02 of agosto de 2012

Use o Google+ para interagir com seus leitores

Pimp your blog, Publishers Postado por

Com uma ferramenta de bate-papo em vídeo que possui diversos recursos e até 10 pessoas participando ao mesmo tempo, o Google Hangouts pode ser uma mão na roda para que você apareça seus leitores e mantenha um canal em vídeo. Conheça essas e outras vantagens do Google+.

Embora ainda não engrenado (se compararmos com o Facebook e o Twitter) o Google+ possui alguns recursos interessantes que podem ser úteis para o blogueiro. Já mostramos como criar páginas no Google+, e hoje vamos mostrar algumas possibilidades de interação com seus leitores.

 

Ignorado por muitos, o botão +1 pode ser muito em breve um fator importante para o visitante decidir se deve ou não clicar em um link para fazer uma busca. O Google vem experimentando novas forma de medir relevância com o Google+ e em algumas buscas pode mostrar quantas pessoas já deram +1 para aquele resultado, além de mostrar quem das pessoas você possui no Google+ que já recomendaram aquele link.

Ou seja, para quem está fazendo uma busca, cada +1 em seu post é uma “recomendação” de alguém que leu e provavelmente gostou do seu conteúdo. Se uma pessoa encontrar dois resultados parecidos, é bem provável que ele clique no mais recomendado.

E como insiro um botão +1 em todos os meus posts? Nessa página você pode configurar o botão como quiser, em tamanhos ou com informações diferentes. Daí, é só copiar o código gerado e colar no tema do seu blog, onde você quiser que ele apareça (normalmente, é no arquivo single.php, se você usa WordPress).

 

Se mexer em código não faz bem o seu tipo, você pode esse instalar esse plugin do WordPress, que além adicionar o botão +1 em alguns posts também integra seu blog à sua página no Google+.

Uma outra função do Google+ que você pode usar é o Google Hangouts. Criado inicialmente apenas como uma forma de interação no Google+, o Hangouts acabou crescendo e ganhou uma versão “on Air”, que permite a você não só fazer video-conferência com até 10 pessoas diferentes, como também que outras pessoas assistam a video-conferência no Google+, no Youtube e até no seu blog, podendo fazer perguntas e comentários e sendo respondidos na hora.

Ou seja, é uma forma rápida e fácil de conversar com seus leitores, e você ainda terá um vídeo no Youtube ao final da videoconferência, para que mais e mais pessoas vejam seu conteúdo.

 

Aí é só ajeitar o cabelinho e usar a sua criatividade: seu blog é sobre moda? Junte algumas pessoas e faça um workshop mostrando os diversos itens que você possui, roupas, maquiagens, etc. seu blog é de tecnologia e você acabou de comprar ou receber um produto bacana? Fale sobre ele ao vivo, responda perguntas e tire dúvidas. É um blog de culinária? Faça receitas ao vivo, dê dicas, troque experiências com seus leitores.

Há muitas outras ações que podem ser feitas com o Hangouts on Air para criar interatividade com o público do seu blog. E, como esses vídeos são publicados automaticamente no Youtube, você acaba tendo um acervo de programas para publicar no seu blog, aumentando as visitas e a participação das pessoas.

Acima de tudo, nunca se esqueça: o conteúdo é rei e as pessoas só vão recomendar seus textos e interagir com você se o conteúdo que eles estiverem recebendo for de qualidade.

  1. Valdir | agosto 3, 2012 @ 21:06 - Responder

    Muito bom… aliás, aqui sempre tem excelentes dicas! Parabéns!

  2. informativonb | agosto 4, 2012 @ 12:51 - Responder

    O Google plus realmente é uma ótima ferramenta para auxiliar o blog/site, principalmente a vídeo conferencia.