eventos de montadoras, estreitando as relações para que continuem fazendo cada vez mais avaliações de carros.

O Notícias Automotivas não para de crescer e a boo-box vem agregando a este crescimento:

“Temos anúncios da boo-box no blog e também conseguimos através da empresa a contratação de alguns posts publieditoriais. Isso está ajudando bastante no nosso crescimento e profissionalização.”

Sucesso ao Eber e sua equipe.

  1. birapcbira | agosto 18, 2011 @ 18:59 - Responder

    muito legal isso,valeu cara!

  2. Fábio - CARPLACE | agosto 19, 2011 @ 19:22 - Responder

    Olá amigos, sucesso ao Eber.
    Só um detalhe: também recebemos carros direto das montadoras para avaliação, assim como o Autozine, Carpoint News e outros amigos.

  3. casa dos segredos | agosto 16, 2013 @ 13:19 - Responder

    I have been exploring for a little bit for any high quality articles or blog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site. Reading this information So i’m satisfied to express that I have an incredibly good uncanny feeling I discovered just what I needed. I most indubitably will make certain to do not disregard this website and provides it a look regularly.