10 of maio de 2012

Faça seu blog crescer conhecendo seus concorrentes

Pimp your blog, Publishers Postado por

Conhecer seus concorrentes é fundamental para estabelecer os diferenciais que farão o seu blog se destacar. Veja nossas dicas e aprenda a observar melhor blogs com temas similares ao seu.

Ao criar um blog, uma pergunta importante é: quais são os blogs que tratam de assuntos iguais ou similares ao seu? Hoje em dia é quase impossível que seu blog seja o único a tratar de um assunto, e, mesmo que você não conheça nenhum, uma passadinha no Google Blog Search pode mostrar vários blogs com temas parecidos com o seu. Daí vem a importância de conhecer e entender seus concorrentes para que você possa fazer o seu blog crescer!

Lembram como o Gary sempre estava um passo a frente do Ash? Por que não fazer o mesmo?

Shun Tzu, no livro “A Arte da Guerra”, já dizia:

Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso.

Isso vale para infinitas situações, não só para guerras. Conhecer quem são seus principais concorrentes, entender como eles trabalham e saber como usar essa informação para melhorar seu blog é um passo importante para o crescimento do seu blog.

Comece levantando uma lista de assuntos e palavras-chave em comum com seus concorrentes. A partir disso, compare os resultados nos principais mecanismos de busca e no Keywords Tool. Avalie a posição em que seus concorrentes aparecem para essas palavras-chave e quais os posts parecem trazer mais resultados.

Veja também quais são os principais posts sobre cada assunto, quem é o blogueiro que os escreveu, quando eles foram escritos, quais aspectos positivos você encontra naqueles posts e o que você faria para melhorá-los. Pense que existe um motivo para que esses posts estejam bem posicionados e tente utilizar essas mesmas técnicas em seus posts.

Nessa análise, não deixe também de verificar os pontos fracos dos seus concorrentes. Quais são os assuntos que você parece conhecer mais que ele? Quais termos de busca ele poderia ter trabalhado melhor? Aproveite essa lacuna para escrever posts que ficarão bem posicionados.

Além disso, ao estudar seus concorrentes, veja quais são suas fontes de conteúdo. Outros blogs? Sites de notícia? Perfis no Twitter? Se você ainda não acompanha essas fontes,  é uma boa hora começar a fazê-lo. Aproveite também para criar Alertas do Google para receber por email notícias e sites envolvendo os assuntos tratados no seu blog e nos concorrentes.

Ken e Ryu: Rivais, porém amigos

Saber reconhecer o que seus concorrentes têm de positivo é o primeiro passo para avaliar sua idéia original e descobrir como fazer um blog melhor, que de alguma forma fique bem posicionado. Você deve ter pelo menos um aspecto mais interessante ou algo de melhor qualidade do que cada um de seus concorrentes, allgo que faça os leitores preferirem seu blog. Lembre-se: blogs lançados para ser piores ou iguais aos outros não vão muito longe.