08 of setembro de 2011

Como encontrar conteúdo interessante para compartilhar nas redes sociais

Pimp your blog, Publishers Postado por

Saiba o que é curadoria de conteúdo e como isso pode ajudar a aumentar sua relevância

O Google está cheio de soluções mirabolantes para quem quer ganhar mais seguidores no Twitter. E na verdade, ganhar mais seguidores não é assim, tão difícil. Há quem use promoções, quem troque follow por follow (o famoso “eu te sigo se você me seguir”) e até mesmo quem apele para o uso de scripts.

O grande trunfo do Twitter não está em ter muitos seguidores, mas em mantê-los e conseguir que eles repliquem o conteúdo que você publica. São seus seguidores que vão te trazer mais seguidores, porque os retweets deles aumentam sua relevância. E só tem um método eficiente de manter seus seguidores: postar regularmente conteúdo de qualidade.

Como encontrar conteúdo interessante para compartilhar nas redes sociais

Essa estratégia tem o nome pomposo de curadoria de conteúdo, mas não tem complicação. Primeiro, você precisa definir qual é (ou quais são) os temas e o público alvo da sua timeline. Depois disso, basta pensar em maneiras interessantes de encontrar conteúdo que se encaixe nessa linha. E é aí que a gente entra: destacamos abaixo algumas ideias de como encontrar e organizar material valioso para compartilhar com seus seguidores nas redes sociais. Serve para o Facebook, também.

  • Uma boa estratégia é separar os temas interessantes para sua conta e criar, para cada um deles, uma lista das @s mais relevantes no assunto. Você pode usar a funcionalidade de listas do Twitter (na ‘Home’, basta clicar na aba ‘Lists/Create a List’). Daí, é só acessar a lista para receber de maneira mais organizada os principais tweets sobre os assuntos que te interessam.
  • Use o Google Reader em conjunto com o Google Alertas. O sistema vai te avisar ativamente sempre que grandes sites e blogs postarem conteúdo com as palavras-chaves selecionadas. Você poder ler mais sobre como usar o Google Alertas aqui.
  • Que tal acompanhar o Twitter do ponto de vista de uma ou mais palavras-chaves? Você vai monitorar seu tema de interesse e filtrar, dentre os milhões de posts que recebe na timeline, só aqueles que possam ser interessantes para o seu conteúdo. O Monitter é um serviço de monitoramento de tags muito útil. Você digita no topo as tags que precisa monitorar e ele acrescenta colunas com todos os tweets que a mencionarem. Outro serviço interessante é o Twilert, que envia e-mails diários com os tweets que incluírem alguma das palavras-chave que você cadastrou. Ambos são em inglês.
  • Há alguns agregadores de notícia que destacam links diariamente centenas de links interessantes, de acordo com a votação dos usuário (a notícia mais popular ganha o topo). Você pode checar o Linkk, para conteúdo em português, e o Digg, para conteúdo em inglês. Uma boa estratégia para filtrar é assinar os feeds das categorias específicas de interesse, dentro de cada um desses sites. É só clicar nas categorias e copiar o link da barra de endereços para o seu leitor de feeds, como o Google Reader.

Cada uma dessas medidas pode trazer conteúdo diferente e igualmente valioso para o seu Twitter ou seu feed do Facebook. Você costuma usar alguma outra estratégia para buscar e fazer curadoria do conteúdo que publica? Conte nos comentários!

  1. TSSVeloso | setembro 8, 2011 @ 21:18 - Responder

    Boas dicas, para quem realmente quer encontrar conteúdo interessante. Existem hoje literalmente centenas de recursos que ajudam nesse processo, e que possibilitaram inclusive que o termo Curadoria de Conteúdo comece a ganhar espaço nas estratégias de comunicação das empresas – afinal, nas Mídias Sociais, a famosa Lei de Paretto também é válida: apenas 20% do conteúdo que a empresa publica deve ser diretamente ligado a ela, suas atividades, serviços, conquistas, etc.

    Eu tenho assistido a uma demanda cada vez maior até mesmo das agências digitais por profissionais que dominem o assunto e consigam filtrar, de forma coerente e alinhada com os objetivos estratégicos, essa imensidão de conteúdo, para dar “vazão” aos restantes 80% dessa alimentação de canais como o Twitter, Facebook e, claro, Blogs Corporativos.

    Parabéns por abordarem o tema!

    Continuação de bom trabalho.

    @TSSVeloso

  2. Josuè Missel | setembro 9, 2011 @ 13:43 - Responder

    Eu procuro organizar meus twitts por assunto e áreas de interesse , mas tudo isto de uma forma bem amadora. Achei as dicas bem interessante.
    Obrigado.
    Josué Missel.

  3. birapcbira | setembro 13, 2011 @ 18:00 - Responder

    muito interessante,valeu ótimas dicas!

  4. Guilherme - Viajando com Eles | janeiro 14, 2012 @ 20:57 - Responder

    Monitorar é a melhor maneira que encontrei de seguir publicando twitts de qualidade.

    Valeu pelas dicas.

    Abraços,
    Guilherme

  5. Talita Mazotti - Enlink | janeiro 26, 2012 @ 17:40 - Responder

    Olá Ana Freitas!

    Gostei muito do artigo, parabéns!

    Obrigada por citar o artigo que eu escrevi para o blog da Enlink no seu texto! O Google Alertas é uma ferramenta bem interessante, tem diversas utilidades e com certeza vai ajudar a encontrar material interessante para compartilhar nas redes sociais.

    Para se destacar nas redes sociais é preciso criar um conteúdo de qualidade relevante, direcionado ao público, com linguagem adequada e títulos chamativos, que estimulem o compartilhamento.

    Abraços,
    Talita Mazotti.

  6. dududukkkkkkk | junho 14, 2012 @ 4:41 - Responder

    Excellent post at Como encontrar conteúdo interessante para compartilhar nas redes sociais | boo-box blog. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Extremely useful information particularly the last part :) I care for such info a lot. I was seeking this certain info for a long time. Thank you and good luck.

  7. Advocacia | julho 1, 2012 @ 11:20 - Responder

    Muito Bom gente! Parab’ens pela iniciativa e pelo conteudo.