03 of julho de 2012

Como calcular seu potencial de audiência

Pimp your blog, Publishers Postado por
Definir o escopo do seu novo blog é uma tarefa relativamente fácil, mas como saber o quanto você conseguirá de audiência? Duas ferramentas são essenciais para essa tarefa, e ainda podem dar algumas dicas de como aumentar o seu alcance.

Uma vez que você já definiu sobre o quê seu blog vai falar e já criou pelo menos um rascunho de um projeto editorial para ele, é importante descobrir o potencial de alcance do seu projeto. Muitas vezes a idéia pode ser muito boa e o conteúdo que você pretende criar melhor ainda, mas as palavras-chave que você escolheu para trabalhar tem pouco potencial de busca, ou o público-alvo que você definiu para o blog não é o ideal.

Para volume de buscas o Keywords Tool do Google Adwords pode te ajudar: essa ferramenta existe para que as pessoas comprem anúncios relacionados a palavras-chave. Mas, mesmo que você não queira anunciar no Google, é possível usar o Keywords Tool para obter dados de busca.




Se você filtrar sua pesquisa de palavras-chave pelo idioma “Português” e pela localidade “Brasil”, terá a informação do volume de buscas mensais de cada palavra que você planejou utilizar no projeto editorial do seu blog.


A análise do volume de buscas dessas palavras dão uma idéia do potencial de audiência que o seu blog terá, lembrando que é seu trabalho garantir que a maior porcentagem possível de buscas levam para seu blog. (e você pode descobrir isso depois usando o Google Webmasters)

O volume médio de buscas é uma informação essencial, mas não é a mais importante. Existe outra coluna no Keywords Tool que mostra a concorrência que existe em torno dos termos pesquisados. Ou seja, o quanto anunciantes “brigam” para ter um anúncio exibido quando alguém faz uma busca com aquela palavra-chave.

Como já dissemos, o Keywords Tool é feito para que as pessoas comprem anúncios relacionados a palavras-chave. Um termo com muitos acessos pode não ser necessariamente lucrativo, mas é bem provável que um com muita concorrência esteja sendo rentável para alguém.

Para ter uma idéia de quem está brigando por essa palavra você pode fazer uma busca no Google e descobrir potenciais anunciantes escondidos atrás de uma palavra inocente. Isso é importante pois já dá uma idéia de quem poderia querer anunciar em seu blog.

A nossa recomendação é que você equilibre alguns termos com bom volume de audiência e outros com grande concorrência, isso vai ajudar seu blog a ter visibilidade e também gerar negócios.

Mas… e se você quiser saber não apenas o seu potencial de visitas por buscas, mas também de acordo com o público-alvo? Por exemplo, se você pretende escrever para o público feminino entre 20 e 30 anos com interesse em tecnologia, como levantar uma média de pessoas que você pode impactar? Para isso, o Media Planner da boo-box pode ser a solução.

O Media Planner da boo-box é uma ferramenta voltada para anunciantes, que mostra em média quantas pessoas dentro de um segmento serão impactadas pela nossa rede de publishers. Ao definir diversos filtros no Media Planner você consegue descobrir rapidamente quantas pessoas dentro do universo que a boo-box alcança (em torno de 100% de toda a internet brasileira) seu blog poderá atingir.

Estudar as diferentes combinações de interesses, geolocalização e até mesmo o nível de estudo pode mostrar não apenas uma média de pessoas impactadas, como também dar idéias interessantes para o seu blog. Se o grosso de leitores de um determinado assunto está concentrado em uma faixa etária, que tal escrever textos pensando em pessoas dessa idade?

Com base no volume mensal de buscas das suas principais palavras-chave, na audiência de seus concorrentes e na quantidade possíveis leitores, é possível calcular um patamar de audiência que você deseja alcançar, e daí traçar um plano para alcançar esses valores.