13 of novembro de 2012

Propaganda no Twitter tem a melhor aceitação em comparação com outras novas mídias

Anunciantes, Publishers, Tecnologia Postado por

Com o crescimento e a popularidade das redes sociais por todo o mundo, estes canais despontam como um meio cada vez mais poderoso de comunicação e diálogo entre marcas e consumidores, fazendo com que as estratégias de empresas em suas campanhas publicitárias e a forma como interagir e se comunicar com o público sejam modificadas a cada dia.

É preciso que sejam feitos estudos constantes sobre formas de atuações dentro dessas redes, pois o público se comporta cada vez mais de maneira diferenciada dentro das redes sociais, e as marcas ainda estão aprendendo a melhor forma de conseguir uma boa aceitação nessas novas mídias.

Uma pesquisa feita pela Harris Interactive liberada essa semana, mostra que a  publicidade no Twitter teve rejeicão de 47%, menor que a publicidade em video de conteúdo e 21% menor que em ações publicitárias na timeline do Facebook.


Para obter grandes resultados e não saturar o consumidor – que é um formador de opinião e pode influenciar outros consumidores através de seus posts e comentários – é preciso ser cada vez mais exigente em seus métodos, estudar campanhas criativas que conquistaram alto índice de engajamento, e averiguar quais são os fatores que influenciam a fidelidade e a aceitação de campanhas.

Temos como exemplos algumas das marcas mais engajadoras em midias sociais:

1. Starbucks – Possui o MyStarbucksideas, que permite aos consumidores compartilhar ideias e críticas sobre os produtos e serviços da Starbucks. A empresa possui mais de 1 milhão de seguidores no Twitter, mais de 15 milhões de “likes” no Facebook, contas no YouTube, Fousquare e outras plataformas.

2. Coca-Cola – A Coca-Cola é bastante ativa no Twitter, participando de conversas com os seus mais de 630 mil seguidores. Cada bebida que ela produz também tem sua própria página do Twitter. No Facebook, possui mais de 15 milhões de “likes” incluindo fotos de fãs, vídeos e iniciativas como o Live Positively, onde os fãs votaram em seu parque preferido nos Estados Unidos para receber uma doação de US$ 100.000.

3. Oreo – Oreo é a terceira marca mais engajada acumulando mais de 12 milhões de “likes” no Facebook onde o público consegue encontrar receitas, vídeos, fotos de fãs apreciando os cookies, e jogos.

Cinco marcas brasileiras também aparecem na lista como a L’Oréal Paris Brasil, que está em sétimo lugar com 1 milhão de fãs, dos quais mais de 72% são ativos. TIM, na 25ª posição com 579,2 mil fãns (12,6 mil ativos); Itaú, na 35ª (81,8 mil fãs, 6,9 mil ativos); Bradesco, na 69ª (8,3 mil e 437).

Para ter uma boa aceitação nas redes sociais, a marca tem que estar constantemente presente onde seu público está e falar a sua linguagem. A Tim, por exemplo, recentemente lançou uma campanha nas redes sociais em parceria com a boo-box. A ação foi inspirada no conceito ilimitado do plano pré-pago Infinity e prometeu gerar conteúdo divertido para que os internautas tivessem sobre o que conversar quando faltasse assunto.

Os dois primeiros vídeos da campanha, como o “Foca na Vida”, já contabilizam mais de 1,6 milhão de visualizações. Entre as ações de divulgação, estavam  tweet personalizado da boo-box, que contou com perfis como o da @calabresadani que obteve com seu tweet 26 retweets e 11 que favorites e @OCriador que obteve 51 Retweets e 5 favorites.  Também foi usado o formato vídeo embed, exclusivo da boo-box, que nesta campanha gerou 50 mil cliques e 18 milhões de impactos, contribuindo para o aumento no número de visualizacões dos vídeos.

Entre em contato com os nossos key accounts e saiba como melhorar sua campanha publicitária.