06 of outubro de 2014

Entendendo a variação do mercado publicitário

Pimp your blog, Publishers Postado por

A boo-box selecionou os pontos principais na variação do mercado publicitário para você ficar atento e aproveitar melhor o desempenho de publicidades em seu site.

Que o mercado publicitário é sazonal, já estamos cansados de saber. Existem diversos fatores que implicam na quantidade de campanhas publicitárias disponíveis no mercado. Por isso, a boo-box listou alguns dos principais fatores que podem influenciar diretamente na quantidade de campanhas disponíveis em seu site.

Confira estas 4 dicas e entenda como funciona a variação do mercado publicitário e como isso pode impactar em seus rendimentos.

 

1. A variação durante o mês.

Campanhas online costumam ter duração média de 15 a 30 dias. Isso não é necessariamente uma regra, visto que o meio digital é eficaz também para campanhas de pequena duração como 3 dias ou uma semana. Mas como muitos anunciantes estão começando a migrar do offline para o digital, ainda compram mídia do modo antigo, com “flights” com duração média de 15 a 30 dias, fazendo com que o meio e o fim do mês tenham um volume maior de cliques e views de campanhas.

2. A variação na transição de mês.

Conforme citado no item 1, como muitas campanhas possuem de 15 a 30 dias de duração, o fim do mês costuma ter um volume grande de campanhas disponíveis enquanto o começo do próximo mês pode estar com um volume reduzido de campanhas, já que novas campanhas estarão prestes à iniciarem.

3. A variação durante o ano.

O volume de campanhas também pode mudar durante o ano. A tendência é que em “datas comemorativas de consumo” o número de campanhas seja maior que nas datas comuns do calendário. Então ocasiões como dia das mães, dia dos namorados, páscoa, dia das crianças, etc. possuem maior disponibilidade de campanhas, pois os anunciantes aproveitam a oportunidade para alavancar as vendas.

4. A variação na transição de ano.

O fim do ano possui um grande número de campanhas. Em parte devido ao aproveitamento do natal e em outra por ainda haver verba “remanescente” de publicidade para algumas marcas investirem no ano que irá acabar. Isso causa grande contraste quando o novo ano chega, pois muitos anunciantes ainda estão elaborando o plano de ação do ano novo, gerando uma quantidade bem menor de campanhas disponíveis no começo do ano.

 

  1. Eduardo Pimentel | novembro 17, 2014 @ 17:28 - Responder

    Muito boa a dica.
    Se seguirmos essa sazonalidade para nos preocupar com a manutenção do site e inserção de novos conteúdos podemos atingir melhores resultados.

    Valeu, boo-box!