10 of agosto de 2012

Crie rapidamente temas simples para o WordPress

Pimp your blog, Publishers Postado por

Muitas vezes não temos o tempo ou a habilidade necessária para criar um bom tema para o WordPress, que seja simples, rápido e esteja de acordo com os padrões tanto do WordPress quanto de programação. Para agilizar a criação de temas, existem várias ferramentas que podem agilizar esse processo.

Se você quer ter um blog que se destaque entre a infinidade de outros blogs na internet brasileira, é importante que além de um ótimo conteúdo ele também tenha um visual agradável para o leitor. Infelizmente, muitas vezes no processo de pensar em um layout bacana você esbarra em uma série de dificuldades, como não possuir o conhecimento necessário para criar um tema do zero, ou não ter tempo ou dinheiro para contratar um designer.

Além disso, mesmo que você consiga criar um layout bacana, pra muita gente adaptar esse layout no formato que o WordPress exige é algo bem complexo. São vários arquivos diferentes, cada um chamando uma área do blog, e a maneira que eles se unem ainda confunde alguma pessoas.

Pensando nesses problemas, mostramos duas soluções que podem ser úteis: O tema Sandbox e um Gerador de Temas para o WordPress.

O Sandbox é um tema para o WordPress “em branco”, sem configurações de CSS ou imagens, mas toda a estrutura necessária para exibir posts, comentários e outros recursos do seu blogestão nele. Tendo as imagens e conhecendo no mínimo o básico de CSS você pode criar temas fantásticos e originais.

E, como o Sandbox funciona como um tema normal, você pode ir alterando ele em uma instalação do WordPress e ver pouco a pouco ele vai ficando.

Para os mais apressados e que não preferem um método mais visual para criar seus layouts, uma opção é o WordPress Theme Generator, um gerador visual de temas. Com ele, você vai montando um layout do zero, apenas selecionando as várias opções de formatos e cores no formulário do lado esquerdo.

Ao final do processo, é só clicar no botão “Save” e aguardar um pouco, que o site gerará um arquivo compactado com o tema completo para você baixar, ou se você quiser, pode baixar os arquivos individualmente.

Embora o Gerador de Temas seja simples de usar, no final das contas o resultado ainda é algo padrão, sem muitos detalhes que fujam do lugar-comum. Mas ele pode servir como ponto de partida para um tema mais bem acabado e devidamente personalizado para seu blog. :)

  1. Dudubarbosa | janeiro 6, 2013 @ 15:00 - Responder

    Cara.. valew pelo POST… eu procurava um tema em branco mais não conhecia esse tema aí.. valew…

    • Gianni | julho 22, 2016 @ 20:18 - Responder

      Eu também procurava um tema em branco. vou testar agora. Estou criando o meu template do zero e quero embutir 2 plugins pagos nele. o visual composer e o slide revolution. não consegui solução pra isso nem em sites de cursos profissionalizantes em wordpress. alguém pode me ajudar?

      • Bárbara Oliveira | julho 27, 2016 @ 15:57 - Responder

        Olá, Gianni!

        Recomendamos que entre em contato com o suporte do próprio WordPress, pois eles podem te oferecer uma ajuda mais completa. :)

        Abraços!