01 of abril de 2011

Como buscar assuntos relevantes para desenvolver conteúdo

Pimp your blog, Publishers Postado por

Para desenvolver um site ou um blog, seja ele pessoal ou institucional, precisamos saber qual é a informação, qual é o conteúdo que as pessoas andam buscando pela internet[bb]. Hoje em dia tudo está ao alcance de um clique e algumas ferramentas online podem trazer informações exatas sobre quem está acessando seu site, o que essas pessoas estão procurando, lendo, falando, e tudo isso instantaneamente.

Uma boa maneira de você consolidar o seu site ou blog é saber quem são seus leitores, quem busca as informações que você disponibiliza, quem se interessa pelo assunto que você escreve. A boo-box oferece Relatórios que podem te aproximar um pouco mais dos seus visitantes. No painel do Publishers na parte de Relatórios, oferecemos a possibilidade de Carregar sua Audiência e lá você poderá encontrar dados como Idade, Sexo, Escolaridade e a porcentagem de CTR no último mês.

Relatórios de Audiência boo-box

Sabendo quem são seus leitores, o primeiro passo para o desenvolvimento de um bom conteúdo é descobrir quais são os assuntos mais falados, criar um bom post e a partir disso definir palavras-chaves que terão um papel importante em uma busca. Isso tudo porque são elas que traçam o caminho entre a ferramenta de busca e o pesquisador. Ferramentas que podem auxiliar nessa busca, por assuntos que estão em alta e tendências, são:

O caso dos Trending Topics do Twitter é o mais instantâneo. Os assuntos surgem e se espalham em minutos. Uma forma legal de trazer leitores pro seu site ou blog é ficar ligado nessas novidades e preparar posts interessantes sobre esses assuntos comentados, já que muitos curiosos partem dos TT´s para um site de busca para saber mais sobre o assunto. Inserindo palavras-chaves bem contextualizadas, seu site pode ser achado numa dessas buscas.

Desenvolvendo conteúdo relevante, sabendo suas palavras-chave, é hora de divulgar. As ferramentas do momento para aproximação do público são as redes sociais. O público em geral utiliza esses meios para expressar não só detalhes da vida pessoal, mas também as impressões, opiniões, dar likes e fazer comentários sobre as marcas, empresas e produtos.

Atualmente, sites em alta são o Twitter, Facebook, Formspring.me e até mesmo o Orkut, que diminuiu sua atuação depois da entrada do Facebook no Brasil, mas que oferece um espaço de grande retenção de informação que são os Fóruns nas Comunidades.

Mergulhe nas pesquisas: identifique o seu público, do que ele precisa, sobre o que ele se interessa. A pesquisa online permite que os focos sejam bem definidos e depois é só espalhar suas ideias por ai.

  1. Guilherme Hack | abril 3, 2011 @ 5:06 - Responder

    Dicas super relevantes. Bem legal o post! Parabéns!

  2. Wilton santos | maio 23, 2013 @ 21:11 - Responder

    Gostei muito das dicas, já utilizava antes mais foram ótimas!