28 of julho de 2011

Como aumentar sua influência no Twitter em 5 passos

Pimp your blog, Publishers Postado por

Algumas dicas simples podem te ajudar a construir uma audiência qualificada e aumentar sua relevância. Confira.

O que é ser influente em tempos de Web 2.0? Uma pesquisa recente da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial mostra que ter uma base de seguidores enorme no Twitter não é o suficiente para determinar o grau de relevância de um indivíduo. O que a pesquisa indica é que a influência de uma pessoa no Twitter está muito mais ligada ao conteúdo que ela compartilha do que com o número de pessoas que a seguem.

Então, nestes termos, como fazer para aumentar a relevância no Twitter? Como já vimos, a pesquisa aponta que o conteúdo é chave. Por isso, é importante focar no compartilhamento de conteúdos relevantes. A seguir, te damos algumas dicas de como fazer isso.

Como aumentar sua influência no Twitter em 5 passos

Sigam-me os bons!

A primeira coisa a fazer é seguir as pessoas certas. Você pode começar por aquelas que você já conhece, seus amigos, colegas etc., mas procure também por pessoas relevantes em seu mercado. Em seguida, observe quem são os usuários com quem essas pessoas interagem, quem eles retwittam; com isso, você começa a expandir sua base de referências e fontes de informação.

Siga as pessoas certas no Twitter

Encontrando conteúdo relevante

Como já falamos nas dicas para blogs, o ideal é manter o foco em um assunto que você goste e domine. Você começou a seguir algumas pessoas-chave neste mercado, certo? Elas podem ser uma excelente fonte de informações, fique atento ao que compartilham. Outra opção, igualmente importante, é monitorar hashtags e palavras-chave de um determinado assunto, e assim encontrar conteúdos complementares – e, talvez, mais pessoas legais de seguir. Acompanhe também outros blogs e sites sobre o assunto escolhido para aumentar sua base de referências.

Fique atento a termos interessantes para encontrar pessoas e conteúdo relevante

Como compartilhar esse conteúdo

Uma vez encontrado o conteúdo, é hora de pensar na melhor maneira de publicá-lo para seus seguidores. A forma mais simples é retwittar um post que outra pessoa tenha publicado ou utilizar a ferramenta de publicação automática para Twitter que a maioria dos blogs possui atualmente. No entanto, você pode ir um pouco mais além: procure uma citação interessante dentro do artigo escolhido ou sintetize o assunto no twitt, mostrando aos seus seguidores por que é importante que eles leiam aquilo. Esta não é a opção mais fácil, mas isso mostra que você está de fato selecionando conteúdos interessantes, e não somente replicando a opinião de outros.

Sobre técnicas de compartilhamento, sugerimos a leitura deste texto do Marco Gomes sobre como escrever um bom post no Twitter.

Uma boa descrição do link aumenta a quantidade de links e RTs

Interagindo com os followers

Outro dos fatores que definem a relevância no Twitter é o engajamento. Afinal, não adianta ter esse trabalho todo e falar para as paredes, não é? Felizmente, o Twitter oferece diversos recursos para iniciar conversas. Retweet posts de outras pessoas com comentários, dê replies comentando os tweets de quem você segue, peça opiniões, indique pessoas, agradeça comentários… Enfim, as possibilidades são inúmeras, apenas tome cuidado para não ser muito invasivo e nem transformar sua timeline em spam. O bom-senso é imperativo.

converse, interaja, participe! :)

Não leve tudo tão a sério!

Isto não significa que você precisa parar de publicar piadas e amenidades em seu Twitter – afinal, ele é seu. Mesmo que você siga as dicas acima à risca, eventualmente alguém vai deixar de te seguir, e isso não é pessoal. Significa apenas que a pessoa não está afinal tão interessada no tipo de assunto que você compartilha e, por um lado, isso é bom, pois ajuda a refinar sua audiência. O importante é focar seus esforços naqueles que estão interessados em te ouvir. E, acima de tudo, não esqueça de se divertir. ;)

  1. joão áquila | julho 28, 2011 @ 17:38 - Responder

    Muito este artigo. Focar um assunto que domina é o segredo em qualquer meio de comunicação. Abraços!

  2. @denisferrari | julho 29, 2011 @ 12:39 - Responder

    Muito bom o artigo. Parabéns!

  3. Daniel | julho 29, 2011 @ 13:43 - Responder

    Muito obrigado pelo post. Vai me ajudar na @kznetworking.

  4. Fábio | julho 29, 2011 @ 13:43 - Responder

    Muito bm este artigo

  5. Thiago Sabaia | julho 29, 2011 @ 14:08 - Responder

    Ótimas dicas….

  6. redepandora | julho 29, 2011 @ 16:47 - Responder

    muito boa a dica parabens pelo post fico feliz…gente me segue @redepandora eu sigo de volta

  7. Reginaldo | julho 29, 2011 @ 17:32 - Responder

    Mais uma vez a boo-box me surprende com essas dicas muito boas!

  8. Jalber Veloso | julho 29, 2011 @ 17:59 - Responder

    Fernanda, muito boa sua publicação! Parabéns!

  9. @jugathaeu Jú Marques | julho 30, 2011 @ 4:16 - Responder

    Tomara q isso mim ajude :D

  10. Arma Caseira | julho 30, 2011 @ 11:00 - Responder

    Ótimas dicas para quem usa o twitter para divulgar seus conteúdos.

  11. Roger Souza | julho 31, 2011 @ 10:47 - Responder

    “Mesmo que você siga as dicas acima à risca, eventualmente alguém vai deixar de te seguir, e isso não é pessoal. Significa apenas que a pessoa não está afinal tão interessada no tipo de assunto que você compartilha e, por um lado, isso é bom, pois ajuda a refinar sua audiência.” , Perfeita essa definição. :)

  12. Adriano Carvalho | setembro 7, 2011 @ 10:33 - Responder

    Acredito que o pulo do gato esteja em como escrever um post chamativo em espaço tão curto, é um exercício diário. As dicas são muito bem vindas.
    Abraços

  13. ludmila | setembro 9, 2011 @ 17:41 - Responder

    muito interessante com certeza vai me ajuadar e quem quiser segue ai @milla95sampaio

  14. Talysson | outubro 21, 2011 @ 11:26 - Responder

    Ótimo artigo, aplicarei algumas técnicas no @TumbleTricks :D