05 of janeiro de 2012

Oito dicas para tirar proveito do LinkedIn

Pimp your blog, Publishers Postado por

O uso do LinkedIn pode ajudar não apenas no seu networking, mas também na divulgação do seu blog. Confira as nossas dicas e tire proveito de mais esta ferramenta.

Você já deve ter ouvido falar em LinkedIn, talvez até já esteja por lá, mas você já parou pra pensar como ele pode lhe ajudar? O LinkedIn é uma rede social com um foco mais profissional e, justamente por isso, é um ambiente bastante propício para fazer networking, participar de grupos de discussão e divulgar seu blog, aumentando ainda mais sua visibilidade e credibilidade. Quer aprender a utilizar os recursos do LinkedIn e aproveitar seus benefícios? Então, fique ligado nas nossas dicas:

1- Crie seu perfil. O primeiro passo para tirar proveito dos recursos do LinkedIn é criar seu perfil. Crie um perfil o mais completo possível, mas certifique-se que ele contenha apenas conteúdo relevante. Não adianta ter um perfil enorme que não seja capaz de mostrar quem você é e quais as suas qualificações e habilidades. Outro cuidado importante, é colocar apenas informações verdadeiras, faça as pessoas se interessarem por quem você realmente é.

2- Conecte-se! As pessoas que fazem parte de sua rede no LinkedIn são chamadas de conexões. Adicionar conexões é uma forma muito legal de expandir seu networking, por isso, conecte-se a colegas de trabalho, pessoas que estudaram com você, amigos, colaboradores do blog, enfim, traga as pessoas que você conhece para a sua rede e estabeleça conexões que possam lhe agregar coisas positivas. Não saia adicionando pessoas sem nenhum critério, principalmente se você não conhecê-las.

3 – Interaja com suas conexões. Não adianta ter um perfil completo e várias conexões se você deixar isso tudo parado. A interação com suas conexões é uma boa forma de se fazer lembrar e divulgar algo que você ache interessante. Mas lembre-se, interagir não é mandar spam!

4 – Siga empresas. Aproveite que o LinkedIn tem este foco mais profissional e siga as empresas que você admira e que tem a ver com seus interesses e o tema do seu blog, assim, você fica sabendo o que rola nelas e também quem são os profissionais que lá trabalham.

5- Participe de grupos. O LinkedIn tem uma série de grupos, que discutem os mais variados assuntos. Procure grupos relacionados às suas áreas de interesse e participe ativamente deles. Os grupos são um bom ambiente para conhecer pessoas que tenham afinidade com você e também para divulgar suas opiniões e os posts do seu blog.

6 – Divulgue seu blog. Aproveite o LinkedIn para divulgar seu blog, coloque um link para ele no seu perfil e compartilhe seus posts, mas sempre com bom senso, é claro.

7 – Divulgue suas redes sociais. Se você tem Twitter, canal no YouTube, perfil no Slideshare, ou está em qualquer outra mídia social, link estes perfis no seu LinkedIn, assim você expande as suas redes e pode atrair mais pessoas para estes canais.

8 – Faça bom uso dos aplicativos. O LinkedIn tem uma série de aplicativos que podem ser úteis para você, como por exemplo: aplicativos que integram seu blog ou sua conta de twitter ao seu perfil, aplicativos de pesquisa, compartilhamento de apresentações e muitos outros. Procure os aplicativos que mais tenham a ver com seus objetivos e integre-os ao seu perfil.

Agora que você já sabe como o LinkedIn pode lhe ajudar, crie seu perfil ou, caso já tenha, passe a utilizá-lo ainda mais e melhor. A boo-box está por lá, se quiser nos seguir, fique à vontade!