03 of novembro de 2011

7 passos para criar uma página no Facebook para seu blog

Pimp your blog, Publishers Postado por

Quer saber como criar uma página no Facebook? Em poucos minutos, seu blog também pode ser sucesso nas redes sociais

E aí? O seu blog está indo bem, o número de acessos crescente e o conteúdo joinha? Que tal começar a pensar em expandir e integrar mais aquele bloguinho maroto nas redes sociais dos seus leitores – e, de quebra, ganhar novos leitores? Uma boa solução é a criar uma página no Facebook para ajudar a divulgar o conteúdo do seu blog. Página, não perfil. É importante lembrar que o Facebook foi feito para conectar pessoas (reais) e utilizar um perfil pessoal que não represente uma pessoa é uma violação dos Termos e Condições do serviço criado por Mark Zuckerberg. Tirando o lado punitivo, o seu blog pode ter mais que amigos: pode ter fãs! Ah, e bem mais do que o limitado número de 5 mil amigos, pois não há limite para a quantidade de fãs.

Como criar uma página no Facebook

Outra vantagem importante de ter uma página ou Fan Page no Facebook é a quantidade de informação que se tem com o recurso. Como informação é poder, esta pode ser uma ferramenta aliada até mesmo para monetizar o blog que você faz com tanto esmero. Na Fan Page, através da ferramenta Insights, você tem acesso ao número de visualizações dos posts e porcentagem de feedback, além do relatório semanal que é enviado por e-mail aos administradores. Aqui você tem um controle sobre o número de likes e o crescimento deles em relação à semana anterior, gênero e idade de quem frequenta a sua página, mais alguns dados sobre comportamento e localização geográfica. É praticamente o Analytics do Facebook! Bom, né?

Está convencido a criar uma página? Então vem com a gente, porque é bem fácil.


1) Como criar a página ou  Fan Page
Acesse aí: www.facebook.com/pagese em seguida clique em “Criar Página” no canto superior direito. Agora, escolha entre as opções disponíveis. Em “Marca ou Produto” tem a opção “Website”, que se encaixa bem no caso de um blog. Depois de escolhida a categoria, escreva o nome que vai dar à página do seu blog (de preferência, use o nome do blog), concorde com os termos de uso e… vamos ao próximo passo.

2) Escolha uma imagem
Aqui você pode optar por um logotipo, foto, formato de banner lateral. O importante é ser uma imagem que traduza e marque que esta é a página do seu blog!

3) Não recrute seus primeiros fãs ainda!
Em seguida, o Facebook te dá a opção de convidar os amigos do seu perfil pessoal a conhecerem a novíssima página do seu blog, mas recomendamos que você poste algum conteúdo primeiro, seguindo os próximos passos! A título de curiosidade, nesta opção é possível importar contatos de e-mail (hotmail, yahoo e outros serviços particulares – infelizmente ainda não dá para importar do gmail – skype, windows live messenger), marcar para colocar no seu perfil pessoal um post recomendando a nova página e, é claro, já curtir a página.

4) Coloque informações sobre o seu blog
Esta é a hora de adicionar informações básicas à sua Fan Page: o endereço do seu blog e um resumo sobre ele em “Sobre”. Ao clicar em “continuar”, você será direcionado a uma página inicial, onde pode complementar informações, adicionar mais fotos, convidar seus amigos e contatos e saber como criar um box curtir (Like Box) para colocar no seu blog, divulgando a sua nova página direto na fonte para os seus leitores. Aqui você adiciona as suas preferências (tamanho, cor, cor da borda) e clica em “gerar código”. Pronto: copie o código e coloque no seu blog (aqui muda de acordo com a plataforma que você está usando).

5) Personalize o nome da sua página
Agora que está criada, que tal colocar uma URL personalizada para a página? Ter www.facebook.com/SEUBLOG é bem melhor que aquele endereço enorme que aparece lá em cima, né? Antigamente, somente páginas com mais de 25 fãs podiam ter tal privilégio. Agora este serviço está aberto a todos logo após a criação. Também é bem fácil: acesse www.facebook.com/username, selecione a página que você quer nomear e, ao lado, digite o nome que você gostaria que aparecesse na URL. Clique em “checar disponibilidade”. Se estiver disponível, confirme e está pronto.

