01 of dezembro de 2011

Aproveite todo o poder das palavras-chave para o seu conteúdo

Pimp your blog, Publishers Postado por

Entenda como a escolha de palavras-chave pode fazer maravilhas pelo seu blog. Confira as dicas.

Quem já estudou um pouquinho de SEO sabe da importância das palavras-chave. Em síntese, as palavras-chave são aqueles termos que as pessoas digitam nos mecanismos de busca para encontrar alguma coisa na internet. Uma palavra-chave bem utilizada pode fazer seu site subir nos rankings de busca e atrair mais visitantes, e por isso são de extrema importância na produção do seu conteúdo.

O poder das palavras-chave para o conteúdo


Primeiro, você precisa identificar quais são as palavras-chave do seu blog. Gaste algum tempo para delimitar quais termos definem melhor o assunto do seu blog. Ferramentas como a TagCrowd ajudam, criando uma nuvem de tags a partir de qualquer texto ou website. Com isso, você consegue visualizar quais palavras aparecem com mais frequência no seu blog, o que é um bom material para começar.

Com essas idéias iniciais, utilize a Keywords Tool do Google Adwords para explorar variações para suas palavras-chave. Esta ferramenta é usada principalmente na análise do volume de buscas mensais que determinado termo recebe, indicando sua popularidade. Filtre sua pesquisa para trazer somente resultados de buscas no idioma Português, feitas no Brasil, para ter dados mais precisos sobre o alcance de suas palavras-chave no território nacional. Os resultados trarão, além do volume de buscas, a concorrência em torno de cada uma das palavras – ou seja, quanta gente está utilizando aquela palavra em seus anúncios – e também outros termos relacionados, que podem te ajudar na hora de escrever seus artigos. Lembre-se de ir anotando em uma planilha os dados de volume de buscas, concorrência e palavras relacionadas para cada um dos termos pesquisados, não confie na memória.

Agora que você já fez a lição de casa, sabe quais são as palavras-chave que giram em torno do tema do seu blog e tem tudo anotadinho, a coisa fica interessante: esses dados vão facilitar muito a sua vida na hora de produzir conteúdo. Analisando os números, é possível identificar quais termos geram mais buscas e, portanto, têm maior potencial de trazer visitas para o seu blog e devem ser incluídas com maior frequência no seu plano de pautas. Os termos relacionados que você anotou podem servir como variações nos seus posts, para que o texto não fique repetitivo e possa trazer visitas em buscas relacionadas.

Outra ferramenta que ajuda na hora de planejar suas pautas é o Google Insights. Pesquise suas palavras-chave principais, filtrando novamente os resultados para o Brasil, e verifique, entre outras coisas, a sazonalidade das buscas. Por exemplo, dentre seus termos-chave, qual deles tem mais consultas nesta época do ano? Incluir nas suas idéias de pauta um post sobre este assunto pode ajudar a trazer mais visitas para o seu blog.

Claro, tenha bom senso para não entupir seus textos de palavras-chave, lembre-se que eles devem ser atraentes para seus leitores. Edney Souza, nosso VP de Publishers, recomenda ainda que você equilibre termos com bom volume de audiência e outros mais concorridos, dentre aqueles que apareceram em sua pesquisa. Seguindo estas dicas, você pode aumentar a visibilidade do seu blog e, com isso, torná-lo mais atrativo para os anunciantes e gerar negócios.

  1. Wagner Coelho | dezembro 3, 2011 @ 17:24 - Responder

    Legal o artigo, mas o blogueiro não pode esquecer do principal, que é escrever conteúdo para seus visitantes e não para os mecanismos de busca. Abraços.

  2. J. Guimarães | dezembro 5, 2011 @ 20:30 - Responder

    O artigo enriqueceu muito meu conhecimento sobre palavras-chave.

    Conhecer as ferramentas onlines indicadas aqui renderão mais frutos, na hora de escrever novos artigos.

    Muito obrigado pelas dicas.

  3. Rob3r7h | dezembro 11, 2011 @ 10:01 - Responder

    Dicas muito boas, valeu!