03 of maio de 2012

Compacte suas imagens com o smush.it e diminua o tempo de carregamento do seu blog

Pimp your blog, Publishers Postado por

Nosso post de hoje dá mais uma dica para diminuir o tempo de carregamento do seu blog. Conheça o smush.it e saiba como tirar proveito dele.

Um dos fatores mais importantes e ao mesmo tempo menos considerados pelos blogueiros na hora de medir a velocidade do site é o tamanho das imagens que compõem os posts. Mesmo que seu blog seja lotado de fotos ou contenha apenas uma singela imagem para ilustrar o post, é importante garantir que o tamanho de todas as imagens seja o menor possível.

Mas quais são as vantagens? A mais importante é o tempo de carregamento da página. Hoje em dia, com velocidades de conexão cada vez mais rápidas, mal notamos o tempo que leva para carregar uma imagem de 500KB. Mas essa mesma imagem pode levar preciosos minutos para ser baixada por completo em outros computadores. Sem contar que o Google considera toda a página na hora de medir o tamanho e a velocidade de acesso, inclusive as imagens. E um site muito pesado com certeza acabará jogando seu blog lá pra baixo nos resultados das pesquisas.

Além disso, alguns servidores costumam ter um limite de tráfego (o que foi transferido do servidor para a máquina do visitante) e armazenamento em disco (o quanto de arquivos você pode guardar no servidor). Imagens grandes com certeza vão consumir tanto o tráfego quanto armazenamento, e é muito comum alguns servidores simplesmente tirarem seu blog do ar ao atingir o limite.

Existem diversas formas de evitar esses problemas: você pode definir um tamanho máximo (em pixels) para cada imagem do post, e editá-las em um programa como o Photoshop ou o Paint para que elas fiquem nas medidas aproximadas. Você também pode dar preferência para formatos de imagem que tem o tamanho final naturalmente pequeno, como arquivos JPG ou PNG. E, se você quiser diminuir ainda mais o tamanho das suas imagens, pode usar o smush.it, um serviço que permite ao comprimir ao máximo uma imagem sem que haja perda perceptível de qualidade.

O smush.it é um serviço do Yahoo! que permite a você otimizar imagens, tornando-as menores. Claro, cada caso é um caso, a média de redução gira em 5% do tamanho, mas há situações em que um arquivo no formato JPG pode ficar até 50% menor. O uso do smush.it é simples: ao acessar o site, você pode ou fazer o upload dos arquivos que serão otimizados, ou listar as URLs das imagens. No final do processo (que pode demorar um pouco) o smush.it vai gerar um arquivo compactado para que você possa baixar as novas imagens.

Obviamente, pegar todas as imagens do seu blog e enviar para o smush.it pode ser um trabalho bem penoso, mas para isso existe um plugin para o WordPress, que faz praticamente todo o trabalho para você. É o WP Smush.it, e seu uso é bem simples.

 

A instalação do WP Smush.it pode ser feita diretamente do painel administrativo do WordPress, e a partir daí qualquer imagem que você subir passará automaticamente pelo processo de otimização. Mas e as que já existiam antes de você instalar o plugin? Simples, o WP Smush.it possui uma função que pega todas as imagens que ainda não tenham sido otimizadas e as otimiza. Essa função está disponível na administração do blog, em “Mídia > Bulk smush.it”. Apenas lembre-se que, dependendo da quantidade de arquivos que você tiver no blog esse processo pode demorar algumas horas.

Então, o que está esperando? Instale já o WP Smush.it no seu blog e torne seu blog ainda mais rápido!

  1. André | maio 3, 2012 @ 17:17 - Responder

    Pra todo mundo que é dono de um site (creio que muitos que usem a boo-box sejam) USEM ISSO.
    Ninguém merece mesmo um site que pra você acessar ele você gasta 5mb de banda pra abrir uma simples página …
    É bom pra quem tem 3g, com banda limitada, pra quem acessa com smartphones ou pra qualquer um que mora em bairros onde internet maior de 2mb é sonho..

    Além de melhorar a posição nos buscadores, já que eles levam em consideração o tempo de carregamento da página (Y)

  2. Glauco | maio 4, 2012 @ 16:01 - Responder

    Lindo isso!
    Tks.

  3. Thiago Henrik | maio 4, 2012 @ 21:43 - Responder

    Bacana, uma pena que a maioria das dicas seja pra usuários do WordPress. Aposto que tem muito publisher no boobox que, como eu, usa o Blogger.

    • Paulo Alkmin | maio 24, 2012 @ 14:24 - Responder

      boo! Vamos tratar do blogger nos próximos artigos, mas infelizmente a própria estrutura do blogger não nos deixa customizar muita coisa. :(

  4. Rodolpho Victor | maio 4, 2012 @ 22:16 - Responder

    Eu estava usando esse plugin, mas depois de um tempo ele deu problema e todas as imagens voltaram ao normal.

  5. Edson Ferreira da Silva | maio 5, 2012 @ 19:58 - Responder

    É uma pena que, para o Blogspot, não haja uma interação que facilite nossa vida de blogueiros.

  6. Moisés B. Böll | maio 7, 2012 @ 8:20 - Responder

    Outra dica bacana para quem usa WordPress e está interessado em aprimorar a performance do site no que diz respeito ao tempo de carregamento é utilizar o plugin “W3 Total Cache” para criar cache das páginas e comprimir trechos de códigos JS e CSS. O plugin é tão completo que tem até a opção de fazer CDN, que nada mais é que um servidor dinâmico onde você guarda todas as imagens do site para que carreguem mais rapidamente independente do local onde o site está sendo acessado, só que pra funcionar legal precisa contratar um serviço CDN que tem um custo.
    Você pode acompanhar a evolução da performance através do Pagespeed do Google: https://developers.google.com/pagespeed/ que inclusive dá umas dicas bem legais depois de analisar o site.

  7. J Guimaraes | junho 6, 2012 @ 18:20 - Responder

    Semelhante ao Rodolpho Victor, tive problema no envio de imagens com esse plugin.

    Todavia, por ser teimoso e experimentador de ferramentas que ajudam o blog, vou deletar o que está lá e instalar outro.

    Daí dará certo.

  8. Ubira Freitas | maio 21, 2014 @ 13:09 - Responder

    Muito grato pelo post. Ajudou muito!
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraço.

  9. LEANDRO | março 5, 2015 @ 15:38 - Responder

    Ótimo post, estou sofrendo desse mal, tento reduzir as imagens antes de postar, mas como a maioria, tenho pouco tempo para manter o blog, com isso algumas vezes não consigo entregar a qualidade desejada. Vou testar esse plugin. Valeu.

    LEANDRO
    http://www.riodelikes.com.br

  10. Kadu | março 30, 2015 @ 16:33 - Responder

    O link http://smushit.eperf.vip.ac4.yahoo.com/ysmush.it/ não está mais acessível.
    abs!

    • Marina Braum | março 31, 2015 @ 10:43 - Responder

      Fala Kadu!
      Os links foram atualizados! (:
      Obrigada pelo feedback.