21 of agosto de 2012

Como monitorar marcas pela internet

Pimp your blog, Publishers Postado por

Blogueiros que falam sobre determinados segmentos podem ganhar muito monitorando algumas marcas pela internet e sendo os primeiros a dar uma notícia ou confirmar a veracidade da mesma. Veja nesse post alguma dicas de como monitorar marcas pela internet e saiba como dar a notícia na frente do concorrente.

Se a função principal do seu blog é dar notícias sobre produtos e marcas, estar antenado com as principais novidades pode ser um diferencial sobre a concorrência. Muitos blogs se tornaram famosos justamente por isso, por conseguirem dar notícias com velocidade e precisão razoáveis, evitando apenas republicar algo que todo mundo já falou ou publicando um notícia falsa, na pressa de ser o primeiro.

E qual o caminho das pedras? Como e onde encontrar notícias e principalmente, monitorar novidades? Existem muitas formas de ficar sabendo das novidades com antecedência (ou pelo menos com velocidade considerável) e ter com isso muito material para seu blog.

RSS

Vários sites e blogs possuem endereços RSS, que você pode ler através de qualquer leitor de feed, como o Netvibes ou o Google Reader. Escolhendo uma boa leva de sites internacionais você consegue criar um conjunto de notícias vindo direto para você.

Se você quiser, pode também usar o Yahoo Pipes, uma ferramenta que (entre outras coisas) pega um endereço de RSS, aplica diversos filtros à sua escolha e devolve um novo feed com as modificações. Você pode, por exemplo, pegar o endereço RSS de um site de notícias e filtrar para que ele exiba somente as notícias que contenham as palavras que você selecionou para monitorar (diminuindo e muito o seu tempo de monitoramento). Ou juntar vários endereços diferentes em único feed, para ter acesso a todas as notícias em um único endereço.

Notícias e alertas

O Google possui duas ferramentas que podem ser usadas para monitoramento: O Google Notícias agrega os principais sites de notícias do mundo, e pode ser customizado para mostrar mais notícias de um determinado país, ou de um determinado segmento. Se você quiser, logo depois de fazer uma busca o Google gera um RSS dos resultados, que você pode usar para receber as notícias mais rapidamente, ao invés deficar buscando.

Se você quer mais velocidade, pode configurar o Google Alertas: Sempre que uma determinada palavra-chave for indexada pelo Google, o serviço te envia um email, contendo um link para a notícia rastreada. Apenas fique alerta para não deixar sua caixa de emails lotada de notícias e com isso se perder com tanta informação.

Relacionamento

Hoje em dia os blogs já não são mais o patinho feio do jornalismo, e muitas empresas incluem blogueiros em malas diretas, listas de emails sobre novidades, e muito mais.

Se a marca ou produto sobre o qual você escreve possui uma assessoria de imprensa ou mesmo uma área de contato no site, não pense duas vezes: apresente-se, fale sobre seu blog, e pergunte se é possível receber novidades direto da empresa. Além disso, você pode usar esse canal para tirar dúvidas sobre boatos. Um site anunciou um novo produto ou publicou um boato? Entre em contato com a empresa e pergunte se a informação é real, peça mais detalhes, consiga uma declaração.

Mantendo uma relação saudável, você consegue até mesmo ser chamado para eventos ou testar produtos que ainda não foram anunciados para o grande público. :)

Redes Sociais

Já se tornou padrão as empresas possuírem perfis em redes sociais e usarem esses perfis para anunciarem novidades. Siga-as no Twitter, curta a fanpage no Facebook, circule o perfil no Google+, e acompanhe as notícias.

Esses mesmos perfis na rede podem ser um bom canal para averiguar boatos e outras informações.

Ainda nas redes sociais, você pode aproveitar e seguir outros perfis que também sejam relevantes. Da mesma forma que você em algum momento pode receber informações em primeira mão, o mesmo pode acontecer com outras pessoas respeitadas no meio. Segui-las e ficar alerta é um caminho para conhecer as novidades enquanto você não recebe as informações pessoalmente.

No final, é importante você criar soluções que te mantenham atualizado mas ao mesmo tempo não o sobrecarreguem com milhões de informações. Teste os diferentes formatos, veja quais entregam informações mais rapidamente, e vá trabalhando até encontrar o modelo ideal. Sabendo garimpar notícias, você tem grandes chances de ser o primeiro a soltar uma bomba. :)

  1. J Guimarães | agosto 26, 2012 @ 15:11 - Responder

    Fiquei contente por receber essas informações.
    Vale a pena investir tempo no aprendizado para melhor audiência de blogs que administramos.
    Muito obrigado pelas dicas.

  2. Felipe Grantham | agosto 31, 2012 @ 10:11 - Responder

    Estou elaborando um projeto de blog e sempre é bom ler este tipo de material com dicas de quem é referência!

    Parabéns!

    Abraços