28 of junho de 2012

Descubra como criar uma newsletter do seu blog

Pimp your blog, Publishers Postado por
Como entregar para seu leitor os posts mais novos, mesmo quando ele só visitou seu blog uma única vez? Como garantir que ele continuará voltando e recebendo sempre novidades? O Feedburner pode ser uma grande ferramenta em busca de leitores mais fiéis, se você souber usá-lo ainda mais a seu favor.

O Feedburner já é um velho conhecido dos blogueiros e funciona como uma ferramenta para otimizar o feed do seu site. Com ele, você pode formatar automaticamente o feed para ser compatível com a maioria dos leitores, torná-lo visualmente mais agrádavel para o leitor e também difundir de maneira mais efetiva os textos que você produz.

E como usar? Basta acessar o Feedburner, preencher os seus dados (como ele já é integrado ao Google, isso é simples) e logo na página inicial colar o endereço original do feed do seu blog, como no exemplo abaixo:


O endereço pode variar de site para site, mas se você utiliza o WordPress, o endereço do seu feed deve ser como no exemplo acima. Depois de clicar em “Próximo”, é só seguir as instruções você terá um endereço de feed no Feedburner, podendo configurá-lo para suas necessidades.
Ao clicar em “Optimize” no FeedBurner, você pode ativar uma série de funções que tornarão seu feed muito mais interessante para o leitor. Veja algumas das opções mais importantes:

Browser Friendly -
Com essa função ativa, o seu endereço de feed ganha um visual mais amigável quando acessado em qualquer navegador, dando dicas de como assinar o feed, quais programas usar e como receber os posts por email. Veja o feed do nosso blog, por exemplo. Bem mais bonito, não?

SmartFeed -
Existem vários formatos diferentes de feed, e cada serviço ou programa pode ler vários formatos diferentes ou apenas um, e até mesmo interpretar o conteúdo de forma diferente. Ao ativar o SmartFeed, o próprio FeedBurner converte o feed para o formato do programa ou ferramenta, aumentando assim a compatibilidade e garantindo que seu post chegará até o leitor da forma correta.

FeedFlare - Com essa opção ativada, o FeedBurner vai incluir automaticamente no final de cada post uma série de links para o seu leitor. Ao ler seu post, o leitor pode, por exemplo, ir direto para a área de comentários, ou enviar o texto para um amigo por email, compartilhar no Facebook, e várias outras ações. Os links que aparecerão para o leitor são definidos por você nessa aba.

Na aba “Publicize” você encontra opções diversas para divulgar seus posts. Em FeedCount você gera o código HTML de um botão que mostra quantos leitores seu feed já possui, e que pode ser incluído em qualquer ponto do layout do seu site.

Em “Email Subscriptions” você tem um dos recursos mais interessantes do FeedBurner: ao ativar essa opção, você dá ao leitor a opção de receber seus posts por email. Ou seja, o FeedBurner se transforma numa newsletter, e assim mesmo os leitores do seu blog que não usem programas para ler feeds podem receber novos posts por email.

Essa opção de receber por email é importante: muitas pessoas que visitam seu blog pela primeira vez podem querer continuar lendo seus posts, mas não fazem a menor idéia de como assinar um feed. Dando a opção de assinar por email você permite a qualquer um receber seus posts da forma que achar melhor.

Ao ativar a opção de receber por email o FeedBurner te oferece um formulário de exemplo, mas pessoalmente ele é muito simples, como é possível ver no exemplo abaixo:

O ideal é que você utilize esse código HTML de exemplo e crie um formulário mais atraente, que chame atenção dos seus leitores. Se você preferir, o FeedBurner também te dá a opção de usar apenas um link para a tela de inscrição de email. Com esse link, você pode criar o que quiser para chamar a atenção do seu leitor: uma imagem bacana, uma chamada na área de comentários, e o que mais você achar necessário. Lembre-se também de selecionar a opção para que o FeedBurner gere os links e formulários em Português, assim você não espanta seus leitores. :)

Uma outra opção que pode ser útil na aba “Publicize” é o Socialize. Nela, é possível linkar o feed a uma conta no Twitter. Asim, sempre que houver post novo no seu blog o perfil no twitter será automaticamente atualizado com um um link para o seu blog. O tweet pode ser totalmente customizado, com a opção de postar apenas o título, o título e o conteúdo ou somente o conteúdo, entre outras opções. A dica é brincar com o formato do tweet até encontrar um que gere mais cliques.

Uma última dica: se você não quiser perder tempo alterando todo o seu blog para mudar o endereço antigo do feed para o FeedBurner, é só instalar o plugin FeedBurner Feedsmith. Uma vez instalado e configurado no seu blog, ele automaticamente altera as urls de feed para o FeedBurner. :)