26 of julho de 2012

Como mudar de domínio sem perder visitas

Pimp your blog, Publishers Postado por

Saiba como mudar o domínio do seu blog em WordPress sem perder visitas e sem ser penalizado pelo Google, de forma rápida e tranquila.

Embora não seja comum trocar seu blog de domínio, muitas vezes pode acontecer de você precisar fazer essa migração. Seja porque o domínio atual possui algumas palavras que indexam mal, ou por você ter resolvido mudar a direção do seu blog (e por isso a URL perderia o sentido), ou até mesmo por você estar usando um sub-domínio de um parceiro ou portal e agora decidiu seguir carreira própria, com a sua própria URL.

Não vamos entrar aqui em todos os detalhes de como fazer uma migração completa, mas sim mostrar como é possível trocar o domínio do seu blog rodando WordPress sem perder visitas e ainda manter uma boa indexação.

O primeiro passo é entender como funciona o redirecionamento 301, que vamos usar na mudança. O código 301 é uma resposta que o servidor dá quando você tenta acessar um site, que diz “Essa página mudou permanentemente para um novo endereço, acesse-o no endereço X”. Obviamente todo esse processo é invísivel para o usuário e dura alguns milisegundos, mas é importante. Por que?

Porque, ao configurar um endereço como código 301, os buscadores mantém para o novo domínio a mesma indexação. Como o código 301 avisa que o conteúdo existe, mas encontra-se em outro lugar (e ele também te diz onde ele está), para os buscadores fica entendido que aquela é a sua nova “casa” e  os visitantes devem ir pra lá.

“Legal, mas como eu faço essa configuração?” – se você tem acesso ao servidor (via FTP, por exemplo), é só criar um arquivo chamado “.htaccess” e inserir as linhas abaixo (ou, se ele já existir, coloque essas informações no começo do arquivo:

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://www.NOVODOMINIO.com/$1 [R=301,L]

O que essas linhas fazem? As duas primeiras “ligam” o redirecionamento, é na última que a mágica acontece. Basicamente essa linha diz “pegue qualquer coisa que venha pra cá e jogue no novo domínio”. Isso também inclui as páginas internas, e não somente a URL. Ou seja, mesmo os posts serão redirecionados, de forma transparente pro visitante. Assim, sempre que tanto uma pessoa tentar acessar seu blog, ele irá automaticamente para o novo domínio.

Perceba que você ainda precisará manter o domínio antigo por mais um tempo para que os buscadores tenham tempo de “registrar” que o seu blog agora pertence ao novo domínio e não ao antigo. Não existe uma regra específica para quanto tempo o domínio antigo deve continuar existindo (cada buscador tem regras diferentes), mas estima-se que em seis meses no máximo o seu blog já estará totalmente indexado.

Um último detalhe que não pode ser esquecido: no novo domínio, o formato de permalinks do blog deve ser o mesmo que o anterior. Para saber o formato do permalink utilizado, no painel do WordPress vá em “Configurações -> Links Permanentes”. No meu blog pessoal, por exemplo, está assim:


Com o .htacces devidamente configurado, você não perderá nenhuma visita e continuará bem rankeado nos buscadores. Lembre-se de fazer todos os testes necessários, e boa sorte com o novo domínio. :)