22 of maio de 2012

Onde obter inspiração para escrever

Pimp your blog, Publishers Postado por
Reunimos mais dicas para ajudá-lo a combater o bloqueio e buscar inspiração para fazer posts cada vez melhores para o seu blog.

É inevitável: Não importa sobre o que você escreva, é de se esperar que em algum momento falte assunto para colocar no blog. Ou, ainda pior: até existe assunto, mas você não acha inspiração para escrever. Para evitar esses momentos, reservamos algumas dicas para seu blog não sofrer com a falta de pautas e para você evitar o tão temido “bloqueio de escritor”.

1 – Leia seus concorrentes: já comentamos sobre a importância de conhecer seus concorrentes, e na hora de procurar pautas ou inspiração, essa dica é vital: leia vários blogs sobre o assunto que você escreve, tanto nacionais quanto internacionais e veja sobre o que eles estão falando. De repente, mesmo um parágrafo de outro blog já pode te dar o material necessário para escrever um post.

2 – Use as redes sociais: E quando falo de redes sociais, não quero dizer apenas Twitter e Facebook: qualquer rede onde pessoas falem sobre o assunto que você escreve pode ser uma ótima fonte de informações. Entre em fóruns e grupos de discussão, participe trocando idéias e conversando com pessoas que gostam das mesmas coisas que você. É provável que com o tempo você tenha mais material do que é capaz de escrever. No Twitter e Facebook, siga perfis e páginas relevantes para o seu blog, e fique de olho nas novidades.

3 – Crie notificações por email ou feed: Anos atrás eu usava a lista de posts mais populares do Delicious sobre determinados assuntos para descobrir assuntos que estavam começando a bombar. Hoje a ferramenta não funciona tão bem para esse fim, mas existem várias outras ferramentas similares. Com o Google Alerts você pode receber emails sempre que determinadas palavras-chave aparecem no Google. Com o Yahoo Pipes você pode criar uma rede de informações personalizada, juntando diversos feeds em um só e filtrando por assuntos interessantes. Dá um pouco de trabalho, mas sabendo usar você terá um diferencial sobre outros blogueiros, muitas vezes recebendo informações sobre um assunto antes dos demais

4 – Saia do nicho: Não parece, mas boa parte dos problemas de bloqueio criativo acontece quando você só pensa, lê e escreve sobre um determinado assunto. O cérebro acaba ficando preguiçoso quando não é apresentado a coisas novas e quem sofre é você que precisa escrever. Tire algumas horas, ou até mesmo o dia todo, e vá ver coisas diferentes, conhecer pessoas, estudar assuntos novos. Isso é ainda mais importante se você trabalha de casa ou se dedica somente ao blog. Parece absurdo, mas boas idéias costumam aparecer quando você não está pensando nelas.

5 – Anote todas as ideias que aparecerem: Não é difícil uma situação em que você está lendo um post (esse, por exemplo :D ), andando pela vizinhança ou até mesmo esperando o ônibus para o trabalho e de repente uma ótima idéia para um post aparece na sua cabeça. Nessa hora, anote a ideia em algum lugar (pode ser num caderno que você sempre carrega com você ou no celular) e não deixe de fazer um pequeno rascunho sobre essa idéia tão logo tenha tempo. Muitas vezes pode não ser o momento certo de escrever sobre a idéia que você teve, mas em períodos de pouca inspiração ter uma lista de idéias à mão pode ser importante.

6 – Amplie o que você leu: Leu um ótimo artigo em outro blog ou mesmo em uma revista mas sentiu que faltou um final, ou que as informações estavam incompletas? Ao invés de apenas fazer um comentário no blog ou enviar um email para a revista, escreva sobre o que ficou faltando no blog e link o conteúdo original.

7 – Discorde de um texto: Alguém deu 10 motivos para usar algo? Escreva sobre 10 motivos para NÃO usar. Você não precisa usar esse post para apontar erros ou provar que o outro blogueiro está errado, apenas mostre um ponto de vista diferente.

8 – Relembre posts antigos: Opiniões mudam, situações mudam, sites famosos mudam. Aproveite que você está sem saber o que escrever e releia seus posts mais famosos de anos atrás. Provavelmente você encontrará um tutorial que precisa ser revisto ou uma opinião pessoal que mudou depois de um tempo e por aí vai. Ótimos posts podem surgir da revisão dos seus próprios textos e ao linká-los você permite que seu leitor conheça mais sobre a história do blog.

