5 utilidades para as listas do Twitter

Saiba como criar listas no Twitter e aproveite esse recurso para turbinar seu uso

Um dos recursos mais versáteis do Twitter, sem dúvida, são as listas. Com essa ferramenta, criada cerca de dois anos atrás, é possível agrupar diversos perfis em uma timeline separada e compartilhá-la com outros usuários, entre outras possibilidades. Você pode, por exemplo, criar uma lista com seus amigos ou colegas de trabalho e acompanhar o que eles estão dizendo sem o “ruído” do resto da sua timeline.

Listas no Twitter

Pois é, as listas também são timelines, e não só uma listagem de perfis. Isso abre uma série de possibilidades interessantes. Veja nossas dicas!

Criar uma lista é bem simples. Na sua página principal do site, logo acima da sua timeline, há a aba “Listas” e, dentro dela, o Link “Criar lista”. Basta dar um nome à sua lista, uma descrição (se quiser), definir se ela é pública ou privada e começar a adicionar pessoas. Se você usa uma ferramenta como o Tweetdeck ou o Hootsuite, é possível deixar uma coluna separada para acompanhar melhor sua nova lista.

Como criar listas no Twitter

1. Organizar a sua timeline
Se você, por uma razão qualquer, precisa seguir um número muito grande de pessoas, é bem provável que a sua timeline seja uma bagunça. No entanto, pode ser que você só queira acompanhar realmente algumas pessoas, e isso se resolve fácil com esse recurso. Crie uma lista, adicione essas pessoas e pronto!

2. Agrupar fontes para o seu blog
Já falamos aqui no blog sobre curadoria de conteúdo. Com as listas, você reúne um grupo com vários perfis influentes em uma determinada área de interesse, como especialistas, executivos, empreendedores etc. e acompanha suas postagens num lugar só. Daí você pode tirar idéias de pauta para o seu blog ou compartilhar esses conteúdos no seu Twitter.

3. Recomendar gente interessante
Essa mesma lista que você usa como fonte de informações, por exemplo, outras pessoas podem seguir – desde que ela seja pública. Desta forma, você se torna o curador da lista. Pode inclusive ser uma boa solução para quando alguém te pedir “Me indica uma galera pra eu seguir aí”, se você tiver uma lista, basta passar o link. Encare isto como um #FollowFriday permanente, se quiser.

4. Seguir pessoas… sem ter que segui-las!
Sabia que não precisa seguir uma pessoa para adicioná-la a uma lista? Pode ser que você não queira seguir aquele perfil influente porque, sei lá, ele fala demais e vai entupir a sua timeline, mas de vez em quando tweeta alguma coisa interessante e você quer acompanhar. Resolvido: crie uma lista para ele (que pode ser particular) e coloque-o lá.

5. Seguir listas legais de outras pessoas
Assim como você pode indicar perfis bacanas, outras pessoas fazem o mesmo. Dê uma olhada em alguns perfis que você segue, ou use serviços como o Listorious para encontrar listas interessantes em qualquer assunto, curadas por outras pessoas. Pra começo de conversa, você pode seguir o time da boo-box no Twitter nessa lista aqui: https://twitter.com/#!/booboxbr/time

E você, como usa suas listas? Compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>