18 of maio de 2012

Aumente a credibilidade do seu blog

Pimp your blog, Publishers Postado por

Confiabilidade faz toda a diferença para um blog. Veja nesse post nossas dicas para você construir uma relação de confiança com seus leitores e aumentar sua credibilidade.

Quais são os caminhos a serem tomados para que seu blog tenha credibilidade no meio? O que deve ser evitado? Como fazer com que seu blog não passe uma imagem de falso ou pouco confiável? Reunimos nesse post algumas dicas que você pode seguir e assim garantir que seus leitores sempre confiem em você. :)

• Indicação de autoria  – Já comentamos sobre isso, mas não custa lembrar:  O que você é e o que você faz é importante para quem te lê. Talvez pareça irrelevante para você, mas para o leitor saber quem você é pode ajudar a conquistar confiança, saber onde você vive e sua idade ajuda a contextualizar a informação, saber sua profissão ajuda a medir o quão você é perito naquele tipo de assunto.

• Conteúdo original – Quem copia e cola notícias sem acrescentar a sua opinião está deixando de passar para o leitor o que realmente pensa sobre o assunto. Seu post é inspirado em outro post ou notícia? Apenas indique o link, ou se necessário copie apenas os trechos mais relevantes citando a fonte, mas nunca deixe de acrescentar sua opinião e seus comentários. O que importa para quem te lê é a sua opinião sobre o assunto, e não o mesmo texto que ele pode encontrar em outros sites.

• Citação de fonte – Você construiu a idéia do seu post a partir da leitura de diversos outros posts, jornais, revistas, etc.? Deixe isso claro para o leitor, encha seu artigo de links ou faça uma coletânea de urls no final do seu texto. Saber onde você descobriu aquilo e como chegou às suas conclusões permitem que o leitor se assegure daquilo que você está escrevendo e reconstrua seu pensamento, o que o levará a concordar ou discordar de você e provavelmente produzir comentários mais inteligentes. Muita gente reclama da falta de comentários e participação dos leitores,  mas não dá subsídios para que ele construa opiniões divergentes.

• Profundidade – Antes de publicar uma nota rápida sobre o assunto pesquise mais sobre ele, olhe as primeiras respostas no Google, descubra se existem listas de discussão que tratam do tema, se existem vídeos no Youtube satirizando o assunto, se o assunto já foi tratado em outros blogs, se já existem hashtags sendo usadas no Twitter e se há algo sendo compartilhado no Facebook, além de ver o que a mídia tradicional já falou disso. Nada contra notas rápidas, mas geralmente o primeiro lugar onde o internauta procura informação é nos portais, para conquistar sua audiência você precisa ser mais profundo e, ao citar um material completo com todas as referências, ele perceberá que você tratou o assunto com seriedade e provavelmente voltará.

• Propaganda – Excesso de propaganda atrapalha a leitura e pode acabar tirando a concentração do seu leitor. Se você tem mais propaganda no seu blog do que a home de um portal é bom você rever seus conceitos. Obtém-se melhor remuneração mantendo os melhores anúncios do que criando caos no seu template.

• Fotos e Vídeos – Quantas vezes você não leu alguma notícia bizarra na internet e ficou com a impressão de que o autor foi enganado por um boato? Com a popularização das câmeras digitais e dos celulares com câmera o leitor desconfia da ausência de provas visuais acompanhando alguns assuntos. Se a notícia ou texto for seu, lembre de incluir material que você mesmo produziu. Um blog de culinária ou de moda, por exemplo, fica muito mais rico com imagens e ainda mais rico se forem fotos que você tirou.

Além das dicas acima é importante ter paciência, blogs novos sempre serão vistos com desconfiança, a não ser que você já seja famoso por outros meios. A melhor maneira de um blog ser considerado de confiança é aumentar a quantidade de leitores fiéis e que te defenderão caso apareça alguém te acusando de mentir ou roubar conteúdo. Criar uma comunidade em torno do seu blog é essencial.

  1. Mark | maio 24, 2012 @ 14:49 - Responder

    Vou começar a colocar em prática já no próximo post,

    Grato!

  2. Blog Futebol Clube | julho 20, 2012 @ 16:02 - Responder

    Muito boas as dicas. Muito úteis e todos deveriam colocar em prática.

    Abs!

  3. Leonardo Chaves | julho 20, 2012 @ 21:42 - Responder

    Pois é, os blogs podem e devem ser mesmo, fontes alternativas de notícias,conhecimentos e entretenimento, se contrapôr, por que não? aos meios de comunicação “tradicionais”, principalmente a Televisão, e isso passa necessariamente pela credibilidade, pelo nível de seriedade e profissionalismo dos blogueiros.