14 of junho de 2012

Aumentando suas visitas com o Google Webmaster Tools

Pimp your blog, Publishers Postado por

Criada pelo Google para ajudar Webmasters, ele pode ser uma grande ferramenta para o blogueiro. O conteúdo que você está produzindo está gerando os resultados desejados nos mecanismos de busca? É hora de descobrir!

Já falamos de como configurar seu blog no Google Webmasters Tools e de como ele pode ser uma ferramenta a mais para avaliar seu blog, mas como podemos saber se o Google vem indexando corretamente seu blog e trazendo as visitas mais qualificadas? Se você já leu nossas dicas e já as aplicou em seu blog (se não leu, vai lá, a gente espera) é hora de avaliar os resultados e sair para comemorar, ou repensar suas estratégias.Antes de mais nada, faça uma lista de palavras ou frases que você acredita estarem bem indexadas para seu blog, ou que você usaria para definir o principal conteúdo dele. Não é necessário uma lista gigantesca, algo em torno de 10-15 termos já é mais do que suficiente.

Agora, vá até o Google Webmasters, e no menu da esquerda clique em Tráfego > Consultas de pesquisa. Você verá uma lista gigantesca com alguns dados, como as frases usadas na busca onde seu blog apareceu, a quantidade de cliques, a razão entre impressões e cliques (CTR) e a posição média em que o seu blog aparece buscando aquela palavra-chave ou termo.


Os termos são os que você esperava? Na dúvida, clique em Filtros e faça uma busca pelos termos que você escreveu anteriormente como importantes. Veja como eles estão posicionados pelo Google. Qual a CTR e posição média deles?Se os resultados não forem satisfatórios, é hora de começar a se mexer: produza mais conteúdo envolvendo esses termos, e espalhe-o pelas redes sociais. Estude seus concorrentes, veja como eles conseguiram ficar melhor posicionados que você. Melhore o SEO do seu blog, e dê uma avaliada no conteúdo antigo, veja o que pode ser melhorado. E, o mais importante: lembre-se que algumas palavras-chave são realmente difíceis de conquistar um bom posicionamento, portanto se você realmente quiser ficar bem posicionado para esses termos, vai ter que se batalhar para se tornar uma referência nessa área.Defina períodos semanais ou mensais para avaliar como anda o seu trabalho de manutenção. E não se acanhe na hora de mudar as palavras-chave mais importantes para o seu blog, se a concorrência for muito forte.

Há muito a se extrair do Google Webmasters e vamos falar de outros recursos em breve. Por enquanto, lembre-se de avaliar constantemente o posicionamento dos links para seu blog no Google, e principalmente, produza conteúdo que chame leitores. :)

  1. Pedro Henrique | janeiro 29, 2014 @ 15:23 - Responder

    Com certeza algumas dicas são preciosas e necessárias, fico feliz em saber que há pessoas que ajudam que está precisando dessas dicas.

  2. Kheo Braga | novembro 16, 2014 @ 18:13 - Responder

    Muito boa as dicas parabéns

  3. Márcio Mello | março 13, 2015 @ 21:02 - Responder

    Obrigado pelas dicas, agora vou dar uma olhada nesse artigo aí de como estudar o concorrentes, abraços.