26 of junho de 2012

Personalize seu blog no Blogger

Pimp your blog, Publishers Postado por
Mantido pelo Google, o Blogger é uma das plataformas de blog mais antigas e famosa. Fácil de usar e de personalizar, pode ser a sua porta de entrada para o mundo dos blogs ou até mesmo uma alternativa de hospedagem gratuíta para seu blog profissional.

Visto com um certo desprezo pelos blogueiros mais profissionais, o Blogger não tem nada do que se envergonhar: como ele está integrado ao Google, basta ter uma conta em algum serviço da empresa para poder criar seu blog gratuitamente. Aliás, é possível criar não um, mas quantos blogs você quiser. Justamente essa facilidade torna o Blogger uma das plataformas gratuítas mais utilizadas no mundo todo e uma ótima opção para manter um blog com pouco custo.



E quais são as principais vantagens do Blogger?
- É gratuito: muitas vezes você tem uma idéia bacana de um blog, mas não sabe se ele vale o investimento de uma hospedagem com WordPress. No Blogger você pode testar a receptividade da sua idéia sem custos e,  se achar interessante, fazer a migração para o WordPress;

– É fácil de configurar: se no Tumblr você precisa conhecer um pouco de HTML e CSS para adicionar itens no layout, no Blogger esse processo é mais simples. Assim como no WordPress, o Blogger possui o conceito de “widgets”: cada layout possui áreas onde você pode adicionar itens como vídeos, imagens, textos, enquetes, e muito mais com poucos cliques. Além disso, não é difícil encontrar códigos com funções diversas para você usar no seu blog;

– Possui diversos temas prontos: justamente pela popularidade do Blogger, é muito fácil encontrar diversos layouts prontos para uso, de forma gratuita, além daqueles que o Blogger já disponibiliza. Além disso, você pode alterar manualmente um tema já existente ou criar o seu próprio;

– Os widgets da boo-box podem ser inseridos facilmente: afinal, não é porque o blog é gratuito que você não pode ganhar uma graninha com ele, né? :)

Além disso, o Blogger também permite que uma equipe escreva para o blog (embora não com o mesmo grau de segurança que o WordPress), permite o uso de domínio próprio e é integrado a vários serviços do Google, como o Analytics e o Youtube.

E não é por ser gratuito que você não pode ganhar dinheiro com seu blog. Leia nosso tutorial de Como criar vitrines boo-box e você verá como é fácil e rápido exibir anúncios no Blogger.

E como personalizar seu Blogger? Se você quiser alterar o modelo original ou até mesmo o layout direto no código HTML, é só clicar em “Modelo”. A partir daí, você pode ou personalizar o tema (se ele tiver suporte a isso) ou editar o código manualmente.


Se você não entende muito de código HTML, não é desculpa para ter um blog com layout padrão. Ao clicar em “Personalizar”, é possível alterar quase todos os aspectos visuais do seu blog, desde que o tema que você escolheu usar suporte essas alterações dinâmicas. Coisas como plano de fundo, largura da área de conteúdo / sidebar, cores e fontes das diversas áreas (como cabeçalho, título, links, e outros).

Depois de fazer as alterações, não se esqueça de clicar em “Aplicar ao blog” para que as alterações entrem em efeito. Com tempo e disposição dois blogs com o mesmo tema podem ficar completamente diferentes entre si.

Com o seu blog já pronto, não se esqueça de ler as nossas dicas para fazê-lo crescer. :)