22 of setembro de 2011

Como produzir conteúdo interessante na web e fazer seus posts mais relevantes para sua audiência

Pimp your blog, Publishers Postado por

Prestar atenção no feedback dos seus leitores e ter domínio sobre o assunto são as principais dicas

Criar conteúdo interessante para agradar e conquistar leitores na web não é uma tarefa fácil. Com a infinidade de opções de leitura que os usuários têm à disposição, oferecer um conteúdo relevante para manter sua audiência conectada se tornou um desafio.

Para garantir o sucesso de seus textos, posts e tweets, o primeiro passo é ter um domínio sobre o que você está escrevendo. Pesquisar bastante para entender sobre o assunto e buscar referências ajudam a produzir conteúdo com mais relevância para os leitores. Além disso, ter conhecimento sobre vários assuntos possibilita fazer articulações e ligações num texto, por exemplo, para torná-lo bem mais atraente.

Como produzir conteúdo interessante

Depois de estar familiarizado com o assunto, é preciso ouvir a audiência. Para começar, analise o fluxo de consumo de informação que você está distribuindo em suas redes sociais. Alguns conteúdos recebem mais comentários, likes e retweetes. Isso indica aquilo que está agradando o público. E é sobre esses assuntos que você precisa fornecer conteúdo. Para ajudar nessa tarefa, destacamos uma série de sugestões:

  • Uma boa estratégia é perguntar diretamente para seus leitores o que eles gostam de ler ou quais os assuntos mais interessantes. Além de questioná-los diretamente através de suas redes sociais (o Facebook já tem uma opção para perguntas), existem vários questionários online gratuitos, como o Survey Monkey e o Free Online Surveys, para você distribuir entre seus seguidores. Outra opção é incluir em email marketing ou no site de sua marca.
  • Os comentários de blogs também têm informações muito preciosas sobre o que sua audiência mais gosta de ler. Sabe aquele post com vários comentários? Certamente é um dos assuntos que mais agradou sua audiência. Comece a prestar atenção nesses detalhes e também nos assuntos menos comentados e curtidos. Assim, você estabelece uma lista de pautas e a melhor forma para apresentá-las.
  • Assim como os posts nos blogs, os tweets mais retweetados ou favoritados são indicadores do tipo de conteúdo que sua audiência quer ler. Além dos seus retweets, pesquise o que seus seguidores estão retweetando e onde eles estão buscando o conteúdo que você poderia oferecer. No Favstar você pode encontrar seus tweets mais favoritados e ir acompanhando os posts com mais sucesso durante um determinado período.
  • Como a maioria dos links são postados no Twitter através de um encurtador para economizar espaço, como o Bit.ly ou um dos oferecidos pelo Hootsuite, por exemplo, você pode ter acesso a estatísticas dos links mais clicados. A maioria desses serviços oferece esses dados, e essas informações irão ajudar a descobrir quais os tweets que mais geraram links e os assuntos mais interessantes.

Essas dicas são bem simples, mas oferecem um resultado muito valioso. Afinal, descobrir o conteúdo que sua audiência mais gosta e produzir mais sobre esses tópicos para serem compartilhados tornam sua imagem mais relevante e atraente nas redes sociais. Você costuma usar uma dessas estratégias para avaliar o retorno que sua audiência está esperando? Conte aqui nos comentários!

  1. Oh doido | setembro 24, 2011 @ 0:19 - Responder

    Excelente postagem ;D

  2. Abner SS | setembro 24, 2011 @ 10:38 - Responder

    Muito bom como sempre!

  3. Rafaela | setembro 29, 2011 @ 16:15 - Responder

    Texto super interessante. Parabéns!
    E conforme fui lendo, fui identificando exatamente o que os leitores do meu blog mais comentam e sinto uma grande reciprocidade.
    Vou investir cada vez mais no tipo de post que eles gostam.
    Abraços.

  4. Tiago Haka | outubro 11, 2011 @ 13:27 - Responder

    Texto curto, simples e objetivo! Conseguir digerir todas as informações necessárias para colocar em pratica em meu blog.

    Abraços!

  5. Caio Ollhývvhër | janeiro 24, 2012 @ 11:18 - Responder

    Texto excelente!

  6. J Guimarães | janeiro 10, 2013 @ 20:03 - Responder

    Estou sempre em busca de algo novo que aparece na blogosfera.
    Acredito que mais leio o que outros escrevem do que escrevo.
    Isto me dá uma bagagem maior e mais segura para começar mais tarde.
    Tem dado resultado, porque noto que aparecem blogueiros de prestígios para avaliar o que escrevo.

  7. Patricia Secrets | novembro 15, 2013 @ 11:55 - Responder

    Estou a comerçar o meu blog e acho que as suas dicas me vão ser muito uteis. Obrigado
    Nesta fase inicial também tenho lido muito mais que o que publico e realmente é muito importante começar por “aprender a escrever”.

  8. clayton | janeiro 31, 2015 @ 16:51 - Responder

    moito bom conteudo