9 – Imagine um cenário hipotético: Fãs de quadrinhos e de séries/filmes de ficção estão cansados de imaginar cenários alternativos. Procure imaginar como seriam as coisas em um mundo alternativo (“como seria a Apple se o iPod não tivesse feito sucesso?” ou “e se as eleições de 2010 tivessem tido um resultado diferente?”) e partir daí desenvolva como seriam as coisas. As possibilidades são infinitas e dependendo da sua criatividade podem ser muito interessantes.

10 – Responda os comentários: A área de comentários do blog não existe apenas para as pessoas te elogiarem, muitos usarão esse espaço para tirar dúvidas ou até mesmo criticar sua opinião sobre o assunto do post. Essas dúvidas e críticas são uma fonte preciosa de inspiração, se a dúvida de um comentarista pode ser respondida em formato de post, você já tem algo para escrever, e se a crítica fizer sentido você pode se informar mais e escrever um novo post atualizado.

11 – Não entre em desespero: Se mesmo com todas essas dicas o seu blog entrar em um período de vacas magras de posts, não se desespere: é perfeitamente normal que em determinados períodos haja menos assunto, ou até mesmo que você passe um período de pouca inspiração. Nessas horas, o ideal é relaxar: vá ver um filme, ler um livro, encontrar com amigos ou ler o blog da boo-box. Com o tempo a inspiração volta. :)

E você, tem algum método especial pra quando não sabe o que escrever no seu blog? Compartilhe com a gente nos comentários!


  1. Arruma Blog | maio 22, 2012 @ 11:42 - Responder

    Da para dizer que dentre os diversos artigos em blogs e sites sobre o foco ‘inspirado para escrever’ este se destaca. Acho que os tópicos mais relevantes e que pouco li pela internet no ultimo ano é: Saia do nicho, Relembre posts antigos e criar notificações por e-mail. Muito inspirador!

  2. Henrique | maio 26, 2012 @ 17:14 - Responder

    São Ótimas dicas, eu quando me vejo sem assunto para escrever gosto de ler os meus artigos já escritos e modificá-los, aí sempre acaba surgindo outro assunto para completar o que eu reescrevi.

  3. Altair | maio 28, 2012 @ 14:56 - Responder

    Olá galera do Boo-box. Sempre venho ler aqui me dá uma vontade imensa de produzir e de por em prática essas maravilhosas dicas.

    Eu sou publicitário e em todos lugares acabo realizando brainstorms com meus amigos. Creio que uma boa conversa em um barzinho é capaz de recuperar qualquer inspiração perdida e além disso alivia a tensão. Comigo funciona!
    Ler sempre e ficar atento a qualquer fonte de informação ajuda.

  4. @evandrooooh | junho 1, 2012 @ 13:15 - Responder

    Preciosas dicas! Quando estou sem assunto entro no yahoo. Otimo para o meu blog!

  5. @Ninde_Ringeril | junho 4, 2012 @ 5:23 - Responder

    Cara AMEI a idéia do google alerts, nem sabia que existia!! Blogueira iniciante é foda!!

  6. Tiago | agosto 7, 2012 @ 15:58 - Responder

    Paulo Alkmin, parabéns pelo texto. Àqueles que trabalham com produção de conteúdo sabe como é difícil escrever um post que seja completo de novidades e abordagens diferenciadas da concorrência.

    Para acompanhar o conteúdo da concorrência eu aconselho o google alerts, twitter, facebook e feed/RSS. Acho que essas são as ferramentas básicas para quem bloga.

    A dica é ficar bastante atento. Como dizia a minha professora: “a gente tropeça em pauta e não percebe”.

    Outras dicas:

    Faça uma lista no excel com todos os (ou principais) sites do seu segmento ou, daquele cliente que você presta serviço, para ficar por dentro de todas as modificações no layout, nos perfis nas redes sociais, etc.

    Às vezes o autor tem uma ideia bacana e acha que ninguém escreveu sobre aquele assunto por não ter encontrado alguma postagem semelhante. Por isso é legal manter essa lista, assim é só dar uma breve busca dentro do site para ver se alguém já fez o post, se sim, é uma ótima tática para pensar numa abordagem mais completa ou diferente do assunto.

    Por isso estou mudando a temática de um site que lancei recentemente.
    Abraço,

    Tiago

  7. nakliyat | maio 4, 2013 @ 3:12 - Responder

    Muito obrigado Eu gosto da literatura, bom trabalho

  8. Érika Schaar | junho 27, 2014 @ 9:29 - Responder

    Me ajudou muito, faz 2 anos que tento ter um blog, mas nunca dá certo… Agora, quero que seja pra valer, sem duvidas esse post me ajudará muito, obrigada!