24 of maio de 2012

O que é o Klout e como ele pode te ajudar

Pimp your blog, Publishers Postado por
Qual o seu Klout? Aprenda mais sobre ele e veja nossas dicas de como tirar proveito desta ferramenta que mede a influência das pessoas na internet.Numa época em que se fala muito sobre influência nas redes sociais, é cada vez mais importante ter uma ferramenta capaz de medir os mais diversos graus de influência em diferentes redes sociais e resumí-las em um único valor, fácil de entender e que valha para você avaliar como anda sua comunicação com o seu público. Respeitado por muito, odiado por outros tantos, o Klout é a ferramenta mais confiável de medição de influência na internet, e reunimos aqui algumas informações para você usá-lo melhor.


Klout boo-box
O seu Klout é um valor que pode ir de 1 a 100 (a média no sistema é 20) e determina quão influente você é nas redes sociais usando três fatores fundamentais:

  • Alcance real: A sua “rede de contatos” real, quantas pessoas você influencia de verdade, ou seja: quem efetivamente “conversa” com você, seja a partir de Retweets, curtidas no FaceBook, +1 no Google Plus, e outros fatores.
  • Amplificação: O quanto você influencia as pessoas dentro da sua rede de contatos. Se toda mensagem gera alguma interação, a sua amplificação é alta.
  • Impacto na rede: A influência da sua rede de contatos. O quanto as pessoas influentes da sua rede de contatos compartilham ou comentam seu conteúdo?


Ou seja: o quão influente você é dentro do grupo de pessoas com quem você se relaciona diariamente em diferentes redes como Facebook, Twitter, Google Plus, Linkedin, Instagram e vários outros serviços.

Se você já tem uma presença online há algum tempo, já deve ter ouvido falar de diversas outras ferramentas de medição de relevância. Então porque o Klout é tão respeitado? Em primeiro lugar, ele trabalha com as redes mais famosas, ao contrário de usar apenas uma rede para medir sua relevância. Assim você não fica preso a apenas uma rede social, mas a um conjunto delas, tornando o sistema de medição mais justo.

Em segundo, o Klout não se resume a apenas um número arbritário para medir a sua relevância. A partir dos assuntos que você discute nas redes (ou com sugestões dos usuários) ele monta uma lista de tópicos nos quais ele te considera mais influente. Com isso, os assuntos que você mais domina aparecem no seu perfil do Klout, inclusive qual o seu grau de influência em cada um deles. O Klout também possui um sistema de “pontuação”: você pode dar pontos para tópicos de outros usuários, tornando-os mais influentes nesses tópicos.

Além disso ele também usa uma matriz de comportamento para determinar a sua participação e interação com sua rede de contatos. Por exemplo, você é um Especialista ou uma Celebridade? Um Formador de Opinião ou um Observador? Com base nessas classificações, você pode avaliar o que precisa ser feito para atingir mais pessoas ou atingí-las com mais precisão.

Outra vantagem do Klout é que ele permite a você comparar seu perfil com o de outra pessoa. Isso é importante para o processo de conhecer e entender seus concorrentes. Qual a diferença entre seu Klout e o de uma pessoa influente na sua área de atuação? Em que rede social essa diferença se torna mais aparente? Se seu concorrente tem uma forte atuação no Facebook, talvez seja hora de você também começar a agir lá, e por aí vai.

O algoritmo de medição do Klout para avaliar tantos fatores diferentes é um grande mistério, mas até o momento é considerado um dos mais confiáveis. Tanto que já há casos de empresas em outros países verificando qual o Klout dos candidatos a emprego e até mesmo companhias aéreas que liberam a área VIP de espera para usuários com Klout acima de 40. No Brasil, o movimento da aceitação do Klout ainda é pequeno, mas já há agências que verificam blogueiros e candidatos.

Cabe lembrar que o Klout não é um valor escrito em pedra e não deve ser usado isoladamente. Ele deve ser usado como um parâmetro de comparação e também como uma bússola para seu crescimento. Sabendo analisar corretamente os dados que ele gera é perfeitamente possível ampliar sua influência e com isso ter acesso a mais leitores. :)