11 of agosto de 2011

Use as redes sociais para ter mais comentários em seu blog

Pimp your blog, Publishers Postado por

Alguns serviços rastreiam estes sites e transformam todas as menções aos seus posts em comentários para o seu blog. Confira.

Se você tem notado uma queda no número de comentários do seu blog desde a popularização das redes sociais, você não está só. Cada vez mais, as pessoas preferem compartilhar suas opiniões em lugares de maior alcance, como Twitter e Facebook.

Uma boa solução é aproveitar estes comentários nas redes sociais e juntá-los ao seu blog, e já existem alguns plugins serviços que facilitam esta tarefa. Listamos abaixo alguns deles para que você possa escolher o que se adequa melhor às suas necessidades. Na lista, há plugins que funcionam somente em WordPress, mas alguns deles funcionam em outras plataformas. Estes sistemas têm ainda a vantagem de diminuir a carga no seu servidor, já que os comentários são hospedados fora de seu site.

Use as redes sociais para ter mais comentários em seu blog

Disqus
É um sistema de comentários completo que oferece várias funções sociais, como a possibilidade de comentar assinando com seu perfil de Facebook ou Twitter, o que facilita o compartilhamento nestas redes. Além disso, com a função de Reactions, ele procura menções ao seu post em redes sociais e agrega tudo no seu blog.

Intensedebate
Mais um sistema de comentários “na nuvem”, o Intensedebate conta com o chamado Social Commenting: os usuários se logam no sistema com suas contas de Twitter ou Facebook e postam comentários em seu site e nos próprios perfis ao mesmo tempo.

Facebook Comments para WordPress
Este plugin transforma sua seção de comentários em algo bastante parecido com um mural do Facebook. Seu leitor se loga no Facebook, deixa um comentário na rede social e este é replicado em seu site. O plugin facilita o trabalho de moderação do blogueiro, já que não permite comentários anônimos nem spam.

Twitter Mentions as Comments
Mais uma extensão para WordPress, esse plugin procura por menções a seus posts no Twitter e inclui estes tweets na seção de comentários de seus posts, junto com outros comentários deixados por seus leitores.

No entanto, ao escolher hospedar seus comentários em servidores alheios, você deve atentar para alguns detalhes. Se você já tem um blog, será necessário exportar os comentários existentes para o serviço escolhido, o que pode ser difícil para usuários menos avançados. E sempre existe o risco de a ferramenta escolhida sair do ar e você perder todo o seu conteúdo. É bom pesar todos os prós e contras antes de fazer sua escolha.