19 of junho de 2012

Guia da boo-box para blogueiros

Pimp your blog, Publishers Postado por

Temos publicado diversas dicas em nosso blog para que você, blogueiro, tenha cada vez mais sucesso com seu blog. Para que você não perca nenhuma dica importante e também saiba porque elas são importantes, criamos esse guia para que você possa visitar nossos posts.

Esse post será atualizado conforme publicarmos novas dicas, então se você acha que está faltando muita coisa você está certo :)

1. Assunto do blog – defina qual será o escopo do seu blog. Muitos blogueiros iniciantes resolvem escrever sobre qualquer assunto pensando que vão atingir um público maior, mas no final acabam sem focar nos assuntos que entendem e com isso afastam os leitores. Para isso, é importante que seu blog tenha um projeto editorial, e que você baseie seu conteúdo nele.

2. Plataforma do blog - o primeiro passo para começar seu blog é decidir qual plataforma você usará? Tumblr? Blogger? WordPress? Todas essas plataformas possuem vantagens e desvantagens, e podem ser determinantes para o crescimento do seu blog.

3. Hospedagem - Se você decidiu usar o WordPress em um servidor próprio, será necessário contratar uma hospedagem. Pode não parecer, mas um servidor rápido e estável é peça importante do sucesso do blog, mesmo quando você está começando. Ao rastrear seu site, o Google leva em consideração a velocidade de acesso e se o site está sempre acessível. Um servidor mais barato pode deixar seus posts mal rankeados, por isso escolher uma boa hospedagem é essencial.

4. Definição de layout - Conteúdo é o que dá vida para seu blog, mas é o layout que torna a leitura agradável e garante a permanência no site. O layout do seu blog é agradável? As cores atrapalham a leitura? O posicionamento de conteúdo é o melhor para o leitor encontrar o que precisa?

5. Posicionamento de banners - muitos blogueiros reclamam que ganham pouco com anúncios em blogs, mas será que eles estão bem posicionados no layout? Nesse post, mostramos onde você pode inserir anúncios em seu blog para obter melhores rendimentos

6. Configurando o Google Analytics - Já com o blog no ar, é hora de configurar o Google Analytics e extrair dele algumas informações importantes para seu blog: quais são os seus posts mais lidos? De onde os seus leitores estão vindo? Quais são as buscas utilizadas para chegar ao seu blog? É possível extrair não apenas essas informações, mas muito mais do Google Analytics.

7. Configurando o Google Webmasters - Com o Google Webmasters você pode ter uma idéia de como seu blog está sendo rastreado, e encontrar possíveis falhas / desvios de rastreio dos buscadores. Já mostramos como aumentar suas visitas usando o Google Webmasters, e muito em breve traremos novos usos para a ferramenta.

8. Gerenciando uma equipe - Nem sempre é possível cuidar de um blog sozinho, e nesses casos ou você desiste ou começa a gerenciar uma equipe. Quais são os cuidados para gerenciar uma equipe de blogueiros? Como posso garantir um papael específico para cada ajudante no meu blog? Nesse post mostramos várias dicas para que você comece a gerenciar a sua equipe de blogueiros sem ter dores de cabeça.

9. Canais de comunicação - É importante falar com seus leitores, e para isso você precisa ir até onde eles estão. Ter um perfil do seu blog nas redes sociais mais famosas (como Twitter, Facebook e Google Plus) é importante, e não apenas uma forma de conversar com seus leitores, como também conquistar novos.

10. Quais as suas fontes de inspiração - Ter onde buscar inspiração para escrever é importante, para isso tenha uma lista de sites onde você pode encontrar pautas interessantes, mantenha uma lista de posts já prontos para escrever e escreva sobre posts antigos. Recentemente escrevemos sobre todos os cuidados que você deve ter para não ficar sem ter assunto no blog e também onde buscar inspiração, mesmo em lugares fora da internet :)

11. Análise de SEO em posts antigos - se seu blog já tem um bom tempo de vida, pode ser interessante verificar se algum post precisa ser melhorado para obter melhores resultados nos mecanismos de buscas e com isso mais visitas.

12. Relacionamento com blogueiros - Ser conhecido e conhecer as pessoas mais influentes na sua área é importante, e com blogs não é diferente. Seja para tocar projetos em conjunto ou até mesmo para se espelhar no sucesso deles, conversar com blogueiros da sua área é importante. Afinal, como andam seus concorrentes?