31 of julho de 2012

Faça como os atletas olímpicos e tenha um blog campeão

Pimp your blog, Publishers Postado por

Conseguir ser um atleta representando o país nas Olímpiadas é algo que existe esforço, dedicação e muito treino. Veja o que você pode aprender com a rotina dos atletas para ter um blog vencedor!

1 – Treine constantemente: Dizem que tanto o escritor quanto o atleta olímpico já nascem com essa aptidão. Se é verdade ou não é difícil dizer, mas o que sabemos com certeza é que ninguém vai muito longe se não se aprimorar constantemente, treinar cada vez mais para obter resultados ainda melhores. Na verdade, é mais fácil vermos o contrário: atletas que não nasceram com aptidão mas com paixão e dedicação se esforçaram todos os dias até atingir seus limites e ir além.

Portanto, sendo você ou não um escritor nato, treine sempre. Escreva todos os dias, mesmo que você não publique os textos. Leia outros blogs para ver como eles escrevem, leia livros, compare os textos e veja como os seus poderiam melhorar.  Avalie textos que você escreveu no passado. Como você os melhoraria? Comparando com textos atuais, eles estão melhores? Onde?

2 – Estude: Um atleta de corrida vai sempre tentar estudar o trajeto, para saber em que ponto é melhor descansar e ir mais devagar ou que pontos é importante dar um gás. Atletas de competição vão sempre estudar seus possíveis oponentes, na tentativa de encontrar falhas que possam ser exploradas. Times estudam jogadas em conjunto por horas a fio. Os exemplos são diversos.

Como blogueiro, estude também, sem parar. Leia nossas dicas, e aplique-as no seu blog. Estude a fundo ferramentas que podem ser úteis para você. Uma coisa é apenas saber que a ferramente funciona. Outra coisa é saber como ela funciona e como tirar mais e mais dela para seu proveito.

Leia outros blogs e fontes de notícias que falem sobre o assunto que você escreve, e procure entender cada vez mais sobre o tema. Conheça seu blog, as palavras-chave mais importantes, os posts que geram mais visitas, os assuntos que dão mais retorno, conheça a fundo cada detalhe do seu blog.

3 – Aspire sempre o primeiro lugar: Nenhum atleta se esforça de verdade visando o quinto lugar. Todos querem a vitória, o primeiro lugar, a medalha de ouro, e vão se esforçar o quanto for possível para que isso aconteça.

Com seu blog não deve ser diferente. Pense grande, pense sempre como você pode ter o blog mais visitado e mais rentável no seu segmento. E se esforce para que isso aconteça.

4 – Tenha uma rotina rigorosa: Atletas campeões treinam todos os dias, muitas e muitas horas a fio, tentando muitas vezes melhorar 1 segundo do próprio tempo, ou serem mais resistentes, mais fortes. Isso inclui muitas vezes passar quatro anos treinando sem parar, muitas vezes para uma competição que não vai levar mais que alguns segundos.

Se você não levar seu blog a sério e não tiver um rotina rigorosa, dificilmente será um campeão. Não adianta nada querer que seu blog tenha mais e mais visitas e comentários se você escreve apenas uma vez por mês, ou até mesmo sem regularidade alguma. Desenvolva uma rotina para seu blog, onde você tenha tempo para escrever, divulgar, interagir com os leitores, e buscar inspiração.

5 – Nunca desista: Você pode ter treinado, estudado, e mantido uma rotina diária, e mesmo assim aquele post não teve a repercussão que você esperava ou o seu blog não cresceu o suficiente no período que você imaginou que levaria para ele chegar ao topo. Com atletas pode acontecer a mesma coisa: ter todo o preparo do universo mas no dia da competição alguma coisa o impede de chegar em primeiro.

O mais importante, tanto para o atleta quanto para o blogueiro profissional, é nunca desistir. Descubra o que faltou para alcançar a vitória, estude novas técnicas, esforce-se para melhorar e elimine as falhas que você for encontrando nesse processo.

E lembre-se: você pode até não ter conseguido ser o melhor blog no seu segmento. Mas se seus leitores notarem que você se esforçou para ter o melhor blog, eles vão te prestigiar. :)