6) Comece a postar conteúdo
Agora que sua Fan Page tem uma URL personalizada, está com uma foto bacana e traz as informações sobre seu blog, comece a postar conteúdo. Aí sím é hora de convidar todo mundo para curtir sua página! Na própria página de administração você pode convidar seus amigos ou importar contatos de e-mail, como descrito no passo 3.
Sempre que quiser recomendar algum link, opte por adicionar ao post clicando em “Link”. É uma opção bem melhor do que simplesmente jogar este link na opção “Status”, já que você vai poder comentar um pouco sobre ele, colocando um título diferente do que vai aparecer. Além disso, você tem as opções “Vídeo”, “Fotos” e “Perguntas”. Esta última opção pode ser bem útil no caso de querer a opinião dos seus fãs sobre determinado assunto, ou alguma melhoria que queira fazer no blog.
Arrase no conteúdo do Facebook da mesma forma que você arrasa no blog. Não faça da página um simples feed para o blog: traga conteúdo único, aproveite a interatividade possível neste espaço cheio de recursos que um simples perfil não disponibiliza.

7) Aproveite as ferramentas de análise
A ferramenta Insights (que você encontra na sua página à direita, logo abaixo dos administradores) é realmente bem útil para entender o seu público, identifica-lo, ter ideia de quais postagens repercutem melhor e em qual horário. Enfim, use-a em seu favor.

  1. Tiago Carossi | novembro 4, 2011 @ 13:17 - Responder

    Outra boa dica é usar um aplicativo bastante útil para a incrementação da FanPage que é o “Facebook Static FBML” » https://www.facebook.com/apps/application.php?id=4949752878&b

    Com ele tu pode criar minipáginas com a linguagem HTML. É bem simples e eficaz.

    Abraços!

    http://facebook.com/BlogSemNexo

  2. Vida em Sociedade | novembro 4, 2011 @ 13:54 - Responder

    Com a “page” do WordPress é possível personalizar a landing page do
    Facebook.

  3. Alexandre Pereira | novembro 8, 2011 @ 9:33 - Responder

    Mto boas essas dicas, criei meu blog com a Inter.net Hosting, todo em WP, ficou mto bom, o melhor é que não ficou caro por ser um blog profissional, recomendo.

  4. magal | novembro 10, 2011 @ 21:09 - Responder

    muito boa as dicas consegui fazer aminha pagina sem nenhum problema obrigadao

  5. José Guimarães | maio 19, 2013 @ 11:10 - Responder

    Esse tutorial me ajudou muito.

    Muito bom ler dicas tão valiosas assim na internet.

    Grato por compartilhar conhecimento com blogueiros iniciantes.

    Afinal, estamos na blogosfera para aprender e também para ensinar o que aprendemos.

  6. ganhar dinheiro na internet | dezembro 21, 2013 @ 7:57 - Responder

    Hello there! This blog post could not be written any better!

    Going through this article reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept preaching about this. I most certainly will send this
    post to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you
    for sharing!

  7. Lohana | setembro 10, 2014 @ 11:30 - Responder

    Muito bom o post. Me ajudou muito! Eu não sabia em qual categoria colocar e agora já está tudo pronto. Obrigada pela ajuda.
    Quem quiser dar uma conferida, acabei de criar a page do meu blog:
    https://www.facebook.com/blogfestadocha

  8. JB | março 18, 2015 @ 9:24 - Responder

    Adorei as dicas e já estou praticando! Sucesso!

  9. Fabiana Cristina Dos Reis Silva | julho 16, 2015 @ 13:20 - Responder

    Gostei

  10. Thayná | novembro 25, 2015 @ 21:48 - Responder

    Excelente postagem, me ajudou muito. Parabéns :)

  11. Vitoria Silveira | abril 15, 2016 @ 14:34 - Responder

    Ola ,
    Gostaria que voce explicasse melhor a difrença entre “link” e “status” na hora de “publicar” um post.
    Obrigada,
    V. Silveira

    • Bárbara Oliveira | abril 18, 2016 @ 18:08 - Responder

      Olá, Vitoria!

      Com as constantes atualizações do Facebook, a opção “Link” foi descontinuada.
      Sugiro que entre em contato com o suporte da ferramenta para esclarecer demais dúvidas.

      Abraços!