12 of janeiro de 2012

Criando conteúdo compartilhável

Pimp your blog, Publishers Postado por

Alguns fatores simples podem fazer com que seu conteúdo seja mais compartilhado e curtido, atingindo mais pessoas e tornando seu blog/site mais conhecido.

Ter mais pessoas compartilhando seu conteúdo faz com seu site se torne mais relevante e atinja um número ainda maior de pessoas. Mas não basta simplesmente fazer seu post e imaginar que ele magicamente será lido e compartilhado por aí. Algumas dicas bem simples podem ajudá-lo a tornar seu conteúdo mais “compartilhável” e é delas que falamos neste post.

Criando conteúdo compartilhável

Conteúdo de qualidade é mais facilmente compartilhado

O primeiro passo para que as pessoas compartilhem seu conteúdo é a qualidade dele. Um texto bem escrito, sem erros gramaticais e com ideias expostas claramente tem muito mais chances de ser compartilhado do que algo truncado e cheio de erros.

Outra questão muito importante é a veracidade e a relevância das informações. Se você disser as mesmas coisas que outros sites do mesmo segmento, sem nenhum diferencial ou informação nova, dificilmente as pessoas irão se interessar.

Fique atento também ao perfil de seus leitores e ao feedback deles, quanto mais direcionado ao seu público-alvo for seu conteúdo, mais eles irão divulgá-lo.

Enfim, existem muitos fatores que podem tornar seu conteúdo mais interessante e quanto melhor você trabalhá-los, maior o sucesso de seus posts.

Divulgue seu conteúdo e facilite o compartilhamento

Um dos elementos que pode aumentar o compartilhamento do seu conteúdo é a facilidade de encontrá-lo. Quanto mais fácil for para encontrar seu blog ou post, melhor. Afinal de contas, se as pessoas encontrarem seu conteúdo e ele for bom, você vai ganhar mais leitores. Assim, seu blog será mais visitado e você terá mais gente divulgando e comentando sobre ele. Para isso, use e abuse de palavras-chave e invista na otimização de seu blog para os sites de busca (SEO).

Divulgue seu conteúdo e não se limite à sua página. Utilize redes sociais como: Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn para ajudar a disseminar seus posts, mas lembre-se que divulgar bem não é fazer spam.

Um outro fator que pode ajudar bastante é ter botões de compartilhamento (like, tweet, +1 e outros), que permitam ao leitor curtir e compartilhar o que ele achar interessante. Quanto mais você facilitar para que as pessoas divulguem seus conteúdos, mais provável que elas compartilhem.

Agora que você já sabe essas dicas, aplique-as no seu site/blog e veja seu conteúdo sendo compartilhado por aí!

  1. Leandro Martins | janeiro 14, 2012 @ 0:42 - Responder

    Ótimo post. Aliás a Boo Box sempre compartilhando conhecimento :-)

  2. J. Guimarães | janeiro 16, 2012 @ 22:51 - Responder

    É bom compartilhar o que escrevemos nas redes sociais.

    Todavia, o cuidado com a escrita deveria ser um critério essencial para os que escrevem artigos na internet.

    Infelizmente, essa prática não é seguida à risca.

    Muito obrigado pelas dicas.

    Desconhecia a prática de divulgar arquivos no Linkedin.