13 of julho de 2011

boo-box ensina: 10 boas práticas para seu blog

Pimp your blog, Publishers Postado por

Para quem quer monetizar o conteúdo de seu blog, alguns procedimentos são fundamentais.

Aqui na boo-box, nós trabalhamos para que você possa ganhar dinheiro com seu blog. Nossas ferramentas ajudam muito, mas sabemos que só colocar alguns anúncios no seu blog não adianta. Pensando nisso, listamos abaixo alguns itens que todo blogueiro deveria observar para melhorar seu blog.

As dicas abaixo podem não ser nenhuma novidade para muita gente, mas sempre é bom relembrar.

10 boas práticas para seu blog

1. Tenha seu próprio domínio
É a melhor opção para manter o controle sobre seu conteúdo. Com um domínio (e hopedagem) próprio, você constrói a marca do seu blog, passa mais seriedade e se posiciona melhor nos mecanismos de busca. E, na hora de monetizar seu conteúdo, isso faz toda adiferença. O investimento é pequeno, um domínio .com.br custa R$ 30 por ano e há muitos planos de hospedagem bons e baratos por aí.

2. Escolha um assunto do qual você goste e foque nele.
Não que você não possa escrever sobre tudo um pouco, mas é mais vantajoso focar seus esforços em um único tema. Seu blog fica mais consistente, e você pode virar um especialista na área, sem contar que é mais fácil identificar quem é o público-alvo em um blog de nicho – e isso é muito bom na hora de procurar anunciantes.

3. Mantenha a frequência das publicações
Essa deve ser a parte mais difícil, mas uma das mais importantes! Primeiro que, quanto mais você escreve, mais conteúdo acumula. Com isso, quando um novo visitante chega ao seu blog, ele passa mais tempo lendo seus posts, pode assinar seu feed ou mesmo adicioná-lo aos favoritos, pois ele sabe que haverá mais conteúdo em uma próxima visita. Além disso, os mecanismos de busca têm mais páginas para indexar, o que melhora seu ranqueamento e traz mais tráfego orgânico para seu blog.
Se escrever cinco vezes por semana parece muito, comece com um post semanal e vá aumentando gradualmente. O importante é manter a frequência.

4. Tenha um layout que valorize seu conteúdo
Quando o assunto é layout, menos é mais: ele precisa valorizar seu conteúdo, não escondê-lo. Isso é especialmente importante se você opta por veicular anúncios, é importante que eles também estejam bem posicionados, mas sem ofuscar seu texto. De preferência, posicione seu texto à esquerda, já que temos a tendência a direcionar o olhar para este lado por causa do padrão de leitura ocidental, da esquerda para a direita. No layout, procure não usar cores demais e muito cuidado com o contraste, seu texto tem que estar legível. Também não exagere nos elementos da página para não cansar o olhar do seu leitor.

5. Interaja com seus leitores
Mesmo que os comentários tenham ficado cada vez mais escassos com as redes sociais, é muito importante interagir com seu público. É um jeito ótimo de conhecer seus leitores e aumentar o engajamento, e todo mundo gosta de receber atenção. Portanto, sempre responda comentários, twitts, mensagens no Facebook, sinais de fumaça, o que for.

6. Conheça sua audiência
É muito importante conhecer o público do seu blog. Com isso você pode, por exemplo, adequar melhor seu texto se souber para quem está escrevendo. Além disso, é uma informação importantíssima para possíveis anunciantes. Nisso a gente te ajuda: a boo-box oferece relatórios sobre sua audiência, com dados como sexo, idade, escolaridade etc.

7. Invista na divulgação
Esqueça essa história de “se você construir, eles virão”. Se você quer que as pessoas conheçam o seu blog, tem que divulgar. Deixe comentários em outros blogs relacionados, espalhe no Twitter, Facebook, fóruns… Descubra onde está o seu público-alvo e vá até ele. Em alguns casos, vale até investir um pouquinho em anúncios. Para isso, a boo-box tem uma ótima ferramenta de campanhas online. Conheça o self-service da boo-box.

8. Ajude o leitor a compartilhar seu conteúdo
Já dissemos que divulgação é importante e seu leitor pode ajudar muito, portanto facilite o trabalho dele. A maneira mais simples de fazer isso é inserindo botões de compartilhamento em redes sociais no seu blog. Para a divulgação no Twitter, crie mensagens com até 120 caracteres, incluindo o link encurtado, para facilitar o RT.

9. Ofereça um feed completo do seu blog
Você deve oferecer aos seus leitores a possibilidade de assinar seu blog pelo RSS, isto é um fato. No entanto, a discussão sobre oferecer um feed parcial ou completo é interminável e parece não haver consenso. Se por um lado é muito mais prático para os leitores terem seu conteúdo completo no RSS, por outro isso pode diminuir as visitas ao seu blog. No entanto, para os usuários de internet móvel feeds parciais são mais práticos porque consomem menos banda. Uma opinião: se puder, ofereça os dois, e deixe seu leitor escolher.

10. Use o poder das estatísticas
Instale uma ferramenta de analytics no seu site e aprenda a usar pelo menos o básico. Você pode ficar sabendo quais são as páginas mais visitadas, as buscas que levaram o visitante ao seu site, entre outras coisas. As estatísticas de visitação dizem muito sobre seu blog e podem te ajudar a melhorá-lo.

E, claro, para ganhar dinheiro com seu blog a boo-box é a melhor opção. Se ainda não se cadastrou, corre lá agora!