21 of junho de 2012

Usando o Tumblr como blog

Pimp your blog, Publishers Postado por
Fácil de criar e ainda mais fácil de usar, o Tumblr já se tornou uma opção viável para publishers que querem criar um blog sem se preocupar com hospedagem ou gastos adicionais. Mas como criar um Tumblr de sucesso? Seguindo algumas das nossas dicas, você verá que é muito simples!

Criado inicialmente como uma forma de permitir aos usuários uma forma mais rápida e fácil de blogar, o Tumblr acabou conquistando os usuários justamente pela simplicidade: ao contrário do WordPress e do Blogger, no Tumblr você pode criar um novo post com dois ou três cliques. Além disso, ele é uma plataforma de blogging já pensada no lado social: é possível seguir outros tumblrs, “curtir” posts específicos, e até mesmo “reblogar” conteúdo.

E é possível publicar qualquer tipo de conteúdo? Sim, mas cabe ressaltar que pela própria natureza “simples” do Tumblr criar posts com formatação avançada é mais complexo, e pode acabar exigindo um pouco de conhecimento em HTML (coisa que não acontece no WordPress e no Blogger). Por isso é muito comum encontrarmos Tumblrs voltados para conteúdo multimídia, como imagens, vídeos e música.

Obviamente, nada disso impede você de criar um tumblr e tratá-lo como um blog, caso você queira. O Tumblr permite personalizar o layout das páginas e também utilizar um domínio próprio, assim você pode usufruir de todas as ferramentas mantendo a sua própria identidade.

E, como o Tumblr já foi pensado como uma ferramenta social, ele se conecta facilmente ao Twitter e o Facebook, podendo atualizar automaticamente essas redes quando houver novos posts. Isso facilita muito a sua vida na hora de disseminar conteúdo.

Além disso, o Tumblr também possui um controle sobre quantas pessoas curtiram ou reblogaram seu post. Isso é bom pois incentiva a troca de conteúdo e também a conhecer novos tumblrs interessantes. Assim, ao reblogar algo interessante, não só o seu link aparecerá em outros tumblrs, como outros tumblrs parecidos com o seu aparecerão linkados no seu blog.



Justamente essa simplicidade e o aspecto social da ferramenta fez com que ela crescesse no Brasil e chamasse a atenção até mesmo dos criadores do Tumblr: enquanto a média mundial de permanência diária no Tumblr é de 20 minutos, no Brasil a média sobre para 32 minutos. E o terceiro tumblr mais acessado no mundo é de um brasileiro: o Como eu me sinto quando, que inclusive utiliza boo-box como forma de monetização. :)

E como fazer para que seu Tumblr alcance todo esse público? Uma boa dica é usar do bom humor, do inusitado. Muitos tumblrs fizeram sucesso com montagens, brincadeiras e piadas diversas, como é o caso do Classe Média Sofre, Quero ver na Copa e Porra, Maurício. Justamente pela originalidade eles fizeram sucesso e se tornaram conhecidos.Se você prefere um projeto mais “sério”, não há problema e há espaço para todos: blogs de poemas, de culinária, de moda, games e vários outros assuntos se encaixam muito bem no Tumblr e você sempre encontrará uma boa comunidade em volta do assunto.

Outra dica é aproveitar o aspecto social da ferramenta: encontre blogs no Tumblr parecidos com o seu, adicione-os, e converse com os blogueiros, mostre o seu trabalho pra eles. Se o material que você produz for de qualidade, haverá uma boa quantidade de “reblogs” e mais e mais pessoas conhecerão o que você faz.

Outra dica é usar o Tumblr como um canal extra do seu blog: como já dissemos, a postagem no Tumblr é muito mais simples que em outras plataformas, e favorece conteúdo simples, como imagens e vídeos. Se você encontrou imagens ou vídeos interessantes e que tenham a ver com seu blog (mas que por algum motivo não possam ser publicados lá) o Tumblr facilita isso. Por exemplo, você pode tirar fotos e vídeos do seu celular e enviar para o Tumblr, como um preview do conteúdo. Com calma, você pode publicar um post no seu blog oficial, somando todas as imagens e vídeos criados.

Há vários usos para o Tumblr, e sabemos como o brasileiro pode ser criativo. Aproveite todo esse potencial e simplicidade para criar mais um canal de comunicação com seu público. :)