29 of março de 2012

Dicas para aumentar a audiência do seu blog

Pimp your blog, Publishers Postado por

Entenda como divulgar o seu blog e torná-los mais interessante para ter cada vez mais sucesso e audiência na web.

Viver do seu próprio negócio e ainda escrever sobre o que você é apaixonado é o sonho de todo o blogueiro. Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. O TechCrunch (TC) é a prova viva disso. Hoje o TC é o blog com maior credibilidade na área de tecnologia no mundo. A curiosidade é que ele também começou dentro de uma garagem. Para alcançar esse mérito, o fundador Michael Arrington se dedicou anos e anos para desenvolver uma plataforma de qualidade e que fosse reconhecida facilmente pelos usuários. Este é somente um dos exemplos de sucesso de blogs. Já aqui no Brasil, a boo-box pode te dar dicas de como ser reconhecido através desse trabalho e virar, porque não, referência no Brasil.

Vamos separar as dicas em quatro pilares principais que servirão para atrair audiência, são eles: conteúdo, interatividade, estratégias de otimização e divulgação do canal. Fique ligado!

Conteúdo:
Como já falamos outras vezes, é muito importante definir o assunto, é necessário que você tenha pleno conhecimento dele, de forma a direcionar os textos para um determinado grupo de interesse.  Esse é um meio de engajar e seduzir o leitor para o seu site. Funciona como um cliente, que voltará a loja para conhecer as novas tendências ou mercadorias.

Outra dica importante dentro desse contexto é que você atualize constantemente sua plataforma. Tudo bem, sabemos que é difícil atualizar um blog todos os dias, então deixe claro para o seu leitor quantas vezes por semana você irá postar novidades. Assim, você cria uma maior fidelidade com o seu leitor. E lembre-se, quanto mais você se dedicar e cuidar do conteúdo do seu blog (escrever bem, buscar boas pautas, etc.), melhor!

Interatividade:
Hoje a web é um dos maiores ambientes de interatividade e o seu blog está dentro dela. Você tem a faca e o queijo na mão, basta saber usar. É extremamente necessário criar um networking ou uma rede de relacionamento sólida para que o público veja o seu blog como um canal válido e importante para o dia a dia dele. Você tem que impressionar o seu leitor e mexer com a opinião dele. O impacto é muito importante.

E fazer isso pode ser mais simples do que você imagina.  Por exemplo, a participação em fóruns é um passo para você expor suas ideias e atrair usuários. Também é interessante fazer parcerias com outros blogs, hoje em dia essa troca é chamada de guest blogging e beneficia ambas as partes. A ação também promove o seu blog para outro público que se interessa pelo que você está falando. Nessas parcerias você sugere pautas e textos, faz comentários em posts de outros sites e ainda pode divulgar links que direcionem para sua página. Estar aberto a comentários e participar de discussões é a melhor forma para interagir e consequentemente criar fãs e reconhecimento na web. Relacionar-se com o seu público é o segredo do sucesso.

Estratégia de otimização
Você sabia que o Google possui mais de 3 bilhões de buscas feitas por dia? Um número no mínimo impactante. Agora entenda como você pode tirar proveito desse dado. Existem diversas técnicas de redação para você facilitar que as pessoas achem o seu site nos canais de busca como o Google. Essas técnicas são chamadas de SEO e servem como uma ferramenta de direcionamento de audiência a seu favor. São estratégias que envolvem escolhas de palavras-chave, nome do seu blog e que influenciam na produção do texto e título.

A boo-box já deu várias dicas sobre essas técnicas, confira aqui. Outro aspecto interessante para monetizar o seu conteúdo é inserir imagens que não só sejam bonitas, mas que ajudem as pessoas a achar certas pesquisas através da imagem. O público também usa muito a opção de procurar assuntos pelo campo de imagem do Google e Yahoo!. São ferramentas de otimização que ajudam a criar buzz para o seu site.

Divulgação
Qual a melhor forma de divulgação atualmente do que as redes sociais? Aproveite! Use canais como Facebook, Twitter, Pinterest, Flickr, LinkedIn, YouTube e tantos outros para divulgar seu blog. O interessante é que a cada novo post, você saiba que é fundamental compartilhá-lo nas mídias sociais. Assim você divulga o seu trabalho e estimula seus amigos a compartilhar o que mais chamou a atenção deles.

Vai aí uma outra dica, opte por disseminar seu blog nas redes sociais depois que você já tiver uma quantidade legal de posts e que seu blog já tenha uma estrutura visual atrativa. Dessa forma você ganha credibilidade e aumenta o seu networking. Além disso, você é quem melhor vai divulgar o seu site. Então, não se esqueça de colocar hiperlinks para os leitores navegarem por seus posts.

Essas são apenas algumas dicas e processos de uma atividade que leva tempo e paciência para você que deseja fixar o seu nome no mercado. Se você tem alguma outra dica sobre o assunto, conte para a gente e compartilhe com seus colegas de profissão. Mãos a obra e boa sorte!

  1. thayna | junho 9, 2014 @ 13:18 - Responder

    Muito legal as dicas.

  2. daiane ferreira | agosto 26, 2015 @ 13:02 - Responder

    Obrigado pelas dicas, pois necessito muito de conseguir mais seguidores isso gera uma certa credibilidade para que as pessoas acreditem mais no meu trabalho.

    obrigada

  3. Sergio e Erika | março 12, 2016 @ 17:07 - Responder

    Audiência é o que todos queremos, Excelentes dicas.Obrigado.

  4. Marcus Nunes | agosto 4, 2016 @ 9:33 - Responder

    Muito bom. Apostar em bons conteúdos e a base mais importante para criar relevância, o que garante o tráfego.
    Boas dicas, parabéns.