08 of dezembro de 2011

Seu blog no Google+, #comofaz

Pimp your blog, Publishers Postado por

Saiba como criar uma página no Google+ para seu blog e aproveite todas as vantagens desta nova rede social

Para contribuir com a estratégia de dominação mundial do seu blog, dedicamos o espaço desta semana para falar um pouco sobre o Google+. Desde que o serviço foi lançado, a comparação com o Facebook foi inevitável, mais ainda depois que a equipe do Google disponibilizou o recurso de páginas para as empresas.

Uma página no Google Plus funciona exatamente como um perfil. Você publica seu conteúdo, adiciona pessoas aos círculos, comenta posts de outras pessoas… Isso porque é possível alternar a “identidade” entre seu perfil e sua(s) página(s).

boo-box - Google+ / Google Plus

Daí você se pergunta: “OK, mas qual a vantagem de ter uma página no Google Plus, se já tenho uma página no Facebook?”. As vantagens são várias. Primeiro, por ser um serviço do Google, sua página é indexada automaticamente, sem nenhum esforço da sua parte. Segundo, o recurso de video hangouts, onde você pode interagir diretamente com seus fãs, em tempo real. E, falando em fãs, há o recurso dos círculos. Com ele, você pode classificar os maiores fãs do seu blog em um círculo de VIPs e compartilhar conteúdo exclusivo só com eles. Enfim, as possibilidades são muitas.

Criando sua página

Para criar sua página no Google+, acesse https://plus.google.com/pages/create, logado na sua conta do Google – se você não tem um perfil no Google+, pode ativá-lo nessa página mesmo. Em seguida, escolha uma categoria. Em “Product or Brand” (Produto ou Marca) existe a sub-categoria Website, que é mais apropriada para um blog. Aqui você insere alguns dados básicos como o nome do seu blog, a URL e a classificação (se livre, 18 ou 21 anos), aceita os Termos de Uso e pronto, a página está criada.

Como criar página no Google Plus

Em seguida, vem a customização. Adicione uma breve descrição do seu blog (breve mesmo, só 10 palavras!) e uma imagem. Sugerimos que pule o passo de convidar seus amigos por enquanto (quem quer ver uma página vazia?), sempre há a opção de fazer isso depois, na tela de administração. Comece logo a popular sua página novinha em folha com o seu conteúdo!

Na tela principal da sua página você pode publicar conteúdo, pegar o código para incluir uma badge do Google Plus no seu blog, a URL da sua página, adicionar pessoas aos círculos e tudo mais. Infelizmente não é possível criar uma URL customizada para a sua página, mas o serviço externo Gplus.to dá um jeitinho, basta seguir as instruções.

Agora que você já tem sua página, aproveita e segue a boo-box no G+. ;)

  1. Luiz Fernando | dezembro 8, 2011 @ 17:57 - Responder

    Quero agradecer pela dica.

    Criar a página no Google + é bem mais fácil do que no Facebook e o visual também é bem melhor, só que a usabilidade do G+ ainda está muito confusa para mim, pois tudo que é novo leva um tempo até se acostumar…

  2. Abner SS | dezembro 9, 2011 @ 11:57 - Responder

    Sem dúvida uma boa dica pra quem ai não criou!

  3. Tarcisio Cavalcante | dezembro 9, 2011 @ 12:13 - Responder

    Pena que não dá para configurar um RSS para publicar automaticamente no G+ os artigos do blog ou site.

  4. Edmar Roberto Prandini | dezembro 9, 2011 @ 12:22 - Responder

    Gostei da “dominação mundial”, Fernanda!!! kkkkkkkkk
    Que venha o sucesso!

    Um abraço a todos da Boo-box.

    Visitem meus blogs:

    http://www.unipress.blog.br
    http://www.microcredito.blog.br

  5. Rangel | dezembro 9, 2011 @ 14:04 - Responder

    Fernanda Abreu minha linda, um grande abraço e parabéns pela publicação e indicação, entretanto informamos que tão logo foi implemantado, mesmo antes de ser lançado às massas fomos agraciados por um dos colaboradores e recebemos um convite ao qual abraçamos, particularmante prefiro outra rede, mas não dispenso esta, pois a gigante está acordada, rsrsrsrsr, todavia sou muitíssimo grato pela indicação, fica na paz querida, um abraço e um beijão no fundo do coração, fica com Deus.

  6. Ari Cabral | dezembro 9, 2011 @ 16:18 - Responder

    Pena que não dá para configurar um RSS para publicar automaticamente no G+ os artigos do blog ou site. (2)

    Eu tenho um blog e não quero migrar de endereço, apenas gostaria de utilizar o G+ como mais uma plataforma de divulgação, como já faço com o twitter e facebook. Prefiro centralizar a dispersar. Mas já tenho minha página no G+. Se alguém descobrir um jeito de vincular o rss para publicação automática, ou vincular o twitter para publicar no G+, agradeço.

  7. J. Guimarães | dezembro 9, 2011 @ 23:02 - Responder

    Eu já tinha lido sobre o assunto, mas não criei a página.

    Agora, no entanto, a criarei com mais facilidade.

    Muito obrigado pela dica.

  8. Valdir | agosto 3, 2012 @ 21:04 - Responder

    Excelente dica para todos que ainda não criaram sua página!!

  9. Fátima | fevereiro 3, 2013 @ 13:03 - Responder

    Dicas muito boas! Agora aventurem-se a explorar ;)