10 of novembro de 2011

Dicas básicas para divulgar seu blog

Pimp your blog, Publishers Postado por

Para que seu blog receba visitas, as pessoas têm que conhecê-lo. Confira nossas dicas e espalhe seu blog por aí!

Então você tem um blog novo em folha e cheio de conteúdo para ser lido, ou um blog veterano que não tem a audiência que merece. Seja qual for o seu caso, uma coisa é certa: você precisa de visitas! Neste post vamos te dar algumas dicas bem básicas, mas eficazes, de como divulgar o seu blog e aumentar a visitação.

Em primeiro lugar, você precisa descobrir quem é e onde está o seu público-alvo. Como já dissemos aqui, é interessante focar seu blog em um assunto que você domine, já que uma das vantagens é a facilidade em identificar sua audiência. Por exemplo, para um blog sobre carros você pode procurar fóruns de discussão.

Como divulgar seu blog

Indique o link em sua assinatura de e-mail. Parece óbvio, mas muita gente esquece desta que é a maneira mais fácil de divulgar o blog para seus contatos. Alguns aplicativos, como o WiseStamp (uma extensão para Firefox, Chrome e Safari), permitem que você crie uma assinatura de e-mail com links personalizados, como seu blog e perfis em redes sociais. Com ele, é possível cadastrar o feed RSS do seu blog, por exemplo, e ele adiciona um link para o seu post mais recente.

Comente em outros blogs. Essa é a estratégia de divulgação mais básica. Mas, atenção, não estamos falando em visitar mil blogs aleatórios e deixar um comentário genérico como “Visita lá o meu blog!”. Foque seus esforços, procure blogs que tenham alguma relação com o seu e deixe comentários inteligentes, que estimulem a conversa com os outros leitores. Se suas observações forem interessantes, são grandes as chances de as pessoas passarem a visitar o seu blog também.

Divulgue nas redes sociais. Sempre que publicar um novo post, espalhe ele por aí! Faça um post no Twitter com uma chamada instigante, compartilhe no Facebook – você já criou uma fanpage para o seu blog, né? Procure também por fóruns relacionados ao assunto do seu blog, ou mesmo comunidades no Orkut (não, ele não morreu!), se é lá que sua audiência está.

Crie uma newsletter. Alguns serviços, como o Feedburner, permitem inserir em seu blog um campo onde seus leitores cadastram um e-mail para receber seus posts automaticamente. No entanto, nada impede que você crie um boletim personalizado para seus leitores, onde você pode divulgar seus posts ou outros assuntos de interesse do seu público. Dá para utilizar serviços gratuitos, como o Yahoo! Groups e o Google Groups, ou mesmo ferramentas específicas para e-mail marketing como o Mailchimp. Mas atenção, nada de sair comprando lista de e-mails e enviar sua newsletter para o mundo todo; isso é considerado SPAM e o efeito será completamente o oposto do desejado.

Faça o cadastro em ferramentas de pesquisa. Use serviços como o SubmitForce para cadastrar seu blog nas principais ferramentas de busca internacionais. Tome cuidado para utilizar um e-mail descartável nesse tipo de ferramenta, pois você vai receber muito SPAM.

Envie seus posts para agregadores de conteúdo. Em sites como o Ueba!, você divulga seu conteúdo e pode descobrir textos interessantes dentro do seu nicho de atuação.

E você, tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários!

  1. @maario_souza/BARATOLOUKO | novembro 12, 2011 @ 11:17 - Responder

    A participação em forúm que tenham a ver com seu conteúdo tbm traz alguns beneficios…

  2. João Ricardo | novembro 13, 2011 @ 13:28 - Responder

    Muito bom! , no meu blog por exemplo http://modoeasy.blogspot.com/
    Eu utilizo os agregadores de conteúdo que estão ao lado la no meu blog, e tem dias que consigo mais de 2000 visitas em apenas um deles, é muito bom para começar fica a dica

  3. Abner SS | novembro 18, 2011 @ 8:53 - Responder

    Boas dicas pra quem está começando, é isso pessoal do boo-box Bom Trabalho como sempre!

  4. Jacytan Melo | janeiro 25, 2012 @ 17:34 - Responder

    Obrigado pelas dicas. Amo o boo-box, uma empresa conectada e voltada para soluções empresariais do presente e do futuro

  5. JediMasterHouse | junho 2, 2012 @ 11:33 - Responder

    Boas dicas, na parte de comentar em blogs, temos que usar a opção Nome/URL para colocar o link de nosso site, mas so vale se o Blog/Site tiver comentários sem a tag rel=”NoFollow”, Leia mais aqui:

    http://www.jedimasterhouse.com/2011/05/remover-nofollow-do-blogger.html

    Os agregadores sempre ajudam.

  6. Criar Sites SJC | junho 26, 2012 @ 1:44 - Responder

    Ótimas dicas, alais o sistema Boo-Box é muito bom em si!

    Estou gostando, o melhor que já encontrei

  7. @LorenaBranquinho | outubro 31, 2015 @ 21:37 - Responder

    Agregadores de conteúdo. Ótima pedida! Para o começo, estou indo bem.
    Boo-box, continuem com a ajuda. Parabéns pelo site!

  8. Roberto | abril 5, 2016 @ 0:00 - Responder

    Todas as dicas são realmente muito boas e para complementar este artigo indico esse conteúdo: https//vizive.com.br/como-divulgar-meu-blog/
    Essa dica do Ueba é bem bacana!