21 of julho de 2011

Planejando meu Casamento: de blog, a livro, a empreendimento

Cases Publishers, Publishers Postado por

Da divulgação ousada do blog em bolos de chocolate à identificação de oportunidades no mercado, Cíntia Costa, dona do blog Planejando meu Casamento, conta como fazer sucesso na web.

Cíntia Costa sempre foi apaixonada por casamentos. Quando ficou noiva, em 2008, teve a idéia de criar um blog para compartilhar as experiências do planejamento e ajudar outras noivas que estivessem passando pela mesma fase. O casamento aconteceu um ano depois, mas o blog não morreu: as leitoras continuaram fiéis, o blog virou negócio e Cíntia virou referência na área.

Não é difícil perceber por que o Planejando meu Casamento faz tanto sucesso. O blog tem uma linha editorial bastante definida, na qual Cíntia é especialista, e sua audiência é bastante qualificada, com poder de compra e verba disponível, o que é ideal para atrair anunciantes – basta lembrar que a já tradicional Indústria do Casamento movimentou R$ 10 bilhões só em 2010. O blog é consistente também no layout: as cores claras, visual clean e elementos delicados remetem aos vestidos de noiva e à decoração das cerimônias de casamento.

Planejando meu Casamento

Mas o sucesso não foi fácil, nem veio por acaso. Cíntia conta que sempre teve a intenção de transformar o blog em uma ferramenta profissional, um espaço para construir sua imagem profissional como jornalista e, ao mesmo tempo, uma fonte de renda. Com esse objetivo em mente, ela investiu pesado na divulgação do blog, com estratégias interessantes e certeiras. Para chegar ao seu público ela participava de fóruns, onde respondia dúvidas de outras noivas, sempre dando uma dica e um link que levava ao blog, com o cuidado de manter a relevância para o grupo – “até porque, no mundo das noivas, se não for relevante, não leva um clique sequer!”, ela conta.

Também foi importante fazer com que o blog ficasse conhecido entre os profissionais e formadores de opinião do mercado de mídias sociais, e para isso ela utilizou uma estratégia especial: em encontros de blogueiros, levava um bolo de chocolate com a url do blog em um cartão. Além de tornar o nome conhecido entre os presentes, a url saiu nas fotos e se espalhou pela internet, gerando bastante mídia espontânea para o blog.

Com o reconhecimento profissional e o retorno financeiro, Cíntia intensificou o investimento de tempo e dinheiro no blog, como um empreendimento, o que trouxe um crescimento ainda maior. O Planejando meu Casamento tem atualmente 250 mil visitas e 1.5 milhão de pageviews mensais, mais um mailing de 70 mil noivas. No final de 2009 o blog virou livro da coleção BlogBooks, e agora em 2011 foi lançado o “Desconto para Casamento”, um clube de compras coletivas para ajudar os noivos a economizarem.

Planejando meu Casamento

O trabalho, claro, não termina. Cíntia afirma que é muito importante para o blogueiro estar sempre atento às demandas de seu público, identificando os assuntos e conteúdos que os leitores querem consumir, as ferramentas de que necessitam, seus hábitos nas redes sociais etc. E sempre ficar de olho na concorrência também. “O blog não pode ficar parado, o crescimento tem que ser contínuo!”, ressalta.

Atualmente, o blog tem fonte de renda mista: anúncios da rede boo-box e outras ferramentas de monetização, publicidade negociada diretamente com os anunciantes e publieditoriais. “Uma das principais vantagens do sistema boo-box para os blogs mais maduros, como o Planejando Meu Casamento, é justamente não ter que abrir mão de outras formas de monetização, e poder mesclar as opções. Também é muito vantajosa a liberdade com que posso aderir a uma campanha ou pausar a veiculação das peças, sem me preocupar com datas.

Cíntia prefere não divulgar os ganhos do blog, mas nos contou como usa os rendimentos: uma parte é reinvestida na manutenção do blog (hospedagem, domínio etc.) e quando percebe uma oportunidade ou necessidade (como uma reformulação no layout). O restante entra como renda extra em seu orçamento.

Por fim, ela deixa uma dica essencial para quem quer ver seu blog crescer: “Grande parte do meu investimento é em horas de trabalho. O legal é que fazer um blog não custa tanto, mas pode render muito se a gente dedica tempo e atenção ao ‘filho’. Esta é uma das minhas principais motivações!

  1. Gerson Paes | julho 22, 2011 @ 12:42 - Responder

    Uau… que máximo! Parabéns!

    E ainda tem foto minha na capa do site (foto da matéria “Como usar véu…” em baixo da sua foto)!

    Que chiiiique!!

    Sucesso sempre!!

  2. Fábio Weterer | julho 25, 2011 @ 4:21 - Responder

    Ótima iniciativa Cíntia! Brasileiros(as) empreendedores como você dão orgulho de continuar prosseguindo, desejo muitos votos de sucesso…

  3. Sr.Smith | julho 26, 2011 @ 10:08 - Responder

    Boas táticas para ingressar o blog no mercado, parabéns pelo sucesso, mas não somente por tornar ele rentável, mas por compartilhar e ajudar as outras pessoas enquanto relatando suas experiências, continue assim.

  4. Renan | junho 5, 2012 @ 17:15 - Responder

    Fantástico!!!
    São casos de sucesso como este que me motiva ainda mais a prosseguir como empreendedor!
    Meus Parabéns e que o sucesso continue!!

    Abraço!

  5. Renan | junho 5, 2012 @ 17:17 - Responder

    Fantástico!!
    São casos de sucesso como este que me motiva ainda mais a prosseguir como empreendedor!!
    Meus Parabéns e que o sucesso continue!!

    Abraço!