01 of março de 2012

Aumente a visibilidade do seu blog com estratégias de SEO

Pimp your blog, Publishers Postado por
boo-box dá algumas dicas de como você pode utilizar ferramentas de SEO para impulsionar o seu blog.

Tornar seu blog conhecido não é uma tarefa fácil, requer tempo e paciência, mas existem ferramentas eficazes que podem ajudar o seu blog a ganhar mais visibilidade na web. Para isso, o conselho da boo-box é que você invista na otimização do conteúdo. Fique por dentro das estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que vão auxiliar você, blogueiro, a entender melhor como potencializar o seu site para receber mais acessos e aparecer nas principais páginas de resultado em serviços de busca como Google, Yahoo! e outros.

itle: Aumente a visibilidade do seu blog com estratégias de SEO

A primeira etapa a ser seguida é ter tempo para cuidar do conteúdo do seu blog e desenvolver o site de forma que o usuário tenha facilidade em encontrar o que deseja. Então, escreva um texto original! Também é válido pesquisar os temas que mais renderam cliques para o seu blog no Google Analytics, o que é uma das melhores formas de otimizar o conteúdo e gerar engajamento para os seus perfis na rede.

Ao começar a produzir seus posts, é interessante você concentrar as principais informações no começo do texto, principalmente, nos dois primeiros parágrafos. Se o post for informativo sobre um evento, por exemplo, coloque as informações de data, local e horário no começo do texto. Isso aumenta as chances de seu blog estar entre os primeiros colocados na pesquisa do Google.

Outro aspecto relevante é o título de seu post, que deve ser objetivo e conciso, com a utilização de palavras-chave. As keywords são ferramentas muito importantes para o texto e devem ser usadas  ao longo dele, variando a ordem, se possível. Mas lembre-se repetição de palavras desvaloriza o texto. Então, tenha cuidado!

O expert em estratégias de SEO, Fábio Ricotta, tem uma dica especial quanto a esses itens que estamos discutindo. “Um ótimo exemplo para o caso seria um artigo sobre o São Paulo Fashion Week, evento que aconteceu há pouco tempo. Digamos que você fez um artigo sobre os vestidos das celebridades e ele recebe uma quantidade de visitas razoável. Olhando melhor os seus dados no Google Analytics, você nota que recebe algumas visitas pelo termo “roupa dos famosos”, algo que você não focou no artigo, pois direcionou o termo “vestidos das celebridades”. Desta forma, se você deseja aparecer bem para ambos os termos, você deve contemplá-los em seu conteúdo, título do artigo e imagens. Logo, uma alteração em todo o artigo é necessária. Com estas correções o artigo poderá aparecer bem posicionado para ambos os casos”, completa.

Com o conteúdo preparado, agora está na hora de pensar na parte técnica da estrutura do seu blog. Para plataformas de WordPress, a boo-box sugere dois plugins que vão ajudar nessa busca por visibilidade do seu blog. Os melhores são:

  • All in One SEO Pack  – plugin básico, porém muito eficiente. Ele engloba diversas funcionalidades que não estão disponíveis nos padrões de HTML.

  • WordPress SEO by Yoast – plugin mais complexo e voltado para blogueiros que tenham maior experiência na web.

Existem diversos plugins que irão te ajudar com a velocidade do seu site, fator que conta muito para o Google, e outros que diagnosticam o comportamento do seu público e ainda alguns que facilitam o update automático de informações de imagens e fotos.

Em relação às URLs do seu blog, defina a estrutura e configure o permalink para que as URLs não sejam geradas automaticamente. Sempre utilize hífens no lugar dos espaços, URLs amigáveis são um passo fundamental para o sucesso.

Todas essas dicas devem fazer parte da estratégia de marketing para o seu blog. É importante entender que as ferramentas de SEO vão desde a criação da marca do seu blog, passando pela escolha de temas abordados, códigos simples e chegando as técnicas mais complexas de plugins, além, é claro, de um conteúdo de qualidade.

Agora que você já sabe sobre como utilizar o SEO de forma positiva, se prepare para receber milhares de visitas e tornar-se um blogueiro de sucesso!

  1. josé neto | março 2, 2012 @ 15:08 - Responder

    Realmente as técnicas de SEO são valiosíssimas para o crescimento de um blog. Hoje com as grandes exigências dos buscadores é necessário fazer um bom trabalho voltado para a otimização do blog, sem falar no conteúdo que deve ser o ponto principal do blog…

  2. @Ninde_Ringeril | junho 4, 2012 @ 5:44 - Responder

    São tantas informações sobre SEO que quem está começando agora fica meio perdida, mas eu creio que estou indo na direção certa. as visitas estão aumentando exponencialmente a cada dia! Obrigada pelas dicas!

  3. marcelo | julho 21, 2012 @ 17:58 - Responder

    Finalmente o blogger passou a permitir a personalização das urls dos posts. Avanço que contribui para um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa, né?

  4. @LorenaBranquinho | outubro 31, 2015 @ 21:22 - Responder

    Criei meu blog há quase um ano com a finalidade de inspirar e auxiliar as pessoas ao se vestirem, uma vez que sou consultora de imagem e estilo e amante do mundo. Não entendia nada nada sobre programação e nem otimização de ferramentas que auxiliam na audiência para o site. Fazendo buscas conheci o boo-box e então comecei a ler e estudar todas as dicas sobre esse assunto. Estão me ajudando super e já vejo os resultados começarem a aparecer. O meu muito obrigada a esta equipe. E sempre que puder, estarei aqui fazendo uma visitinha para aprender mais e mais.