22 of março de 2012

Saiba porque fazer um projeto editorial para seu blog

Pimp your blog, Publishers Postado por

A boo-box lhe dá algumas dicas para desenvolver um planejamento editorial e mostra como ele pode ajudar o seu blog.

Planejar uma viagem, uma festa ou até mesmo seu futuro… Todos estão constantemente fazendo planos e projetos. E é fato que quando há uma estratégia pensada, a chance de determinada ação dar certo é muito maior. Essa teoria vale também para a sua ação na internet. Se você planeja fazer ou já tem um blog, saiba que é muito importante pensar na estrutura dele para desenvolver o canal em si. Esse processo pode fazer total diferença para o rumo do seu blog.

A boo-box lhe dá algumas dicas para desenvolver um planejamento editorial e mostra como ele pode ajudar o seu blog.

Um projeto editorial é um documento que registra todas as diretrizes de um produto editorial, seja ele uma revista, um jornal, um site, um blog… Nele ficam estabelecidos os temas a serem abordados, a linguagem a ser utilizada, enfim, é nesse projeto que estarão todas as informações que dizem respeito ao conteúdo do seu blog e como ele será escrito.

O projeto editorial tem que ser pensado como parte fundamental para a profissionalização do seu blog como um veículo de credibilidade e relevância na web. O primeiro passo deste planejamento é definir qual linha você deseja seguir e que tipo de segmentação deseja alcançar. Por exemplo, se você é um expert em carros e está antenado às novidades do automobilismo e quer escrever sobre isso, então você vai descrever no projeto os assuntos que serão abordados e definir seus objetivos. Assim você terá um canal com um tema bem definido para atender à expectativa dos seus leitores e dos principais interessados pelo assunto. Com isso, aumentam também as chances de seu blog ser identificado facilmente pelo público e, assim, você pode se tornar referência no assunto.

Definido o tema, é hora de pensar com quem você deseja falar. Para isso, você precisa pesquisar sobre os interesses e características da sua audiência para ajudar a definir qual é o seu público. Tendo em vista quem são os seus leitores, você vai poder escolher o melhor tipo de linguagem. “Uso uma linguagem formal ou descontraída?” No caso do blog sobre carros, por exemplo, o melhor é um texto leve, descontraído e o mais importante, que prenda a atenção do usuário, mas isso varia para cada tema e público e você deve pensar bem para escolher o tipo de linguagem que vai adotar.

Com seu plano editorial montado, alinhado às suas expectativas e aos seus leitores, fica mais fácil dar andamento ao trabalho no seu blog. Depois que você desenvolveu essa estrutura de linguagem, objetivo, tema e público-alvo, a sua preocupação com o planejamento deve se voltar para as linhas e categorias de conteúdo.

O projeto pode ser atualizado sempre que você desejar, adequando-se aos desafios que vão surgir ao longo do tempo e permitindo a evolução do seu blog. Vale destacar que o projeto editorial, além de ajudar a traçar o caminho que seu blog deve seguir, ainda serve como um suporte para a evolução do seu canal. Ele funciona como um guia, que ajuda o blogueiro a não perder o foco e consequentemente o público.

Conhecer o seu blog e ter objetivos bem definidos é um bom caminho para ajudá-lo a ter um projeto editorial sólido e um site de sucesso! Agora que você já sabe a importância de desenvolver seu próprio projeto, não perca tempo! Quem sabe você não será o próximo case de publisher de sucesso?

 

Veja nosso Webinar com Edney Souza sobre o assunto.

  1. jose martins | outubro 23, 2012 @ 3:19 - Responder

    Blz. Texto objetivo, coisa rara na net

    Sou jornaista, 50 anos,no momento, moro em São Luís do Maranhão.

    Estudo fotografia antiga (por meio de um grupo centrado na Usp)e patrimônio hostórico