06 of setembro de 2012

A importância de ter um site preparado para dispositivos móveis

Pimp your blog, Publishers Postado por

O uso da internet pelo celular no Brasil mais do que triplicou em um ano. Prepare seu site para esta nova fase!

O acesso à web por celulares e tablets responderam por 1,5% de todo o tráfego digital no Brasil em dezembro de 2011. Desse total de atividade, mais de 42% das pageviews foram originadas em tablets. (comScore)

Os anunciantes estão de olho neste movimento e já começam a investir pesado em mobile marketing. Somente no Brasil, em 2012 os investimentos chegarão a US$ 40,9 milhões, contra os US$ 23,8 milhões em 2011, segundo pesquisa do eMarketer.

Nunca foi tão importante tornar seu site “móvel”. E isto significa pensar na usabilidade e navegação do conteúdo em telas bem menores, com capacidades tecnológicas, browsers, resoluções e tamanhos diferentes. Complicou?

Um caminho é optar pelo modelo mais utilizado no mercado e definir a nova roupagem do seu site com base em suas configurações, ou então pensar em um formato ajustável a qualquer aparelho.

Faça bom uso do contexto gerado pela situação de mobilidade.

Mudando apenas o design ou o design e conteúdo, pense que o usuário ao acessar um site com um aparelho móvel tem necessidades diferentes do usuário de desktop. As informações devem estar mais claras e acessíveis, sem contar que a distribuição de elementos passa da horizontal para a vertical. A regra é: simplifique. Encontre algumas dicas para o desenvolvimento aqui ou então no post que fizemos sobre “Plugin de WordPress que adapta seu site para iPhone, smartphone e celular“.

Veja os exemplos de sites abaixo e perceba que a barra de navegação é mais simples e visível e a função de busca ganha uma importância diferente da versão desktop. Use e abuse dos benchmarks.

 


 

Publicidade no mundo mobile
Planejar os espaços onde haverá publicidade no seu site garantirá melhores rendimentos. Use um banner por área visível para que sempre haja publicidade enquanto o usuário faz o scroll, sem que o banner atrapalhe a navegação ou polua o seu design.

Lembre-se que o usuário tem uma tela limitada para navegar, então facilite a volta. Ao clicar no banner o usuário pode querer retornar ao seu site. Portanto, não force a abertura em uma nova janela.

Na boo-box, 43.549.521 de impressões são entregues em aplicativos móveis mensalmente, então não perca tempo e prepare-se para a era da mobilidade!

Alguns blogs interessantes que tratam sobre o tema:

Para testar seu site:
http://www.opera.com/developer/tools/mini/
http://validator.w3.org/mobile/
http://ready.mobi/start.jsp

  1. Julio Cesar | abril 26, 2013 @ 10:23 - Responder

    Excelente dica! Neste ano de 2013 as estatísticas indicam que o número de acessos mobile serão maiores do que o dos desktop’s