31 of maio de 2012

Como otimizar posts antigos para melhorar o SEO do seu blog

Pimp your blog, Publishers Postado por

Confira algumas dicas de como reotimizar o conteúdo do seu blog com SEO e fazer seu site crescer em audiência.

Você já deve ter lido muitas dicas de como  aumentar a visibilidade de seu blog com estratégias de SEO e como ter ideias para escrever mais conteúdo.  Mas pouco se fala sobre como reaproveitar o conteúdo que seu site já possui e reotimizá-lo para melhorar seu posicionamento nos buscadores.

O trabalho de SEO é um processo contínuo que sempre precisa ser mensurado e avaliado. Por isso a reotimização de conteúdo é indicada pelos especialistas de Search Engine Optimization. Mas o que isso significa em termos práticos? Neste post, saiba como reotimizar o conteúdo de seu blog e conquistar mais visitas.

Mensure os resultados do trabalho de SEO

De nada adianta otimizar o conteúdo de seu site se você não mensurá-lo e avaliar seu desempenho. Para fazer este trabalho, você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics e o Google Webmaster Tools.

Google Analytics

Utilizando esta ferramenta, você poderá descobrir quais são as páginas que mais recebem visitas no seu blog e através de quais palavras-chave isso acontece.

Mas como eu faço isso? No menu lateral esquerdo, clique em Conteúdo do Site e depois em Páginas de Destino. Você verá as 10 páginas que recebem mais visitas. Clique em uma delas e depois defina a Dimensão Secundária como Palavra-chave.  Você verá quais foram as palavras-chave que as pessoas digitaram nos buscadores para encontrar seu conteúdo. A partir daí, poderá fazer o trabalho de reotimização.

Com o levantamento de palavras-chave em mãos, terá condições de analisar se a página está otimizada para aquela determinada palavra-chave, ou seja, se a página contém essa keyword da maneira como as pessoas a estão buscando.

O próximo passo é trabalhar as keywords, ajustando seu texto e melhorando a concentração de palavras-chave. Mas sem exagero, é claro!

Google Webmaster Tools

A ferramenta para Webmasters desenvolvida pelo Google é outra aliada na reotimização de conteúdo.  O GWT também mostra quais keywords geraram mais tráfego para seu blog , exibe qual a posição média dos posts/páginas nos resultados dos busca e ainda mostra qual é seu CTR, ou seja, a taxa de cliques por número de exibição nos resultados.

Para chegar a esses dados, no painel da lateral esquerda clique em Tráfego e na sequência em Consultas de Pesquisa.

Após medir o desempenho de seu blog, mãos à obra!

Além de reotimizar os textos com as palavras-chave mais importantes, analise se seus posts antigos estão corretamente otimizados.  Confira outros pontos a serem observados:

1 – Se os títulos de seus posts antigos estiverem muitos longos, você pode reduzí-los para que fiquem com 60 caracteres. Contudo, não altere a URL a menos que faça o redirecionamento 301 para o novo endereço;

2 – Caso julgue necessário, faça ajustes nas meta-descriptions tornando-as mais atrativas, claras e explicativas. A meta-description é o texto que aparece abaixo do título nos resultados de busca e, apesar não ser fator de rankeamento no Google, influencia muito na decisão do clique;

3 – Verifique se os posts possuem imagens e se elas estão otimizadas.  Em termos de SEO, o ALT é super importante, pois descreve a imagem para as Search Engines. Já o TITLE é a descrição que vemos quando passamos o mouse sobre as imagens;

4 – Faça linkagem interna entre seus posts. Além de dar mais uma opção de navegação para o usuário, o texto feito há tempos ganhará visitas e poderá até mesmo ser curtido e compartilhado, o que aumenta sua relevância;

5 – Ao fazer a linkagem interna, atente-se para que o texto âncora (textos que contém links para outras páginas) possua as palavras-chave do texto de destino. Para ficar mais claro: se tenho um artigo sobre SEO e quero linkar para este post, o ideal seria que o link que viesse para cá estivesse otimizado com os termos reotimização, SEO, conteúdo. Assim, os buscadores entenderiam que este artigo tem relevância nestes termos.

Apesar de trabalhosa, a reotimização de conteúdo pode levar seu site ao topo dos buscadores e atingir seu principal objetivo: ganhar audiência e dinheiro com seu site.

  1. Valdir | junho 1, 2012 @ 19:13 - Responder

    Show de bola o artigo! Ha algum tempo procurava algo do tipo para melhorar o rankeamento do meu blog. Vou pratica-lo agora mesmo.

  2. Marvio Rocha | junho 1, 2012 @ 19:15 - Responder

    Keywords! Isso para mim é meio antigo! O Matt Cutts, já publicou um artigo interessante, sobre o por que o Google Não usa mais kayowords http://www.mattcutts.com/blog/keywords-meta-tag-in-web-search/

    • renata.fukuda | junho 6, 2012 @ 8:06 - Responder

      Olá Márvio,
      Não podemos confundir as Keywords, ou palavras-chave, que são usadas no conteúdo de seu texto com as “Keywords Meta Tags”, que são as keywords adicionais colocadas no cabeçalho. Estas sim não são consideradas pelo Google como fator de rankeamento.
      Como o nome já diz, elas são Tags colocadas no HTML das páginas e não são visíveis aos visitantes de um site.
      Para entender melhor, se você utiliza o plugin All in One SEO Pack, por exemplo, as Keywords Meta Tags são as palavras-chave e suas variações que são colocadas no último campo de preenchimento de cada post/página, logo abaixo da Description.

  3. Giuliano Cunha | junho 2, 2012 @ 19:57 - Responder

    Muito bom. Parabéns

  4. André | junho 7, 2012 @ 11:22 - Responder

    Adorei as informações e a questão informada pela Renata.fukuda tem que ser lembrada.

  5. Bruno Cunha | junho 16, 2012 @ 12:30 - Responder

    Esse blog da Boo-box está de parabéns!
    Além do desing clean, o conteúdo é de muito peso!

    Essa dica foi ótima!
    []s

  6. Tribbo | setembro 9, 2012 @ 19:50 - Responder

    Muito interessante a leitura.
    O melhor de tudo é que são coisas simples de se por em prática, não necessita de contratar profissional e os resultados são realmente satisfatórios.
    Abraços!

  7. spanish subjunctive tense sentences | dezembro 24, 2013 @ 1:56 - Responder

    Incredible points. Sound arguments. Keep upp the great effort.

    my blog post; spanish subjunctive tense sentences