19 of janeiro de 2012

Dicas para combater o bloqueio na hora de escrever

Pimp your blog, Publishers Postado por

Algumas dicas simples podem ajudá-lo identificar temas legais para os seus posts e combater o bloqueio na hora de começar a escrever.

Um dos principais desafios de qualquer blog, é ter postagens frequentes e sempre interessantes para os seu públicos, mas sabemos que nem sempre é fácil identificar pautas relevantes e escrever bons textos. Muitas vezes, há vontade de fazer um post, mas não se sabe sobre o quê. Em outras, há um bom tema para um texto, mas bate aquele bloqueio. Para ajudá-lo nestas situações elaboramos algumas dicas:

Dicas para combater o bloqueio na hora de escrever

Escreva sobre o que gosta e lhe interessa. O primeiro passo para fazer os outros se interessarem por seus posts e para ter sempre motivação para escrever, é falar sobre algo com que você tenha afinidade. Falar sobre algo que você não gosta ou não entenda dificilmente dará certo.

Leia e pesquise muito sobre o tema. Não é porque você gosta do tema ou entende dele que você sabe tudo. Leia a respeito, pesquise, se aprofunde. Essa é a melhor forma de ter bons argumentos para escrever e de identificar assuntos interessantes.

Esteja por dentro do que falam outros blogs. Estar ligado a outros blogs não significa copiá-los, mas saber do que estão falando e identificar temas em alta e fontes de informação utilizadas por outros blogueiros podem aumentar sua bagagem e dar um reforço na hora de pesquisar e escrever.

Dialogue com seus leitores. Leia os comentários do blog, estabeleça uma boa relação com seus leitores e observe quais temas/posts tem mais acessos, isso vai ajudá-lo a perceber o que atrai e interessa seu público.

Conecte-se e inspire-se. Quanto mais referências e fontes você tiver, melhor. Não leia apenas blogs, mas também sites, revistas, livros, jornais, veja TV, participe de fóruns, acompanhe as redes sociais, olhe o mundo ao seu redor. Quando você está com o radar ligado, é mais fácil identificar assuntos bacanas.

Respire novos ares. Conheça pessoas e lugares inspiradores que tem a ver com o tema do seu blog. De tempos e tempos também modifique o lugar onde escreve ou escreva de algum lugar diferente, tudo isso ajuda a despertar novas ideias.

Aproveite momentos de inspiração. Quando você pensar em bons temas, anote-os, e também aproveite quando puder para adiantar posts.

Faça um brainstorm. Anote temas, pensamentos, referências… Libere tudo o que vier na sua cabeça e, assim, você poderá encontrar boas ideias.

Faça um controle dos posts que já escreveu. Saber sobre o que você já falou pode ajudá-lo a identificar temas que ainda não foram abordados e também ajudam a evitar repetição, assim, você evita escrever sempre mais do mesmo.

Reúna informações. Você tem o tema, mas não sabe por onde começar? Reúna todas as suas fontes, leia tudo, organize as ideias de forma lógica, faça anotações, enfim, construa um raciocínio que o ajude a levar o texto adiante.

  1. ProcureAqui | janeiro 20, 2012 @ 16:02 - Responder

    Realmente ótimas dicas, que se colocadas em prática se obterá ótimos resultados, vou me esforçar para seguir estas dicas valiosas e tenho certeza que dará certo.

  2. Noel Rodrigues | janeiro 20, 2012 @ 16:11 - Responder

    O artigo acima é muito esclarescedor, estava lendo e várias idéias brotaram…

  3. Wellington Macgaren | janeiro 20, 2012 @ 18:13 - Responder

    Ótimas dicas. o que eu faço tb é, conforme for pensando em temas que dariam bons posts eu deixo anotado aqui em um bloco de notas . Nem sempre a idéia do texto vem com a idéia de sobre o que escrever. Assim além de já me preparar sobre temas pro futuro ainda consigo tempo pra pesquisar sobre o assunto.

  4. Samuel Ribeiro | janeiro 20, 2012 @ 18:20 - Responder

    Belo post.
    Abraços

  5. J. Guimarães | janeiro 20, 2012 @ 19:27 - Responder

    Olá Roberta

    Muito bacana sua explanação.

    Principalmente escrever com elegância, com destaque do texto em negrito, coo você fez aqui.

    Também verificar as dicas de gramáticas publicadas na internet ou em livros.

    Escrever frases curtas e com tópicos de no máximo 5 linhas.

    Importante para um texto legível.

  6. Danilo Dvamobt | janeiro 20, 2012 @ 23:53 - Responder

    A mim também foi muito esclarecedor Noel, apensar de simples. Me deu vontade de fazer um brainstorm agora rs

  7. thiago64 | janeiro 21, 2012 @ 0:18 - Responder

    Boas dicas ^^

  8. Mark | janeiro 22, 2012 @ 7:38 - Responder

    Dicas básicas. Muito bom.
    Para quem está começando, é uma ótima oportunidade. Para quem já tem anos de experiência, o tempo já ensinou isso.

  9. Henrique Amaral | maio 26, 2012 @ 17:20 - Responder

    Ótimas dicas, eu acho que a principal delas, é Aproveitar os momentos de inspiração, pois as vezes quando surgi a ideia, você consegue desenvolver legal um tema, ação que pode ser que não se repita se você deixar para escrever depois, outra coisa que apreendi é quando surgir a ideia sair escrevendo, arrumar eu deixo pra depois, fazendo isso acho que evito que as ideias se dispersem.
    Agora tem mais, se o local que você escreve não ajuda ai fica difícil, eu mesmo depois que arrumei um lugar confortável silencioso, arejado melhorei muito. Outra coisa que considero essencial é uma mesa e uma cadeira adequada, principalmente pra quem fica horas em frente ao computador, pois ter inspiração pra escrever com dor nas costas, muscular é péssimo.

    Abraço